Manifestações de futuros professores que ensinam matemática em ações que envolvem grandezas e medidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pozebon, Simone, Klein, Maiara Luisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220777
Resumo: Tendo como objeto de reflexões a formação inicial, este artigo propõe-se a discutir sobre manifestações de futuros professores diante de uma situação desencadeadora de aprendizagem relativa a grandezas e medidas, especificamente sobre volume. No espaço do Clube de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), acadêmicos participaram de estudos e ações relacionadas ao ensino e aprendizagem de matemática, pautados na Teoria Histórico-Cultural, especialmente na Teoria da Atividade e na Atividade Orientadora de Ensino, originando os dados empíricos deste trabalho. A análise apresentou indicativos de que futuros professores, quando colocados diante de situações desencadeadoras de aprendizagem, nem sempre superam o apelo ao material sensorial como única forma de busca de solução, o que caracteriza o pensamento empírico.Como decorrência dos resultados, aponta-se, na formação inicial, a relevância do acesso a espaços que possibilitem reflexões que permitam ir para além dos conhecimentos considerados como aprofundamentos da futura área de ensino.
id UFRGS-2_4181cbf3522bff1789a09de24f7a673d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220777
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lopes, Anemari Roesler Luersen VieiraPozebon, SimoneKlein, Maiara Luisa2021-05-13T04:25:26Z20200104-3757http://hdl.handle.net/10183/220777001125364Tendo como objeto de reflexões a formação inicial, este artigo propõe-se a discutir sobre manifestações de futuros professores diante de uma situação desencadeadora de aprendizagem relativa a grandezas e medidas, especificamente sobre volume. No espaço do Clube de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), acadêmicos participaram de estudos e ações relacionadas ao ensino e aprendizagem de matemática, pautados na Teoria Histórico-Cultural, especialmente na Teoria da Atividade e na Atividade Orientadora de Ensino, originando os dados empíricos deste trabalho. A análise apresentou indicativos de que futuros professores, quando colocados diante de situações desencadeadoras de aprendizagem, nem sempre superam o apelo ao material sensorial como única forma de busca de solução, o que caracteriza o pensamento empírico.Como decorrência dos resultados, aponta-se, na formação inicial, a relevância do acesso a espaços que possibilitem reflexões que permitam ir para além dos conhecimentos considerados como aprofundamentos da futura área de ensino.With the object of initial formation reflections, this article proposes to discussexpressions of future teachers facing a learning-triggering situation relating to quantities and measures, focusing on volume. At the Federal University of Santa Maria Mathematics Club, students participated in studies and actions related to teaching and learning of mathematics, based on the Historical-Cultural Theory and especially on Activity Theory and Teaching Guiding Activity, providing the empirical data of this study. The analysis showed indications that future teachers, when faced with situations that trigger learning, do not always overcome the appeal to sensory material as the only way to search for a solution, which characterizes empirical thinking. As a consequence of the results, it is pointed out, in the initial formation the relevance of access to spaces that allow discussions and reflections reaching beyond the knowledge considered as further development of the future teaching area.Teniendo como objeto de reflexiones la formación inicial, este artículo se propone discutir sobre manifestaciones de futuros profesores delante de una situación desencadenadora de aprendizaje relativa a grandezas y medidas, específicamente sobre volumen. En el espacio del Club de Matemáticas, de la Universidad Federal de Santa Maria (UFSM), académicos participaron de estudios y acciones relacionadas a la enseñanza y el aprendizaje de matemáticas, pautados en la Teoría Histórico-Cultural, especialmente en la Teoría de la Actividad y en la Actividad Orientadora de Enseñanza, originando los datos empíricos de este trabajo. El análisis presentó indicativos de que futuros profesores, cuando puestos delante de situaciones desencadenadoras de aprendizaje, ni siempre superan el llamado al material sensorial como único modo de búsqueda de solución, lo que caracteriza el pensamiento empírico. En virtud de los resultados, se señala,en la formación inicial, la relevancia del acceso a espacios que posibiliten discusiones y reflexiones que permitan ir más allá de los conocimientos considerados como profundizaciones dela futura área de enseñanza.application/pdfporEnsino em re-vista. Uberlândia, MG. Vol. 27, nesp (dez. 2020), p. 1306-1331Formação de professoresMatemáticaInitial Teacher FormationQuantities and MeasuresMathematics ClubFormación