Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/720 |
Resumo: | O presente trabalho compõe parte da pesquisa doutoral da primeira autora que tem a seguinte questão norteadora: “Em que medida o uso de situações-problema influencia o ensino de Astronomia, no contexto da abordagem CTS, notadamente no que se refere aos aspectos didáticos e pedagógicos?”. A pesquisa envolveu professores que ensinam Ciências, no âmbito de um curso de formação continuada. Para este trabalho, nos concentramos em apresentar os aspectos teóricos, históricos e epistemológicos da Metodologia de Problematização, dando ênfase às situações-problema como estratégia didática e pedagógica. Foi possível, com essa pesquisa, delinear caminhos que contribuem para a elaboração de situações-problema no ensino de Astronomia, enfatizando as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Palavras-chave: Ensino de Astronomia. Abordagem CTS. Formação de professores. |
id |
UFOPA-1_2ed2924ce3fb755709867055320adf13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/720 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomiaO presente trabalho compõe parte da pesquisa doutoral da primeira autora que tem a seguinte questão norteadora: “Em que medida o uso de situações-problema influencia o ensino de Astronomia, no contexto da abordagem CTS, notadamente no que se refere aos aspectos didáticos e pedagógicos?”. A pesquisa envolveu professores que ensinam Ciências, no âmbito de um curso de formação continuada. Para este trabalho, nos concentramos em apresentar os aspectos teóricos, históricos e epistemológicos da Metodologia de Problematização, dando ênfase às situações-problema como estratégia didática e pedagógica. Foi possível, com essa pesquisa, delinear caminhos que contribuem para a elaboração de situações-problema no ensino de Astronomia, enfatizando as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Palavras-chave: Ensino de Astronomia. Abordagem CTS. Formação de professores. Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/72010.24065/2237-9460.2019v9n1ID720Revista Exitus; v. 9 n. 1 (2019); 175-2012237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/720/420Copyright (c) 2018 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Elisangela BarretoValente, José Alexandre da SilvaFreitas, Nadia Magalhães da Silva2019-07-08T13:14:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/720Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:15.127104Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomia |
title |
Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomia |
spellingShingle |
Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomia Santana, Elisangela Barreto |
title_short |
Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomia |
title_full |
Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomia |
title_fullStr |
Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomia |
title_full_unstemmed |
Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomia |
title_sort |
Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomia |
author |
Santana, Elisangela Barreto |
author_facet |
Santana, Elisangela Barreto Valente, José Alexandre da Silva Freitas, Nadia Magalhães da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Valente, José Alexandre da Silva Freitas, Nadia Magalhães da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Elisangela Barreto Valente, José Alexandre da Silva Freitas, Nadia Magalhães da Silva |
description |
O presente trabalho compõe parte da pesquisa doutoral da primeira autora que tem a seguinte questão norteadora: “Em que medida o uso de situações-problema influencia o ensino de Astronomia, no contexto da abordagem CTS, notadamente no que se refere aos aspectos didáticos e pedagógicos?”. A pesquisa envolveu professores que ensinam Ciências, no âmbito de um curso de formação continuada. Para este trabalho, nos concentramos em apresentar os aspectos teóricos, históricos e epistemológicos da Metodologia de Problematização, dando ênfase às situações-problema como estratégia didática e pedagógica. Foi possível, com essa pesquisa, delinear caminhos que contribuem para a elaboração de situações-problema no ensino de Astronomia, enfatizando as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Palavras-chave: Ensino de Astronomia. Abordagem CTS. Formação de professores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/720 10.24065/2237-9460.2019v9n1ID720 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/720 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2019v9n1ID720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/720/420 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 9 n. 1 (2019); 175-201 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711037450092544 |