Maleta didática : máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4965 |
Resumo: | This work proposes the construction of a didactic case using a direct current machine to assist the teaching-learning process in the field of electromagnetism for high school, both in physics and in electrical machines. The didactic product was used in practical classes of electromagnetism and electrical machines of the technical course on Industrial Automation integrated to high school of the Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Avançado Sinop. The case was constructed using a direct current machine similar to two-speed blenders. The windings were connected to terminals to facilitate the circuit connections through banana connectors. Electric circuits, voltage and electric current, Faraday’s law of induction and some characteristic features are some of the topics discussed, from the perspective of the Meaningful Learning Theory, with the support of this case. The influence of the didactic case on the students’ meaningful learning was measured through a quasi-experimental design. The class that witnessed the practical demonstrations had a superior performance compared to the class that only had traditional classes, without practical demonstrations. |
id |
UFMT_fee9a735eb231198ae3e4acb6a4d2cdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/4965 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Maleta didática : máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino MédioEletromagnetismoLei de FaradayMáquina de corrente contínuaEnsino médioCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAElectromagnetismFaraday’s lawDirect current machineHigh schoolThis work proposes the construction of a didactic case using a direct current machine to assist the teaching-learning process in the field of electromagnetism for high school, both in physics and in electrical machines. The didactic product was used in practical classes of electromagnetism and electrical machines of the technical course on Industrial Automation integrated to high school of the Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Avançado Sinop. The case was constructed using a direct current machine similar to two-speed blenders. The windings were connected to terminals to facilitate the circuit connections through banana connectors. Electric circuits, voltage and electric current, Faraday’s law of induction and some characteristic features are some of the topics discussed, from the perspective of the Meaningful Learning Theory, with the support of this case. The influence of the didactic case on the students’ meaningful learning was measured through a quasi-experimental design. The class that witnessed the practical demonstrations had a superior performance compared to the class that only had traditional classes, without practical demonstrations.CAPESEste trabalho propõe a construção de uma maleta didática utilizando uma máquina de corrente contínua para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem na área do eletromagnetismo para o ensino médio, tanto nas disciplinas de física como na de máquinas elétricas. O produto didático foi utilizado nas aulas práticas de eletromagnetismo e de máquinas elétricas do curso técnico em Automação Industrial integrado ao nível médio do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Avançado Sinop. A maleta foi construída utilizando uma máquina de corrente contínua semelhante a de liquidificadores domésticos de duas velocidades. Os enrolamentos formam conectados a bornes para facilitar as conexões do circuito através de conectores banana. Circuitos elétricos, tensão e corrente elétrica, lei de indução de Faraday e algumas características funcionais são alguns temas discutidos, na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa, com o apoio desta maleta. A influência da maleta didática na aprendizagem significativa dos alunos foi medida através de um delineamento quase-experimental. A turma que presenciou as demonstrações práticas teve um desempenho superior em comparação à turma que só teve aulas tradicionais, sem demonstrações práticas.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Física (IF)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFMaionchi, Daniela de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4561236303105430Maionchi, Daniela de Oliveira287.296.538-60http://lattes.cnpq.br/4561236303105430Paulo, Iramaia Jorge Cabral de378.612.551-15http://lattes.cnpq.br/4357894521892427287.296.538-60Mello, Geison Jader283.851.558-64http://lattes.cnpq.br/9794369843997713Bonfim, André Correia Risério do294.581.948-04http://lattes.cnpq.br/5012575440533253Pereira, Osvaldo Alves688.606.091-00http://lattes.cnpq.br/4202607809882017Santos, Murilo Araújo2023-12-20T17:28:59Z2021-07-272023-12-20T17:28:59Z2021-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSANTOS, Murilo Araújo. Maleta didática: máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino Médio. 2021. [95] f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2021.http://ri.ufmt.br/handle/1/4965porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-12-22T06:01:17Zoai:localhost:1/4965Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2023-12-22T06:01:17Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Maleta didática : máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino Médio |
title |
Maleta didática : máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino Médio |
spellingShingle |
Maleta didática : máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino Médio Santos, Murilo Araújo Eletromagnetismo Lei de Faraday Máquina de corrente contínua Ensino médio CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Electromagnetism Faraday’s law Direct current machine High school |
title_short |
Maleta didática : máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino Médio |
title_full |
Maleta didática : máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino Médio |
title_fullStr |
Maleta didática : máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Maleta didática : máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino Médio |
title_sort |
Maleta didática : máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino Médio |
author |
Santos, Murilo Araújo |
author_facet |
Santos, Murilo Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maionchi, Daniela de Oliveira http://lattes.cnpq.br/4561236303105430 Maionchi, Daniela de Oliveira 287.296.538-60 http://lattes.cnpq.br/4561236303105430 Paulo, Iramaia Jorge Cabral de 378.612.551-15 http://lattes.cnpq.br/4357894521892427 287.296.538-60 Mello, Geison Jader 283.851.558-64 http://lattes.cnpq.br/9794369843997713 Bonfim, André Correia Risério do 294.581.948-04 http://lattes.cnpq.br/5012575440533253 Pereira, Osvaldo Alves 688.606.091-00 http://lattes.cnpq.br/4202607809882017 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Murilo Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eletromagnetismo Lei de Faraday Máquina de corrente contínua Ensino médio CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Electromagnetism Faraday’s law Direct current machine High school |
topic |
Eletromagnetismo Lei de Faraday Máquina de corrente contínua Ensino médio CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Electromagnetism Faraday’s law Direct current machine High school |
description |
This work proposes the construction of a didactic case using a direct current machine to assist the teaching-learning process in the field of electromagnetism for high school, both in physics and in electrical machines. The didactic product was used in practical classes of electromagnetism and electrical machines of the technical course on Industrial Automation integrated to high school of the Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Avançado Sinop. The case was constructed using a direct current machine similar to two-speed blenders. The windings were connected to terminals to facilitate the circuit connections through banana connectors. Electric circuits, voltage and electric current, Faraday’s law of induction and some characteristic features are some of the topics discussed, from the perspective of the Meaningful Learning Theory, with the support of this case. The influence of the didactic case on the students’ meaningful learning was measured through a quasi-experimental design. The class that witnessed the practical demonstrations had a superior performance compared to the class that only had traditional classes, without practical demonstrations. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-27 2021-07-23 2023-12-20T17:28:59Z 2023-12-20T17:28:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Murilo Araújo. Maleta didática: máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino Médio. 2021. [95] f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2021. http://ri.ufmt.br/handle/1/4965 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Murilo Araújo. Maleta didática: máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino Médio. 2021. [95] f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2021. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/4965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Física (IF) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Física (IF) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648526995521536 |