Vídeos educativos: as potencialidades do seu uso na visão de professores que ensinam Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chinellato, Tiago Giorgetti
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Javaroni, Sueli Liberatti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revemop
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1859
Resumo: Apresentamos neste artigo uma análise das potencialidades do uso de vídeos educativos na visão de professores que ensinam Matemática. Esses vídeos foram utilizados como roteiros digitais em um curso de formação continuada com professores, constituindo o cenário de investigação de uma pesquisa de doutoramento em Educação Matemática. Para produção dos dados dessa pesquisa, foi desenvolvida uma ação formativa com professores e realizadas entrevistas e questionários, acerca das potencialidades do uso dessa tecnologia. Para os docentes, a possibilidade de se pausar, adiantar e atrasar os vídeos são potencialidades permitidas por essa tecnologia. A familiaridade do estudante com os vídeos também favorece o uso em aula. Diante da análise desenvolvida podemos inferir que os vídeos podem colaborar com as aulas de Matemática e novos cursos de formação continuada podem incorporar essa tecnologia.
id UFOP-3_8c557705eae46f2ff336e8b2efc22a58
oai_identifier_str oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/1859
network_acronym_str UFOP-3
network_name_str Revemop
repository_id_str
spelling Vídeos educativos: as potencialidades do seu uso na visão de professores que ensinam MatemáticaEducational video: the potentialities of its use in the view of teachers who teach Mathematics Vídeos educativos: las potencialidades de su uso en la visión de profesores que enseñan MatemáticasMathematical EducationGeoGebraDigital TechnologiesEducación MatemáticaGeoGebraTecnologías DigitalesEducação MatemáticaGeoGebraTecnologias DigitaisApresentamos neste artigo uma análise das potencialidades do uso de vídeos educativos na visão de professores que ensinam Matemática. Esses vídeos foram utilizados como roteiros digitais em um curso de formação continuada com professores, constituindo o cenário de investigação de uma pesquisa de doutoramento em Educação Matemática. Para produção dos dados dessa pesquisa, foi desenvolvida uma ação formativa com professores e realizadas entrevistas e questionários, acerca das potencialidades do uso dessa tecnologia. Para os docentes, a possibilidade de se pausar, adiantar e atrasar os vídeos são potencialidades permitidas por essa tecnologia. A familiaridade do estudante com os vídeos também favorece o uso em aula. Diante da análise desenvolvida podemos inferir que os vídeos podem colaborar com as aulas de Matemática e novos cursos de formação continuada podem incorporar essa tecnologia.We will present in this paper an analysis of the potentialities of the use of educational videos, in the view of teachers who teach mathematics. These videos were used as digital scripts in a continuing education course with teachers, constituting the research scenario of a PhD research in Mathematics Education. For the production of the data of this research, a training action was developed with teachers and interviews and questionnaires were carried out, about the potentialities of the use of this technology. For teachers, the possibility to pause, advance and delay the videos are potentialities allowed by this technology. The student's familiarity with the videos also favors classroom use. Given the analysis developed we can infer that videos can collaborate with Mathematics classes and new continuing education courses should incorporate this technology.  Presentaremos en este articulo un análisis de las potencialidades del uso de videos educativos, en la visión de profesores que enseñan matemáticas. Estos videos fueron utilizados como guiones digitales en un curso de formación continuada con profesores, constituyendo el escenario de investigación de una investigación de doctorado en Educación Matemática. Para la producción de los datos de esa investigación, se desarrolló una acción formativa con profesores y realizados entrevistas y cuestionarios, acerca de las potencialidades del uso de esa tecnología. Para los docentes, la posibilidad de pausar, adelantar y retrasar los videos son potencialidades permitidas por esa tecnología. La familiaridad del estudiante con los vídeos también favorece el uso en clase. Ante el análisis desarrollado podemos inferir que los videos pueden colaborar con las clases de Matemáticas y nuevos cursos de formación continuada poden incorporar esa tecnología.Editora da UFOP2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/185910.33532/revemop.e202001Revemop; v. 2 (2020): Rolling Pass; e2020012596-0245reponame:Revemopinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1859/3099https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1859/3720https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChinellato, Tiago GiorgettiJavaroni, Sueli Liberatti2021-05-15T09:53:30Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/1859Revistahttps://periodicos.ufop.br/revemop/indexPUBhttps://periodicos.ufop.br/revemop/oairevemop@ufop.edu.br||2596-02452596-0245opendoar:2021-05-15T09:53:30Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vídeos educativos: as potencialidades do seu uso na visão de professores que ensinam Matemática
Educational video: the potentialities of its use in the view of teachers who teach Mathematics 
Vídeos educativos: las potencialidades de su uso en la visión de profesores que enseñan Matemáticas
title Vídeos educativos: as potencialidades do seu uso na visão de professores que ensinam Matemática
spellingShingle Vídeos educativos: as potencialidades do seu uso na visão de professores que ensinam Matemática
Chinellato, Tiago Giorgetti
Mathematical Education
GeoGebra
Digital Technologies
Educación Matemática
GeoGebra
Tecnologías Digitales
Educação Matemática
GeoGebra
Tecnologias Digitais
title_short Vídeos educativos: as potencialidades do seu uso na visão de professores que ensinam Matemática
title_full Vídeos educativos: as potencialidades do seu uso na visão de professores que ensinam Matemática
title_fullStr Vídeos educativos: as potencialidades do seu uso na visão de professores que ensinam Matemática
title_full_unstemmed Vídeos educativos: as potencialidades do seu uso na visão de professores que ensinam Matemática
title_sort Vídeos educativos: as potencialidades do seu uso na visão de professores que ensinam Matemática
author Chinellato, Tiago Giorgetti
author_facet Chinellato, Tiago Giorgetti
Javaroni, Sueli Liberatti
author_role author
author2 Javaroni, Sueli Liberatti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chinellato, Tiago Giorgetti
Javaroni, Sueli Liberatti
dc.subject.por.fl_str_mv Mathematical Education
GeoGebra
Digital Technologies
Educación Matemática
GeoGebra
Tecnologías Digitales
Educação Matemática
GeoGebra
Tecnologias Digitais
topic Mathematical Education
GeoGebra
Digital Technologies
Educación Matemática
GeoGebra
Tecnologías Digitales
Educação Matemática
GeoGebra
Tecnologias Digitais
description Apresentamos neste artigo uma análise das potencialidades do uso de vídeos educativos na visão de professores que ensinam Matemática. Esses vídeos foram utilizados como roteiros digitais em um curso de formação continuada com professores, constituindo o cenário de investigação de uma pesquisa de doutoramento em Educação Matemática. Para produção dos dados dessa pesquisa, foi desenvolvida uma ação formativa com professores e realizadas entrevistas e questionários, acerca das potencialidades do uso dessa tecnologia. Para os docentes, a possibilidade de se pausar, adiantar e atrasar os vídeos são potencialidades permitidas por essa tecnologia. A familiaridade do estudante com os vídeos também favorece o uso em aula. Diante da análise desenvolvida podemos inferir que os vídeos podem colaborar com as aulas de Matemática e novos cursos de formação continuada podem incorporar essa tecnologia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1859
10.33532/revemop.e202001
url https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1859
identifier_str_mv 10.33532/revemop.e202001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1859/3099
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1859/3720
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFOP
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFOP
dc.source.none.fl_str_mv Revemop; v. 2 (2020): Rolling Pass; e202001
2596-0245
reponame:Revemop
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Revemop
collection Revemop
repository.name.fl_str_mv Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv revemop@ufop.edu.br||
_version_ 1797068970891673600