Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Andreza de Oliveira de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Juliana Mendes da, Freitas, Flavia Varriol de, Boechat, Gabriela dos Santos Leite, Fernandes, Edicléa Mascarenhas, Teixeira, Gerlinde Agate Platais Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11756
Resumo: Em um contexto de pandemia de Covid-19, no qual, por determinações sanitárias, as aulas presenciais em todo o país foram suspensas por tempo indeterminado, escolas e universidades buscaram por meio de ambientes virtuais cumprir a carga horária obrigatória. Tendo em vista esse cenário, este trabalho apresenta uma proposta empírica e interdisciplinar de implementação de uma metodologia de ensino online, que teve por objetivo ampliar o conhecimento sobre o consumo de produtos advindos da agropecuária e seus impactos. A abordagem metodológica é a da problematização, através do método do Arco de Charles Maguerez. Buscamos, nos conceitos da interdisciplinaridade e ensino online, a possibilidade de superar a fragmentação do ensino que acontece comumente mesmo diante de contextos normais. E, promover o diálogo entre as disciplinas do currículo e a realidade da comunidade escolar, e, nesse caso, uma realidade mundial ainda que remotamente, com o auxílio de recursos digitais e a interação em ambientes virtuais, ao invés de “cair no conteudismo”.
id UFFS-2_f854655c137c43383e521a705346c878
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11756
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino onlineEm um contexto de pandemia de Covid-19, no qual, por determinações sanitárias, as aulas presenciais em todo o país foram suspensas por tempo indeterminado, escolas e universidades buscaram por meio de ambientes virtuais cumprir a carga horária obrigatória. Tendo em vista esse cenário, este trabalho apresenta uma proposta empírica e interdisciplinar de implementação de uma metodologia de ensino online, que teve por objetivo ampliar o conhecimento sobre o consumo de produtos advindos da agropecuária e seus impactos. A abordagem metodológica é a da problematização, através do método do Arco de Charles Maguerez. Buscamos, nos conceitos da interdisciplinaridade e ensino online, a possibilidade de superar a fragmentação do ensino que acontece comumente mesmo diante de contextos normais. E, promover o diálogo entre as disciplinas do currículo e a realidade da comunidade escolar, e, nesse caso, uma realidade mundial ainda que remotamente, com o auxílio de recursos digitais e a interação em ambientes virtuais, ao invés de “cair no conteudismo”.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1175610.36661/2595-4520.2021v4i6.11756Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 645-6602595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11756/8233Copyright (c) 2021 Andreza de Oliveira de Carvalho, Juliana Mendes da Silva, Flavia Varriol de Freitas, Gabriela dos Santos Leite Boechat, Edicléa Mascarenhas Fernandes, Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Andreza de Oliveira deSilva, Juliana Mendes daFreitas, Flavia Varriol deBoechat, Gabriela dos Santos LeiteFernandes, Edicléa MascarenhasTeixeira, Gerlinde Agate Platais Brasil2021-10-09T06:00:18Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11756Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:18Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino online
title Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino online
spellingShingle Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino online
Carvalho, Andreza de Oliveira de
title_short Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino online
title_full Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino online
title_fullStr Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino online
title_full_unstemmed Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino online
title_sort Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino online
author Carvalho, Andreza de Oliveira de
author_facet Carvalho, Andreza de Oliveira de
Silva, Juliana Mendes da
Freitas, Flavia Varriol de
Boechat, Gabriela dos Santos Leite
Fernandes, Edicléa Mascarenhas
Teixeira, Gerlinde Agate Platais Brasil
author_role author
author2 Silva, Juliana Mendes da
Freitas, Flavia Varriol de
Boechat, Gabriela dos Santos Leite
Fernandes, Edicléa Mascarenhas
Teixeira, Gerlinde Agate Platais Brasil
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Andreza de Oliveira de
Silva, Juliana Mendes da
Freitas, Flavia Varriol de
Boechat, Gabriela dos Santos Leite
Fernandes, Edicléa Mascarenhas
Teixeira, Gerlinde Agate Platais Brasil
description Em um contexto de pandemia de Covid-19, no qual, por determinações sanitárias, as aulas presenciais em todo o país foram suspensas por tempo indeterminado, escolas e universidades buscaram por meio de ambientes virtuais cumprir a carga horária obrigatória. Tendo em vista esse cenário, este trabalho apresenta uma proposta empírica e interdisciplinar de implementação de uma metodologia de ensino online, que teve por objetivo ampliar o conhecimento sobre o consumo de produtos advindos da agropecuária e seus impactos. A abordagem metodológica é a da problematização, através do método do Arco de Charles Maguerez. Buscamos, nos conceitos da interdisciplinaridade e ensino online, a possibilidade de superar a fragmentação do ensino que acontece comumente mesmo diante de contextos normais. E, promover o diálogo entre as disciplinas do currículo e a realidade da comunidade escolar, e, nesse caso, uma realidade mundial ainda que remotamente, com o auxílio de recursos digitais e a interação em ambientes virtuais, ao invés de “cair no conteudismo”.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11756
10.36661/2595-4520.2021v4i6.11756
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11756
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i6.11756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11756/8233
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 645-660
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612784713728