Movimento de Ruptura Hegemônica dos Livros Didáticos para os Materiais Digitais na Prática dos Professores de Matemática no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Márcio Urel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Brito, Acelmo Jesus, Silva, Luciano Duarte da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revemop
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7023
Resumo: No presente artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa que objetivou investigar as percepções dos estagiários – futuros professores de Matemática – sobre a utilização dos livros didáticos na prática pedagógica dos professores de Matemática atuantes no Ensino Médio. Utilizamos uma abordagem qualitativa para descrever e interpretar as informações que foram constituídas por meio de um questionário online respondido por 30 participantes nos anos de 2022 e 2023. Utilizamos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de quatro Unidades de Registro e uma Categoria de Análise, pela qual realizamos nossa interpretação. Os resultados indicam que existe um movimento de ruptura hegemônica dos livros didáticos de Matemática (físicos) para os materiais digitais nas práticas dos futuros professores de Matemática no Ensino Médio.
id UFOP-3_846c5cb842bf82e5d56eea7677c12d12
oai_identifier_str oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/7023
network_acronym_str UFOP-3
network_name_str Revemop
repository_id_str
spelling Movimento de Ruptura Hegemônica dos Livros Didáticos para os Materiais Digitais na Prática dos Professores de Matemática no Ensino MédioHegemonic Rupture Movement from Textbooks to Digital Materials in the Practice of Mathematics Teachers in High SchoolMovimiento de ruptura hegemónica de los libros de texto a los materiales digitales en la práctica de los profesores de matemáticas de la enseñanza media Mathematics TextbooksDigital MaterialsHigh schoolMathematics Teachers.Libros de texto de matemáticasMateriales digitalesEscuela secundariaProfesores de Matemáticas.Livros Didáticos de MatemáticaMateriais DigitaisEnsino MédioProfessores de MatemáticaNo presente artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa que objetivou investigar as percepções dos estagiários – futuros professores de Matemática – sobre a utilização dos livros didáticos na prática pedagógica dos professores de Matemática atuantes no Ensino Médio. Utilizamos uma abordagem qualitativa para descrever e interpretar as informações que foram constituídas por meio de um questionário online respondido por 30 participantes nos anos de 2022 e 2023. Utilizamos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de quatro Unidades de Registro e uma Categoria de Análise, pela qual realizamos nossa interpretação. Os resultados indicam que existe um movimento de ruptura hegemônica dos livros didáticos de Matemática (físicos) para os materiais digitais nas práticas dos futuros professores de Matemática no Ensino Médio.In this article, we present the results of a survey that aimed to investigate the perceptions of interns – future Mathematics teachers – about the use of textbooks in the pedagogical practice of Mathematics teachers working in High School. We used a qualitative approach to describe and interpret the information that was created through an online questionnaire answered by 30 participants in the years 2022 and 2023. We used Content Analysis from the perspective of Bardin (1977) and Rodrigues (2019), which provided us with the creation of four Registration Units and an Analysis Category, through which we carry out our interpretation. The results indicate that there is a movement of hegemonic rupture from (physical) Mathematics textbooks to digital materials in the practices of future Mathematics teachers in High School.En este artículo, presentamos los resultados de una encuesta que tuvo como objetivo investigar las percepciones de los pasantes – futuros profesores de Matemáticas – sobre el uso de libros de texto en la práctica pedagógica de los profesores de Matemáticas que trabajan en la Escuela Secundaria. Utilizamos un enfoque cualitativo para describir e interpretar la información que se creó a través de un cuestionario en línea respondido por 30 participantes en los años 2022 y 2023. Utilizamos el Análisis de Contenido desde la perspectiva de Bardin (1977) y Rodrigues (2019), que nos proporcionó con la creación de cuatro Unidades de Registro y una Categoría de Análisis, a través de las cuales realizamos nuestra interpretación. Los resultados indican que existe un movimiento de ruptura hegemónica desde los libros de texto (físicos) de Matemática hacia los materiales digitales en las prácticas de los futuros docentes de Matemáticas en la Escuela Secundaria.Editora da UFOP2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/702310.33532/revemop.e202312Revemop; v. 5 (2023): Rolling Pass; e2023122596-0245reponame:Revemopinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7023/5458Copyright (c) 2023 Revemophttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Márcio UrelBrito, Acelmo JesusSilva, Luciano Duarte da2023-12-22T21:01:30Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/7023Revistahttps://periodicos.ufop.br/revemop/indexPUBhttps://periodicos.ufop.br/revemop/oairevemop@ufop.edu.br||2596-02452596-0245opendoar:2023-12-22T21:01:30Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Movimento de Ruptura Hegemônica dos Livros Didáticos para os Materiais Digitais na Prática dos Professores de Matemática no Ensino Médio
Hegemonic Rupture Movement from Textbooks to Digital Materials in the Practice of Mathematics Teachers in High School
Movimiento de ruptura hegemónica de los libros de texto a los materiales digitales en la práctica de los profesores de matemáticas de la enseñanza media
title Movimento de Ruptura Hegemônica dos Livros Didáticos para os Materiais Digitais na Prática dos Professores de Matemática no Ensino Médio
spellingShingle Movimento de Ruptura Hegemônica dos Livros Didáticos para os Materiais Digitais na Prática dos Professores de Matemática no Ensino Médio
Rodrigues, Márcio Urel
Mathematics Textbooks
Digital Materials
High school
Mathematics Teachers.
