Percepções sobre os conhecimentos prévios em matemática nos anos iniciais e possíveis caminhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/352 |
Resumo: | Esse artigo tem por objetivo analisar como um grupo de estudantes de Pedagogia na modalidade EaD de uma Universidade privada do Sul do Brasil compreende os conhecimentos prévios em Matemática nos anos iniciais, e possíveis estratégias para seu mapeamento. A investigação teve por base 83 respostas para um questionamento proposto em um fórum online, integrante de uma disciplina do referido curso. Os depoimentos foram voluntários, sem qualquer tipo de avaliação. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, dessas respostas foi realizada a Análise Textual Discursiva, resultando em duas categorias emergentes: valorização dos conhecimentos prévios e utilização de jogos e outros materiais concretos como facilitadores da aprendizagem. A investigação apontou a importância do diagnóstico para identificar os conhecimentos de Matemática pré-existentes nas crianças, a relevância do professor refletir sobre o que dados obtidos no diagnóstico inicial e sobre a sua prática de sala de aula, para que nesse processo de ação reflexão, contemple as necessidades de aprendizagem dos estudantes. Os resultados também sugerem a utilização de jogos e materiais concretos como facilitadores da aprendizagem e na construção do diagnóstico. Palavras-chave: Educação Matemática. Anos iniciais. Conhecimentos prévios. |
id |
UFOPA-1_3c26a5281ebf3db8851d8350555f7c42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/352 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções sobre os conhecimentos prévios em matemática nos anos iniciais e possíveis caminhosEsse artigo tem por objetivo analisar como um grupo de estudantes de Pedagogia na modalidade EaD de uma Universidade privada do Sul do Brasil compreende os conhecimentos prévios em Matemática nos anos iniciais, e possíveis estratégias para seu mapeamento. A investigação teve por base 83 respostas para um questionamento proposto em um fórum online, integrante de uma disciplina do referido curso. Os depoimentos foram voluntários, sem qualquer tipo de avaliação. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, dessas respostas foi realizada a Análise Textual Discursiva, resultando em duas categorias emergentes: valorização dos conhecimentos prévios e utilização de jogos e outros materiais concretos como facilitadores da aprendizagem. A investigação apontou a importância do diagnóstico para identificar os conhecimentos de Matemática pré-existentes nas crianças, a relevância do professor refletir sobre o que dados obtidos no diagnóstico inicial e sobre a sua prática de sala de aula, para que nesse processo de ação reflexão, contemple as necessidades de aprendizagem dos estudantes. Os resultados também sugerem a utilização de jogos e materiais concretos como facilitadores da aprendizagem e na construção do diagnóstico. Palavras-chave: Educação Matemática. Anos iniciais. Conhecimentos prévios.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/35210.24065/2237-9460.2017v7n3ID352Revista Exitus; v. 7 n. 3 (2017); 146-1712237-946010.24065/2237-9460.2017v7n3reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/352/275Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessMadruga, Zulma Elizabete de FreitasGallon, Mônica da SilvaSilva, Carla Melo da2019-07-08T13:14:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/352Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:12.063518Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções sobre os conhecimentos prévios em matemática nos anos iniciais e possíveis caminhos |
title |
Percepções sobre os conhecimentos prévios em matemática nos anos iniciais e possíveis caminhos |
spellingShingle |
Percepções sobre os conhecimentos prévios em matemática nos anos iniciais e possíveis caminhos Madruga, Zulma Elizabete de Freitas |
title_short |
Percepções sobre os conhecimentos prévios em matemática nos anos iniciais e possíveis caminhos |
title_full |
Percepções sobre os conhecimentos prévios em matemática nos anos iniciais e possíveis caminhos |
title_fullStr |
Percepções sobre os conhecimentos prévios em matemática nos anos iniciais e possíveis caminhos |
title_full_unstemmed |
Percepções sobre os conhecimentos prévios em matemática nos anos iniciais e possíveis caminhos |
title_sort |
Percepções sobre os conhecimentos prévios em matemática nos anos iniciais e possíveis caminhos |
author |
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas |
author_facet |
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas Gallon, Mônica da Silva Silva, Carla Melo da |
author_role |
author |
author2 |
Gallon, Mônica da Silva Silva, Carla Melo da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas Gallon, Mônica da Silva Silva, Carla Melo da |
description |
Esse artigo tem por objetivo analisar como um grupo de estudantes de Pedagogia na modalidade EaD de uma Universidade privada do Sul do Brasil compreende os conhecimentos prévios em Matemática nos anos iniciais, e possíveis estratégias para seu mapeamento. A investigação teve por base 83 respostas para um questionamento proposto em um fórum online, integrante de uma disciplina do referido curso. Os depoimentos foram voluntários, sem qualquer tipo de avaliação. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, dessas respostas foi realizada a Análise Textual Discursiva, resultando em duas categorias emergentes: valorização dos conhecimentos prévios e utilização de jogos e outros materiais concretos como facilitadores da aprendizagem. A investigação apontou a importância do diagnóstico para identificar os conhecimentos de Matemática pré-existentes nas crianças, a relevância do professor refletir sobre o que dados obtidos no diagnóstico inicial e sobre a sua prática de sala de aula, para que nesse processo de ação reflexão, contemple as necessidades de aprendizagem dos estudantes. Os resultados também sugerem a utilização de jogos e materiais concretos como facilitadores da aprendizagem e na construção do diagnóstico. Palavras-chave: Educação Matemática. Anos iniciais. Conhecimentos prévios. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/352 10.24065/2237-9460.2017v7n3ID352 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/352 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2017v7n3ID352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/352/275 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 7 n. 3 (2017); 146-171 2237-9460 10.24065/2237-9460.2017v7n3 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711037335797760 |