Modelos constitutivos de sequências didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/719 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é refletir sobre o processo de construção de Sequências Didáticas, a partir de modelos teóricos da Didática Francesa, com enfoque na Teoria das Situações Didáticas. Trata-se de uma pesquisa teórica, cujas reflexões são ilustradas por noções relativas à divisibilidade. Buscamos apresentar alguns princípios que possam orientar professores e pesquisadores na construção de Sequências Didáticas. O panorama dos modelos apresentados pode se configurar como dispositivo didático para sala de aula, pesquisas científicas ou dispositivo de formação de professores. Além disso, evidenciamos que a Teoria das Situações Didáticas configura-se como modelo geral de construção de Sequências. Palavras-chave: Sequências Didáticas. Didática da Matemática. Teoria das Situações Didáticas. |
id |
UFOPA-1_0e28b184ad0cf2fc724235494e0643ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/719 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelos constitutivos de sequências didáticas: enfoque na teoria das situações didáticasO objetivo deste artigo é refletir sobre o processo de construção de Sequências Didáticas, a partir de modelos teóricos da Didática Francesa, com enfoque na Teoria das Situações Didáticas. Trata-se de uma pesquisa teórica, cujas reflexões são ilustradas por noções relativas à divisibilidade. Buscamos apresentar alguns princípios que possam orientar professores e pesquisadores na construção de Sequências Didáticas. O panorama dos modelos apresentados pode se configurar como dispositivo didático para sala de aula, pesquisas científicas ou dispositivo de formação de professores. Além disso, evidenciamos que a Teoria das Situações Didáticas configura-se como modelo geral de construção de Sequências. Palavras-chave: Sequências Didáticas. Didática da Matemática. Teoria das Situações Didáticas.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/71910.24065/2237-9460.2019v9n1ID719Revista Exitus; v. 9 n. 1 (2019); 148-1742237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/719/419Copyright (c) 2018 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Roberto da SilvaNunes, José Messildo Viana2019-07-08T13:14:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/719Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:15.088125Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos constitutivos de sequências didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas |
title |
Modelos constitutivos de sequências didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas |
spellingShingle |
Modelos constitutivos de sequências didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas Nunes, Roberto da Silva |
title_short |
Modelos constitutivos de sequências didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas |
title_full |
Modelos constitutivos de sequências didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas |
title_fullStr |
Modelos constitutivos de sequências didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas |
title_full_unstemmed |
Modelos constitutivos de sequências didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas |
title_sort |
Modelos constitutivos de sequências didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas |
author |
Nunes, Roberto da Silva |
author_facet |
Nunes, Roberto da Silva Nunes, José Messildo Viana |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, José Messildo Viana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Roberto da Silva Nunes, José Messildo Viana |
description |
O objetivo deste artigo é refletir sobre o processo de construção de Sequências Didáticas, a partir de modelos teóricos da Didática Francesa, com enfoque na Teoria das Situações Didáticas. Trata-se de uma pesquisa teórica, cujas reflexões são ilustradas por noções relativas à divisibilidade. Buscamos apresentar alguns princípios que possam orientar professores e pesquisadores na construção de Sequências Didáticas. O panorama dos modelos apresentados pode se configurar como dispositivo didático para sala de aula, pesquisas científicas ou dispositivo de formação de professores. Além disso, evidenciamos que a Teoria das Situações Didáticas configura-se como modelo geral de construção de Sequências. Palavras-chave: Sequências Didáticas. Didática da Matemática. Teoria das Situações Didáticas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/719 10.24065/2237-9460.2019v9n1ID719 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/719 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2019v9n1ID719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/719/419 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 9 n. 1 (2019); 148-174 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711037449043968 |