A visão de idoneidade didática epistêmica sobre média aritmética presente em livros didáticos
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revemop |
Texto Completo: | https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4874 |
Resumo: | Este artigo é recorte da investigação do doutorado que estudou conceito de média aritmética em livros didáticos adotados na 3ª Série do Ensino Médio Baseia-se em investigações sobre estatística e matemática, tendo referência no marco teórico do Enfoque Ontosemiótico da Cognição Instrução Matemática (EOS), utiliza critério da idoneidade epistêmica. A metodologia baseia-se na análise das lições do conceito de média em 6 livros adotados em escolas públicas de Salvador, Bahia. Os resultados apontam que o conteúdo média, traz luz às discussões nas lições analisadas indica a necessidade de ajustes na realidade de problemas que possibilitem alcançar condições didáticas do professor, proposto no currículo da educação básica. Conclui-se, que estudos desta natureza são importantes, desenvolvem princípios e ajudam o estudante a exercer habilidades, competências de estatística e conceito de média. |
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A visão de idoneidade didática epistêmica sobre média aritmética presente em livros didáticosThe view of epistemic didactic suitability on arithmetic mean present in textbooksLa visión de la idoneidad didáctica epistémica sobre la media aritmética presente en los libros de textoDidactic BookArithmetic AverageOntosemioticDidactic SuitabilityLibro TextoMedia AritméticaOntosemióticoDidáticaLivro didáticoMédia aritméticaOntosemióticaIdoneidade didáticaEste artigo é recorte da investigação do doutorado que estudou conceito de média aritmética em livros didáticos adotados na 3ª Série do Ensino Médio Baseia-se em investigações sobre estatística e matemática, tendo referência no marco teórico do Enfoque Ontosemiótico da Cognição Instrução Matemática (EOS), utiliza critério da idoneidade epistêmica. A metodologia baseia-se na análise das lições do conceito de média em 6 livros adotados em escolas públicas de Salvador, Bahia. Os resultados apontam que o conteúdo média, traz luz às discussões nas lições analisadas indica a necessidade de ajustes na realidade de problemas que possibilitem alcançar condições didáticas do professor, proposto no currículo da educação básica. Conclui-se, que estudos desta natureza são importantes, desenvolvem princípios e ajudam o estudante a exercer habilidades, competências de estatística e conceito de média.This article is part of the doctoral research that studied the concept of arithmetic mean in textbooks adopted in the 3rd Grade of High School. It is based on investigations on statistics and mathematics, having reference in the theoretical framework of the Ontosemiotic Approach of Cognition Mathematics Instruction (EOS), uses the criterion of epistemic suitability. The methodology is based on the analysis of the lessons of the concept of average in 6 books adopted in public schools in Salvador, Bahia. The results show that the arithmetic mean content, brings light to the discussions in the lessons analyzed, and indicates the need for adjustments in the reality of problems that make it possible to achieve didactic conditions for the teacher, proposed in the basic education curriculum. It is concluded that studies of this nature are important, develop principles and help the student to exercise skills, statistical skills and the concept of average.Este artículo es parte de la investigación doctoral que estudió el concepto de média aritmética en los libros de texto adoptados en el 3º año de la enseñanza secundária. Se basa en investigaciones sobre estadística y matemática, teniendo referencia en el marco teórico del Enfoque Ontosemiótico de la Cognición. Instrucción Matemática (EOS), utiliza el criterio de idoneidad epistémica. La metodología se basa en el análisis de las lecciones del concepto de media en 6 libros adoptados en escuelas públicas de Salvador, Bahía. Los resultados muestran que el contenido media, ilumina las discusiones en las lecciones analizadas, e indica la necesidad de ajustes en la realidad de los problemas que permitan lograr las condiciones didácticas para el docente, propuestas en el currículo de educación enseñanza secundária. Se concluye que los estudios de esta naturaleza son importantes, desarrollan principios y ayudan al estudiante a ejercitar habilidades, habilidades estadísticas y el concepto de média.Editora da UFOP2021-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/487410.33532/revemop.e202116Revemop; v. 3 (2021): Rolling Pass; e2021162596-0245reponame:Revemopinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4874/3815Copyright (c) 2021 Revemophttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinho, Marcos Antonio Santos de2022-05-30T17:03:37Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/4874Revistahttps://periodicos.ufop.br/revemop/indexPUBhttps://periodicos.ufop.br/revemop/oairevemop@ufop.edu.br||2596-02452596-0245opendoar:2022-05-30T17:03:37Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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