Modelos constitutivos de sequências didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Roberto da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nunes, José Messildo Viana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/719
Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre o processo de construção de Sequências Didáticas, a partir de modelos teóricos da Didática Francesa, com enfoque na Teoria das Situações Didáticas. Trata-se de uma pesquisa teórica, cujas reflexões são ilustradas por noções relativas à divisibilidade. Buscamos apresentar alguns princípios que possam orientar professores e pesquisadores na construção de Sequências Didáticas. O panorama dos modelos apresentados pode se configurar como dispositivo didático para sala de aula, pesquisas científicas ou dispositivo de formação de professores. Além disso, evidenciamos que a Teoria das Situações Didáticas configura-se como modelo geral de construção de Sequências. Palavras-chave: Sequências Didáticas. Didática da Matemática. Teoria das Situações Didáticas.
id UFOPA-1_0e28b184ad0cf2fc724235494e0643ce
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/719
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Modelos constitutivos de sequências didáticas: enfoque na teoria das situações didáticasO objetivo deste artigo é refletir sobre o processo de construção de Sequências Didáticas, a partir de modelos teóricos da Didática Francesa, com enfoque na Teoria das Situações Didáticas. Trata-se de uma pesquisa teórica, cujas reflexões são ilustradas por noções relativas à divisibilidade. Buscamos apresentar alguns princípios que possam orientar professores e pesquisadores na construção de Sequências Didáticas. O panorama dos modelos apresentados pode se configurar como dispositivo didático para sala de aula, pesquisas científicas ou dispositivo de formação de professores. Além disso, evidenciamos que a Teoria das Situações Didáticas configura-se como modelo geral de construção de Sequências. Palavras-chave: Sequências Didáticas. Didática da Matemática. Teoria das Situações Didáticas.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/71910.24065/2237-9460.2019v9n1ID719Revista Exitus; v. 9 n. 1 (2019); 148-1742237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/719/419Copyright (c) 2018 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Roberto da SilvaNunes, José Messildo Viana2019-07-08T13:14:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/719Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:15.088125Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos constitutivos de sequências didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas
title Modelos constitutivos de sequências didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas
spellingShingle Modelos constitutivos de sequências didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas
Nunes, Roberto da Silva
title_short Modelos constitutivos de sequências didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas
title_full Modelos constitutivos de sequências didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas
title_fullStr Modelos constitutivos de sequências didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas
title_full_unstemmed Modelos constitutivos de sequências didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas
title_sort Modelos constitutivos de sequências didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas
author Nunes, Roberto da Silva
author_facet Nunes, Roberto da Silva
Nunes, José Messildo Viana
author_role author
author2 Nunes, José Messildo Viana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Roberto da Silva
Nunes, José Messildo Viana
description O objetivo deste artigo é refletir sobre o processo de construção de Sequências Didáticas, a partir de modelos teóricos da Didática Francesa, com enfoque na Teoria das Situações Didáticas. Trata-se de uma pesquisa teórica, cujas reflexões são ilustradas por noções relativas à divisibilidade. Buscamos apresentar alguns princípios que possam orientar professores e pesquisadores na construção de Sequências Didáticas. O panorama dos modelos apresentados pode se configurar como dispositivo didático para sala de aula, pesquisas científicas ou dispositivo de formação de professores. Além disso, evidenciamos que a Teoria das Situações Didáticas configura-se como modelo geral de construção de Sequências. Palavras-chave: Sequências Didáticas. Didática da Matemática. Teoria das Situações Didáticas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/719
10.24065/2237-9460.2019v9n1ID719
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/719
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2019v9n1ID719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/719/419
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 9 n. 1 (2019); 148-174
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037449043968