Libros de texto de matemáticas
Materiales digitales
Escuela secundaria
Profesores de Matemáticas.
Livros Didáticos de Matemática
Materiais Digitais
Ensino Médio
Professores de Matemática
title_short Movimento de Ruptura Hegemônica dos Livros Didáticos para os Materiais Digitais na Prática dos Professores de Matemática no Ensino Médio
title_full Movimento de Ruptura Hegemônica dos Livros Didáticos para os Materiais Digitais na Prática dos Professores de Matemática no Ensino Médio
title_fullStr Movimento de Ruptura Hegemônica dos Livros Didáticos para os Materiais Digitais na Prática dos Professores de Matemática no Ensino Médio
title_full_unstemmed Movimento de Ruptura Hegemônica dos Livros Didáticos para os Materiais Digitais na Prática dos Professores de Matemática no Ensino Médio
title_sort Movimento de Ruptura Hegemônica dos Livros Didáticos para os Materiais Digitais na Prática dos Professores de Matemática no Ensino Médio
author Rodrigues, Márcio Urel
author_facet Rodrigues, Márcio Urel
Brito, Acelmo Jesus
Silva, Luciano Duarte da
author_role author
author2 Brito, Acelmo Jesus
Silva, Luciano Duarte da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Márcio Urel
Brito, Acelmo Jesus
Silva, Luciano Duarte da
dc.subject.por.fl_str_mv Mathematics Textbooks
Digital Materials
High school
Mathematics Teachers.
Libros de texto de matemáticas
Materiales digitales
Escuela secundaria
Profesores de Matemáticas.
Livros Didáticos de Matemática
Materiais Digitais
Ensino Médio
Professores de Matemática
topic Mathematics Textbooks
Digital Materials
High school
Mathematics Teachers.
Libros de texto de matemáticas
Materiales digitales
Escuela secundaria
Profesores de Matemáticas.
Livros Didáticos de Matemática
Materiais Digitais
Ensino Médio
Professores de Matemática
description No presente artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa que objetivou investigar as percepções dos estagiários – futuros professores de Matemática – sobre a utilização dos livros didáticos na prática pedagógica dos professores de Matemática atuantes no Ensino Médio. Utilizamos uma abordagem qualitativa para descrever e interpretar as informações que foram constituídas por meio de um questionário online respondido por 30 participantes nos anos de 2022 e 2023. Utilizamos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de quatro Unidades de Registro e uma Categoria de Análise, pela qual realizamos nossa interpretação. Os resultados indicam que existe um movimento de ruptura hegemônica dos livros didáticos de Matemática (físicos) para os materiais digitais nas práticas dos futuros professores de Matemática no Ensino Médio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7023
10.33532/revemop.e202312
url https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7023
identifier_str_mv 10.33532/revemop.e202312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7023/5458
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revemop
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revemop
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFOP
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFOP
dc.source.none.fl_str_mv Revemop; v. 5 (2023): Rolling Pass; e202312
2596-0245
reponame:Revemop
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Revemop
collection Revemop
repository.name.fl_str_mv Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv revemop@ufop.edu.br||
_version_ 1797068970806738944