Rua de mão dupla: : Passagens entre a arte e a publicidade.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Artefilosofia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/472 |
Resumo: | Reclame, publicidade, propaganda. A despeito das nuances semânticas, todos esses termos aparecem nos escritos de Walter Benjamin para iluminar a via de mão dupla aberta entre a arte e a técnica, notadamente a partir de meados do século XIX. Ao longo de deambulações propedêuticas pelas ruas de Berlim ou Paris, jornais, revistas, cartazes, panfletos e luminosos conquistam o interesse e a atenção do autor como elementos decisivos em sua apresentação alegórica da modernidade capitalista. Assim, enquanto em Rua de mão única, o reclame é evocado em paralelo com o declínio da forma tradicional do livro impresso, no trabalho das Passagens suas figuras anunciam nada menos que o “cotidiano da utopia”. Neste ponto em particular, sua teoria distingue-se tanto da contrapropaganda de Marcuse, quanto das críticas de Adorno à indústria cultural. |
id |
UFOP-1_317bf3d382e0a27f2d7b49f1ef2d0dd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/472 |
network_acronym_str |
UFOP-1 |
network_name_str |
Artefilosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Rua de mão dupla: : Passagens entre a arte e a publicidade.BenjaminReclamePublicidadePropagandaContrapropagandaReclame, publicidade, propaganda. A despeito das nuances semânticas, todos esses termos aparecem nos escritos de Walter Benjamin para iluminar a via de mão dupla aberta entre a arte e a técnica, notadamente a partir de meados do século XIX. Ao longo de deambulações propedêuticas pelas ruas de Berlim ou Paris, jornais, revistas, cartazes, panfletos e luminosos conquistam o interesse e a atenção do autor como elementos decisivos em sua apresentação alegórica da modernidade capitalista. Assim, enquanto em Rua de mão única, o reclame é evocado em paralelo com o declínio da forma tradicional do livro impresso, no trabalho das Passagens suas figuras anunciam nada menos que o “cotidiano da utopia”. Neste ponto em particular, sua teoria distingue-se tanto da contrapropaganda de Marcuse, quanto das críticas de Adorno à indústria cultural.Universidade Federal de Ouro Preto2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/472Artefilosofia; v. 10 n. 19 (2015); 101-128Artefilosofia; Vol. 10 No. 19 (2015); 101-1282526-78921809-8274reponame:Artefilosofiainstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/472/428Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBretas, Aléxia2022-03-25T11:21:59Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/472Revistahttps://periodicos.ufop.br/raf/PUBhttps://periodicos.ufop.br/raf/oaiartefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br1809-82742526-7892opendoar:2022-03-25T11:21:59Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rua de mão dupla: : Passagens entre a arte e a publicidade. |
title |
Rua de mão dupla: : Passagens entre a arte e a publicidade. |
spellingShingle |
Rua de mão dupla: : Passagens entre a arte e a publicidade. Bretas, Aléxia Benjamin Reclame Publicidade Propaganda Contrapropaganda |
title_short |
Rua de mão dupla: : Passagens entre a arte e a publicidade. |
title_full |
Rua de mão dupla: : Passagens entre a arte e a publicidade. |
title_fullStr |
Rua de mão dupla: : Passagens entre a arte e a publicidade. |
title_full_unstemmed |
Rua de mão dupla: : Passagens entre a arte e a publicidade. |
title_sort |
Rua de mão dupla: : Passagens entre a arte e a publicidade. |
author |
Bretas, Aléxia |
author_facet |
Bretas, Aléxia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bretas, Aléxia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Benjamin Reclame Publicidade Propaganda Contrapropaganda |
topic |
Benjamin Reclame Publicidade Propaganda Contrapropaganda |
description |
Reclame, publicidade, propaganda. A despeito das nuances semânticas, todos esses termos aparecem nos escritos de Walter Benjamin para iluminar a via de mão dupla aberta entre a arte e a técnica, notadamente a partir de meados do século XIX. Ao longo de deambulações propedêuticas pelas ruas de Berlim ou Paris, jornais, revistas, cartazes, panfletos e luminosos conquistam o interesse e a atenção do autor como elementos decisivos em sua apresentação alegórica da modernidade capitalista. Assim, enquanto em Rua de mão única, o reclame é evocado em paralelo com o declínio da forma tradicional do livro impresso, no trabalho das Passagens suas figuras anunciam nada menos que o “cotidiano da utopia”. Neste ponto em particular, sua teoria distingue-se tanto da contrapropaganda de Marcuse, quanto das críticas de Adorno à indústria cultural. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/472 |
url |
https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/472/428 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Ouro Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Ouro Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Artefilosofia; v. 10 n. 19 (2015); 101-128 Artefilosofia; Vol. 10 No. 19 (2015); 101-128 2526-7892 1809-8274 reponame:Artefilosofia instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Artefilosofia |
collection |
Artefilosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
artefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br |
_version_ |
1798313557030338560 |