Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11756 |
Resumo: | Em um contexto de pandemia de Covid-19, no qual, por determinações sanitárias, as aulas presenciais em todo o país foram suspensas por tempo indeterminado, escolas e universidades buscaram por meio de ambientes virtuais cumprir a carga horária obrigatória. Tendo em vista esse cenário, este trabalho apresenta uma proposta empírica e interdisciplinar de implementação de uma metodologia de ensino online, que teve por objetivo ampliar o conhecimento sobre o consumo de produtos advindos da agropecuária e seus impactos. A abordagem metodológica é a da problematização, através do método do Arco de Charles Maguerez. Buscamos, nos conceitos da interdisciplinaridade e ensino online, a possibilidade de superar a fragmentação do ensino que acontece comumente mesmo diante de contextos normais. E, promover o diálogo entre as disciplinas do currículo e a realidade da comunidade escolar, e, nesse caso, uma realidade mundial ainda que remotamente, com o auxílio de recursos digitais e a interação em ambientes virtuais, ao invés de “cair no conteudismo”. |
id |
UFFS-2_f854655c137c43383e521a705346c878 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11756 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino onlineEm um contexto de pandemia de Covid-19, no qual, por determinações sanitárias, as aulas presenciais em todo o país foram suspensas por tempo indeterminado, escolas e universidades buscaram por meio de ambientes virtuais cumprir a carga horária obrigatória. Tendo em vista esse cenário, este trabalho apresenta uma proposta empírica e interdisciplinar de implementação de uma metodologia de ensino online, que teve por objetivo ampliar o conhecimento sobre o consumo de produtos advindos da agropecuária e seus impactos. A abordagem metodológica é a da problematização, através do método do Arco de Charles Maguerez. Buscamos, nos conceitos da interdisciplinaridade e ensino online, a possibilidade de superar a fragmentação do ensino que acontece comumente mesmo diante de contextos normais. E, promover o diálogo entre as disciplinas do currículo e a realidade da comunidade escolar, e, nesse caso, uma realidade mundial ainda que remotamente, com o auxílio de recursos digitais e a interação em ambientes virtuais, ao invés de “cair no conteudismo”.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1175610.36661/2595-4520.2021v4i6.11756Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 645-6602595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11756/8233Copyright (c) 2021 Andreza de Oliveira de Carvalho, Juliana Mendes da Silva, Flavia Varriol de Freitas, Gabriela dos Santos Leite Boechat, Edicléa Mascarenhas Fernandes, Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Andreza de Oliveira deSilva, Juliana Mendes daFreitas, Flavia Varriol deBoechat, Gabriela dos Santos LeiteFernandes, Edicléa MascarenhasTeixeira, Gerlinde Agate Platais Brasil2021-10-09T06:00:18Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11756Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:18Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino online |
title |
Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino online |
spellingShingle |
Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino online Carvalho, Andreza de Oliveira de |
title_short |
Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino online |
title_full |
Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino online |
title_fullStr |
Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino online |
title_full_unstemmed |
Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino online |
title_sort |
Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino online |
author |
Carvalho, Andreza de Oliveira de |
author_facet |
Carvalho, Andreza de Oliveira de Silva, Juliana Mendes da Freitas, Flavia Varriol de Boechat, Gabriela dos Santos Leite Fernandes, Edicléa Mascarenhas Teixeira, Gerlinde Agate Platais Brasil |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Juliana Mendes da Freitas, Flavia Varriol de Boechat, Gabriela dos Santos Leite Fernandes, Edicléa Mascarenhas Teixeira, Gerlinde Agate Platais Brasil |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Andreza de Oliveira de Silva, Juliana Mendes da Freitas, Flavia Varriol de Boechat, Gabriela dos Santos Leite Fernandes, Edicléa Mascarenhas Teixeira, Gerlinde Agate Platais Brasil |
description |
Em um contexto de pandemia de Covid-19, no qual, por determinações sanitárias, as aulas presenciais em todo o país foram suspensas por tempo indeterminado, escolas e universidades buscaram por meio de ambientes virtuais cumprir a carga horária obrigatória. Tendo em vista esse cenário, este trabalho apresenta uma proposta empírica e interdisciplinar de implementação de uma metodologia de ensino online, que teve por objetivo ampliar o conhecimento sobre o consumo de produtos advindos da agropecuária e seus impactos. A abordagem metodológica é a da problematização, através do método do Arco de Charles Maguerez. Buscamos, nos conceitos da interdisciplinaridade e ensino online, a possibilidade de superar a fragmentação do ensino que acontece comumente mesmo diante de contextos normais. E, promover o diálogo entre as disciplinas do currículo e a realidade da comunidade escolar, e, nesse caso, uma realidade mundial ainda que remotamente, com o auxílio de recursos digitais e a interação em ambientes virtuais, ao invés de “cair no conteudismo”. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11756 10.36661/2595-4520.2021v4i6.11756 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11756 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i6.11756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11756/8233 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 645-660 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612784713728 |