Movimento de Ruptura Hegemônica dos Livros Didáticos para os Materiais Digitais na Prática dos Professores de Matemática no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revemop |
Texto Completo: | https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7023 |
Resumo: | No presente artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa que objetivou investigar as percepções dos estagiários – futuros professores de Matemática – sobre a utilização dos livros didáticos na prática pedagógica dos professores de Matemática atuantes no Ensino Médio. Utilizamos uma abordagem qualitativa para descrever e interpretar as informações que foram constituídas por meio de um questionário online respondido por 30 participantes nos anos de 2022 e 2023. Utilizamos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de quatro Unidades de Registro e uma Categoria de Análise, pela qual realizamos nossa interpretação. Os resultados indicam que existe um movimento de ruptura hegemônica dos livros didáticos de Matemática (físicos) para os materiais digitais nas práticas dos futuros professores de Matemática no Ensino Médio. |
id |
UFOP-3_846c5cb842bf82e5d56eea7677c12d12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/7023 |
network_acronym_str |
UFOP-3 |
network_name_str |
Revemop |
repository_id_str |
|
spelling |
Movimento de Ruptura Hegemônica dos Livros Didáticos para os Materiais Digitais na Prática dos Professores de Matemática no Ensino MédioHegemonic Rupture Movement from Textbooks to Digital Materials in the Practice of Mathematics Teachers in High SchoolMovimiento de ruptura hegemónica de los libros de texto a los materiales digitales en la práctica de los profesores de matemáticas de la enseñanza media Mathematics TextbooksDigital MaterialsHigh schoolMathematics Teachers.Libros de texto de matemáticasMateriales digitalesEscuela secundariaProfesores de Matemáticas.Livros Didáticos de MatemáticaMateriais DigitaisEnsino MédioProfessores de MatemáticaNo presente artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa que objetivou investigar as percepções dos estagiários – futuros professores de Matemática – sobre a utilização dos livros didáticos na prática pedagógica dos professores de Matemática atuantes no Ensino Médio. Utilizamos uma abordagem qualitativa para descrever e interpretar as informações que foram constituídas por meio de um questionário online respondido por 30 participantes nos anos de 2022 e 2023. Utilizamos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de quatro Unidades de Registro e uma Categoria de Análise, pela qual realizamos nossa interpretação. Os resultados indicam que existe um movimento de ruptura hegemônica dos livros didáticos de Matemática (físicos) para os materiais digitais nas práticas dos futuros professores de Matemática no Ensino Médio.In this article, we present the results of a survey that aimed to investigate the perceptions of interns – future Mathematics teachers – about the use of textbooks in the pedagogical practice of Mathematics teachers working in High School. We used a qualitative approach to describe and interpret the information that was created through an online questionnaire answered by 30 participants in the years 2022 and 2023. We used Content Analysis from the perspective of Bardin (1977) and Rodrigues (2019), which provided us with the creation of four Registration Units and an Analysis Category, through which we carry out our interpretation. The results indicate that there is a movement of hegemonic rupture from (physical) Mathematics textbooks to digital materials in the practices of future Mathematics teachers in High School.En este artículo, presentamos los resultados de una encuesta que tuvo como objetivo investigar las percepciones de los pasantes – futuros profesores de Matemáticas – sobre el uso de libros de texto en la práctica pedagógica de los profesores de Matemáticas que trabajan en la Escuela Secundaria. Utilizamos un enfoque cualitativo para describir e interpretar la información que se creó a través de un cuestionario en línea respondido por 30 participantes en los años 2022 y 2023. Utilizamos el Análisis de Contenido desde la perspectiva de Bardin (1977) y Rodrigues (2019), que nos proporcionó con la creación de cuatro Unidades de Registro y una Categoría de Análisis, a través de las cuales realizamos nuestra interpretación. Los resultados indican que existe un movimiento de ruptura hegemónica desde los libros de texto (físicos) de Matemática hacia los materiales digitales en las prácticas de los futuros docentes de Matemáticas en la Escuela Secundaria.Editora da UFOP2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/702310.33532/revemop.e202312Revemop; v. 5 (2023): Rolling