Percepções sobre os conhecimentos prévios em matemática nos anos iniciais e possíveis caminhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gallon, Mônica da Silva, Silva, Carla Melo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/352
Resumo: Esse artigo tem por objetivo analisar como um grupo de estudantes de Pedagogia na modalidade EaD de uma Universidade privada do Sul do Brasil compreende os conhecimentos prévios em Matemática nos anos iniciais, e possíveis estratégias para seu mapeamento. A investigação teve por base 83 respostas para um questionamento proposto em um fórum online, integrante de uma disciplina do referido curso. Os depoimentos foram voluntários, sem qualquer tipo de avaliação. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, dessas respostas foi realizada a Análise Textual Discursiva, resultando em duas categorias emergentes: valorização dos conhecimentos prévios e utilização de jogos e outros materiais concretos como facilitadores da aprendizagem. A investigação apontou a importância do diagnóstico para identificar os conhecimentos de Matemática pré-existentes nas crianças, a relevância do professor refletir sobre o que dados obtidos no diagnóstico inicial e sobre a sua prática de sala de aula, para que nesse processo de ação reflexão, contemple as necessidades de aprendizagem dos estudantes. Os resultados também sugerem a utilização de jogos e materiais concretos como facilitadores da aprendizagem e na construção do diagnóstico. Palavras-chave: Educação Matemática. Anos iniciais. Conhecimentos prévios.
id UFOPA-1_3c26a5281ebf3db8851d8350555f7c42
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/352
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Percepções sobre os conhecimentos prévios em matemática nos anos iniciais e possíveis caminhosEsse artigo tem por objetivo analisar como um grupo de estudantes de Pedagogia na modalidade EaD de uma Universidade privada do Sul do Brasil compreende os conhecimentos prévios em Matemática nos anos iniciais, e possíveis estratégias para seu mapeamento. A investigação teve por base 83 respostas para um questionamento proposto em um fórum online, integrante de uma disciplina do referido curso. Os depoimentos foram voluntários, sem qualquer tipo de avaliação. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, dessas respostas foi realizada a Análise Textual Discursiva, resultando em duas categorias emergentes: valorização dos conhecimentos prévios e utilização de jogos e outros materiais concretos como facilitadores da aprendizagem. A investigação apontou a importância do diagnóstico para identificar os conhecimentos de Matemática pré-existentes nas crianças, a relevância do professor refletir sobre o que dados obtidos no diagnóstico inicial e sobre a sua prática de sala de aula, para que nesse processo de ação reflexão, contemple as necessidades de aprendizagem dos estudantes. Os resultados também sugerem a utilização de jogos e materiais concretos como facilitadores da aprendizagem e na construção do diagnóstico. Palavras-chave: Educação Matemática. Anos iniciais. Conhecimentos prévios.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/35210.24065/2237-9460.2017v7n3ID352Revista Exitus; v. 7 n. 3 (2017); 146-1712237-946010.24065/2237-9460.2017v7n3reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/352/275Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessMadruga, Zulma Elizabete de FreitasGallon, Mônica da SilvaSilva, Carla Melo da2019-07-08T13:14:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/352Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:12.063518Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções sobre os conhecimentos prévios em matemática nos anos iniciais e possíveis caminhos
title Percepções sobre os conhecimentos prévios em matemática nos anos iniciais e possíveis caminhos
spellingShingle Percepções sobre os conhecimentos prévios em matemática nos anos iniciais e possíveis caminhos
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
title_short Percepções sobre os conhecimentos prévios em matemática nos anos iniciais e possíveis caminhos
title_full Percepções sobre os conhecimentos prévios em matemática nos anos iniciais e possíveis caminhos
title_fullStr Percepções sobre os conhecimentos prévios em matemática nos anos iniciais e possíveis caminhos
title_full_unstemmed Percepções sobre os conhecimentos prévios em matemática nos anos iniciais e possíveis caminhos
title_sort Percepções sobre os conhecimentos prévios em matemática nos anos iniciais e possíveis caminhos
author Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
author_facet Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
Gallon, Mônica da Silva
Silva, Carla Melo da
author_role author
author2 Gallon, Mônica da Silva
Silva, Carla Melo da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
Gallon, Mônica da Silva
Silva, Carla Melo da
description Esse artigo tem por objetivo analisar como um grupo de estudantes de Pedagogia na modalidade EaD de uma Universidade privada do Sul do Brasil compreende os conhecimentos prévios em Matemática nos anos iniciais, e possíveis estratégias para seu mapeamento. A investigação teve por base 83 respostas para um questionamento proposto em um fórum online, integrante de uma disciplina do referido curso. Os depoimentos foram voluntários, sem qualquer tipo de avaliação. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, dessas respostas foi realizada a Análise Textual Discursiva, resultando em duas categorias emergentes: valorização dos conhecimentos prévios e utilização de jogos e outros materiais concretos como facilitadores da aprendizagem. A investigação apontou a importância do diagnóstico para identificar os conhecimentos de Matemática pré-existentes nas crianças, a relevância do professor refletir sobre o que dados obtidos no diagnóstico inicial e sobre a sua prática de sala de aula, para que nesse processo de ação reflexão, contemple as necessidades de aprendizagem dos estudantes. Os resultados também sugerem a utilização de jogos e materiais concretos como facilitadores da aprendizagem e na construção do diagnóstico. Palavras-chave: Educação Matemática. Anos iniciais. Conhecimentos prévios.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/352
10.24065/2237-9460.2017v7n3ID352
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/352
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2017v7n3ID352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/352/275
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 7 n. 3 (2017); 146-171
2237-9460
10.24065/2237-9460.2017v7n3
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037335797760