Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Elisangela Barreto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Valente, José Alexandre da Silva, Freitas, Nadia Magalhães da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/720
Resumo: O presente trabalho compõe parte da pesquisa doutoral da primeira autora que tem a seguinte questão norteadora: “Em que medida o uso de situações-problema influencia o ensino de Astronomia, no contexto da abordagem CTS, notadamente no que se refere aos aspectos didáticos e pedagógicos?”. A pesquisa envolveu professores que ensinam Ciências, no âmbito de um curso de formação continuada. Para este trabalho, nos concentramos em apresentar os aspectos teóricos, históricos e epistemológicos da Metodologia de Problematização, dando ênfase às situações-problema como estratégia didática e pedagógica. Foi possível, com essa pesquisa, delinear caminhos que contribuem para a elaboração de situações-problema no ensino de Astronomia, enfatizando as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Palavras-chave: Ensino de Astronomia.  Abordagem CTS. Formação de professores.
id UFOPA-1_2ed2924ce3fb755709867055320adf13
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/720
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomiaO presente trabalho compõe parte da pesquisa doutoral da primeira autora que tem a seguinte questão norteadora: “Em que medida o uso de situações-problema influencia o ensino de Astronomia, no contexto da abordagem CTS, notadamente no que se refere aos aspectos didáticos e pedagógicos?”. A pesquisa envolveu professores que ensinam Ciências, no âmbito de um curso de formação continuada. Para este trabalho, nos concentramos em apresentar os aspectos teóricos, históricos e epistemológicos da Metodologia de Problematização, dando ênfase às situações-problema como estratégia didática e pedagógica. Foi possível, com essa pesquisa, delinear caminhos que contribuem para a elaboração de situações-problema no ensino de Astronomia, enfatizando as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Palavras-chave: Ensino de Astronomia.  Abordagem CTS. Formação de professores. Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/72010.24065/2237-9460.2019v9n1ID720Revista Exitus; v. 9 n. 1 (2019); 175-2012237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/720/420Copyright (c) 2018 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Elisangela BarretoValente, José Alexandre da SilvaFreitas, Nadia Magalhães da Silva2019-07-08T13:14:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/720Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:15.127104Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomia
title Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomia
spellingShingle Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomia
Santana, Elisangela Barreto
title_short Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomia
title_full Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomia
title_fullStr Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomia
title_full_unstemmed Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomia
title_sort Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomia
author Santana, Elisangela Barreto
author_facet Santana, Elisangela Barreto
Valente, José Alexandre da Silva
Freitas, Nadia Magalhães da Silva
author_role author
author2 Valente, José Alexandre da Silva
Freitas, Nadia Magalhães da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Elisangela Barreto
Valente, José Alexandre da Silva
Freitas, Nadia Magalhães da Silva
description O presente trabalho compõe parte da pesquisa doutoral da primeira autora que tem a seguinte questão norteadora: “Em que medida o uso de situações-problema influencia o ensino de Astronomia, no contexto da abordagem CTS, notadamente no que se refere aos aspectos didáticos e pedagógicos?”. A pesquisa envolveu professores que ensinam Ciências, no âmbito de um curso de formação continuada. Para este trabalho, nos concentramos em apresentar os aspectos teóricos, históricos e epistemológicos da Metodologia de Problematização, dando ênfase às situações-problema como estratégia didática e pedagógica. Foi possível, com essa pesquisa, delinear caminhos que contribuem para a elaboração de situações-problema no ensino de Astronomia, enfatizando as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Palavras-chave: Ensino de Astronomia.  Abordagem CTS. Formação de professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/720
10.24065/2237-9460.2019v9n1ID720
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/720
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2019v9n1ID720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/720/420
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 9 n. 1 (2019); 175-201
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037450092544