Pass; e2023122596-0245reponame:Revemopinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7023/5458Copyright (c) 2023 Revemophttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Márcio UrelBrito, Acelmo JesusSilva, Luciano Duarte da2023-12-22T21:01:30Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/7023Revistahttps://periodicos.ufop.br/revemop/indexPUBhttps://periodicos.ufop.br/revemop/oairevemop@ufop.edu.br||2596-02452596-0245opendoar:2023-12-22T21:01:30Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Movimento de Ruptura Hegemônica dos Livros Didáticos para os Materiais Digitais na Prática dos Professores de Matemática no Ensino Médio Hegemonic Rupture Movement from Textbooks to Digital Materials in the Practice of Mathematics Teachers in High School Movimiento de ruptura hegemónica de los libros de texto a los materiales digitales en la práctica de los profesores de matemáticas de la enseñanza media |
title |
Movimento de Ruptura Hegemônica dos Livros Didáticos para os Materiais Digitais na Prática dos Professores de Matemática no Ensino Médio |
spellingShingle |
Movimento de Ruptura Hegemônica dos Livros Didáticos para os Materiais Digitais na Prática dos Professores de Matemática no Ensino Médio Rodrigues, Márcio Urel Mathematics Textbooks Digital Materials High school Mathematics Teachers. Libros de texto de matemáticas Materiales digitales Escuela secundaria Profesores de Matemáticas. Livros Didáticos de Matemática Materiais Digitais Ensino Médio Professores de Matemática |
title_short |
Movimento de Ruptura Hegemônica dos Livros Didáticos para os Materiais Digitais na Prática dos Professores de Matemática no Ensino Médio |
title_full |
Movimento de Ruptura Hegemônica dos Livros Didáticos para os Materiais Digitais na Prática dos Professores de Matemática no Ensino Médio |
title_fullStr |
Movimento de Ruptura Hegemônica dos Livros Didáticos para os Materiais Digitais na Prática dos Professores de Matemática no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Movimento de Ruptura Hegemônica dos Livros Didáticos para os Materiais Digitais na Prática dos Professores de Matemática no Ensino Médio |
title_sort |
Movimento de Ruptura Hegemônica dos Livros Didáticos para os Materiais Digitais na Prática dos Professores de Matemática no Ensino Médio |
author |
Rodrigues, Márcio Urel |
author_facet |
Rodrigues, Márcio Urel Brito, Acelmo Jesus Silva, Luciano Duarte da |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Acelmo Jesus Silva, Luciano Duarte da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Márcio Urel Brito, Acelmo Jesus Silva, Luciano Duarte da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mathematics Textbooks Digital Materials High school Mathematics Teachers. Libros de texto de matemáticas Materiales digitales Escuela secundaria Profesores de Matemáticas. Livros Didáticos de Matemática Materiais Digitais Ensino Médio Professores de Matemática |
topic |
Mathematics Textbooks Digital Materials High school Mathematics Teachers. Libros de texto de matemáticas Materiales digitales Escuela secundaria Profesores de Matemáticas. Livros Didáticos de Matemática Materiais Digitais Ensino Médio Professores de Matemática |
description |
No presente artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa que objetivou investigar as percepções dos estagiários – futuros professores de Matemática – sobre a utilização dos livros didáticos na prática pedagógica dos professores de Matemática atuantes no Ensino Médio. Utilizamos uma abordagem qualitativa para descrever e interpretar as informações que foram constituídas por meio de um questionário online respondido por 30 participantes nos anos de 2022 e 2023. Utilizamos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de quatro Unidades de Registro e uma Categoria de Análise, pela qual realizamos nossa interpretação. Os resultados indicam que existe um movimento de ruptura hegemônica dos livros didáticos de Matemática (físicos) para os materiais digitais nas práticas dos futuros professores de Matemática no Ensino Médio. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7023 10.33532/revemop.e202312 |
url |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7023 |
identifier_str_mv |
10.33532/revemop.e202312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7023/5458 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFOP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFOP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revemop; v. 5 (2023): Rolling Pass; e202312 2596-0245 reponame:Revemop instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Revemop |
collection |
Revemop |
repository.name.fl_str_mv |
Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revemop@ufop.edu.br|| |
_version_ |
1797068970806738944 |