Inicial de ProfesoresGrandezas y MedidasClub de MatemáticasManifestações de futuros professores que ensinam matemática em ações que envolvem grandezas e medidasExpressions of future teachers who teach mathematics in actions involving actions and measures Manifestaciones de futuros profesores que enseñan matemáticas en acciones que involucran grandezas y medidas info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125364.pdf.txt001125364.pdf.txtExtracted Texttext/plain55920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220777/2/001125364.pdf.txt4830c312e39f811cf664a6ca6a9eb184MD52ORIGINAL001125364.pdfTexto completoapplication/pdf383617http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220777/1/001125364.pdf4478f34b76e3acafb4debe31a1b2e244MD5110183/2207772021-05-26 04:32:25.3054oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220777Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:32:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Manifestações de futuros professores que ensinam matemática em ações que envolvem grandezas e medidas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Expressions of future teachers who teach mathematics in actions involving actions and measures
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Manifestaciones de futuros profesores que enseñan matemáticas en acciones que involucran grandezas y medidas
title Manifestações de futuros professores que ensinam matemática em ações que envolvem grandezas e medidas
spellingShingle Manifestações de futuros professores que ensinam matemática em ações que envolvem grandezas e medidas
Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
Formação de professores
Matemática
Initial Teacher Formation
Quantities and Measures
Mathematics Club
Formación Inicial de Profesores
Grandezas y Medidas
Club de Matemáticas
title_short Manifestações de futuros professores que ensinam matemática em ações que envolvem grandezas e medidas
title_full Manifestações de futuros professores que ensinam matemática em ações que envolvem grandezas e medidas
title_fullStr Manifestações de futuros professores que ensinam matemática em ações que envolvem grandezas e medidas
title_full_unstemmed Manifestações de futuros professores que ensinam matemática em ações que envolvem grandezas e medidas
title_sort Manifestações de futuros professores que ensinam matemática em ações que envolvem grandezas e medidas
author Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
author_facet Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
Pozebon, Simone
Klein, Maiara Luisa
author_role author
author2 Pozebon, Simone
Klein, Maiara Luisa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
Pozebon, Simone
Klein, Maiara Luisa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Matemática
topic Formação de professores
Matemática
Initial Teacher Formation
Quantities and Measures
Mathematics Club
Formación Inicial de Profesores
Grandezas y Medidas
Club de Matemáticas
dc.subject.eng.fl_str_mv Initial Teacher Formation
Quantities and Measures
Mathematics Club
dc.subject.spa.fl_str_mv Formación Inicial de Profesores
Grandezas y Medidas
Club de Matemáticas
description Tendo como objeto de reflexões a formação inicial, este artigo propõe-se a discutir sobre manifestações de futuros professores diante de uma situação desencadeadora de aprendizagem relativa a grandezas e medidas, especificamente sobre volume. No espaço do Clube de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), acadêmicos participaram de estudos e ações relacionadas ao ensino e aprendizagem de matemática, pautados na Teoria Histórico-Cultural, especialmente na Teoria da Atividade e na Atividade Orientadora de Ensino, originando os dados empíricos deste trabalho. A análise apresentou indicativos de que futuros professores, quando colocados diante de situações desencadeadoras de aprendizagem, nem sempre superam o apelo ao material sensorial como única forma de busca de solução, o que caracteriza o pensamento empírico.Como decorrência dos resultados, aponta-se, na formação inicial, a relevância do acesso a espaços que possibilitem reflexões que permitam ir para além dos conhecimentos considerados como aprofundamentos da futura área de ensino.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-13T04:25:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220777
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-3757
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125364
identifier_str_mv 0104-3757
001125364
url http://hdl.handle.net/10183/220777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ensino em re-vista. Uberlândia, MG. Vol. 27, nesp (dez. 2020), p. 1306-1331
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220777/2/001125364.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220777/1/001125364.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4830c312e39f811cf664a6ca6a9eb184
4478f34b76e3acafb4debe31a1b2e244
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447740991143936