Limites e desafios da gestão democrática na escola pública: um estudo a partir do sertão alagoano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Luciene Amaral
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: dos Santos, Inalda Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/389
Resumo: O artigo é parte da dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas, que teve por objetivo analisar os motivos que levaram três escolas da 6ª Coordenadoria Regional de Educação pertencente à Secretaria de Estado da Educação de Alagoas a submeterem-se à indicação de professores para o provimento da função de gestor escolar dentro de um processo de gestão democrática implantado na rede pública estadual de ensino desde 1999. O recorte temporal em que se baseou a pesquisa foi a eleição para gestor escolar no ano de 2013. Usou-se o método quantitativo qualitativo, com entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. Partindo do entendimento de que a gestão democrática é um processo de participação consciente dos sujeitos para que a democracia seja de fato exercitada em âmbito escolar, a pesquisa buscou em diversos autores como Paro (2001; 2003), Dourado (1990; 1998), Lück (2005), dentre outros, contextualizar a gestão democrática dentro do processo de redemocratização do país e apontar elementos como interesses pessoais, legislação defasada, más condições de trabalho dos professores da rede estadual de educação, para compreensão do fenômeno da indicação que acontece no Estado de Alagoas. Palavras-chave: Política Educacional. Gestão Democrática. Eleição de Gestor em Alagoas.  
id UFOPA-1_3d354c0203bb4e9a2168cdf1dd9fa611
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/389
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Limites e desafios da gestão democrática na escola pública: um estudo a partir do sertão alagoanoO artigo é parte da dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas, que teve por objetivo analisar os motivos que levaram três escolas da 6ª Coordenadoria Regional de Educação pertencente à Secretaria de Estado da Educação de Alagoas a submeterem-se à indicação de professores para o provimento da função de gestor escolar dentro de um processo de gestão democrática implantado na rede pública estadual de ensino desde 1999. O recorte temporal em que se baseou a pesquisa foi a eleição para gestor escolar no ano de 2013. Usou-se o método quantitativo qualitativo, com entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. Partindo do entendimento de que a gestão democrática é um processo de participação consciente dos sujeitos para que a democracia seja de fato exercitada em âmbito escolar, a pesquisa buscou em diversos autores como Paro (2001; 2003), Dourado (1990; 1998), Lück (2005), dentre outros, contextualizar a gestão democrática dentro do processo de redemocratização do país e apontar elementos como interesses pessoais, legislação defasada, más condições de trabalho dos professores da rede estadual de educação, para compreensão do fenômeno da indicação que acontece no Estado de Alagoas. Palavras-chave: Política Educacional. Gestão Democrática. Eleição de Gestor em Alagoas.  Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/38910.24065/2237-9460.2018v8n1ID389Revista Exitus; v. 8 n. 1 (2018); 34-582237-946010.24065/2237-9460.2018v8n1reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/389/300Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Luciene Amaraldos Santos, Inalda Maria2019-07-08T13:14:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/389Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:12.605730Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Limites e desafios da gestão democrática na escola pública: um estudo a partir do sertão alagoano
title Limites e desafios da gestão democrática na escola pública: um estudo a partir do sertão alagoano
spellingShingle Limites e desafios da gestão democrática na escola pública: um estudo a partir do sertão alagoano
da Silva, Luciene Amaral
title_short Limites e desafios da gestão democrática na escola pública: um estudo a partir do sertão alagoano
title_full Limites e desafios da gestão democrática na escola pública: um estudo a partir do sertão alagoano
title_fullStr Limites e desafios da gestão democrática na escola pública: um estudo a partir do sertão alagoano
title_full_unstemmed Limites e desafios da gestão democrática na escola pública: um estudo a partir do sertão alagoano
title_sort Limites e desafios da gestão democrática na escola pública: um estudo a partir do sertão alagoano
author da Silva, Luciene Amaral
author_facet da Silva, Luciene Amaral
dos Santos, Inalda Maria
author_role author
author2 dos Santos, Inalda Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Luciene Amaral
dos Santos, Inalda Maria
description O artigo é parte da dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas, que teve por objetivo analisar os motivos que levaram três escolas da 6ª Coordenadoria Regional de Educação pertencente à Secretaria de Estado da Educação de Alagoas a submeterem-se à indicação de professores para o provimento da função de gestor escolar dentro de um processo de gestão democrática implantado na rede pública estadual de ensino desde 1999. O recorte temporal em que se baseou a pesquisa foi a eleição para gestor escolar no ano de 2013. Usou-se o método quantitativo qualitativo, com entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. Partindo do entendimento de que a gestão democrática é um processo de participação consciente dos sujeitos para que a democracia seja de fato exercitada em âmbito escolar, a pesquisa buscou em diversos autores como Paro (2001; 2003), Dourado (1990; 1998), Lück (2005), dentre outros, contextualizar a gestão democrática dentro do processo de redemocratização do país e apontar elementos como interesses pessoais, legislação defasada, más condições de trabalho dos professores da rede estadual de educação, para compreensão do fenômeno da indicação que acontece no Estado de Alagoas. Palavras-chave: Política Educacional. Gestão Democrática. Eleição de Gestor em Alagoas.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/389
10.24065/2237-9460.2018v8n1ID389
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/389
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2018v8n1ID389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/389/300
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 8 n. 1 (2018); 34-58
2237-9460
10.24065/2237-9460.2018v8n1
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037354672129