Trabalho do professor de Educação Infantil: sujeito e/ou objeto do processo ensino/aprendizagem?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Momma-Bardela, Adriana Missae
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/14
Resumo: No livro “O Pequeno Príncipe”, de autoria de Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry (O Pequeno Príncipe, no Brasil; ou O Principezinho, em Portugal) – 1943, há um trecho emblemático que provoca o adulto e aqueles que nem sempre estão muito atentos às peripécias das crianças com seu olhar singelo, criativo e sensível à realidade circundante. Relata o autor que, aos seis anos, ao aventurar-se na leitura do livro “Histórias Vividas” – no qual há uma descrição sobre a “Floresta Virgem”, o mesmo deparou-se com uma gravura em que uma jibóia engolia uma fera. O pequenino refletiu sobre a aventura na selva e reproduziu o desenho de forma que a jibóia aparece com a fera dentro do estômago. Ele afirma que, ao mostrar a “obra prima” às “pessoas grandes” e perguntar-lhes se o desenho lhes fazia medo, elas perguntavam por que um “chapéu” poderia fazer medo. Ao afirmar que o desenho não era um chapéu e sim uma jibóia digerindo um elefante, ele decidiu desenhar o interior da cobra para que as “pessoas grandes pudessem compreender”, uma vez que estas “necessitam de explicações”. Ao desenhar o interior da jibóia, os adultos o aconselharam a deixar de lado o desenho de “jibóias abertas ou fechadas” e sugeriram que se dedicasse à geografia, história, cálculo, gramática... E finaliza: “Foi assim que abandonei, aos seis anos, uma esplêndida carreira de pintor (...). As pessoas grandes não compreendem nada sozinhas, e é cansativo, para as crianças, estar toda hora explicando (...).”
id UFOPA-1_50be17e4c899d7876e78abde9d409947
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Trabalho do professor de Educação Infantil: sujeito e/ou objeto do processo ensino/aprendizagem?No livro “O Pequeno Príncipe”, de autoria de Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry (O Pequeno Príncipe, no Brasil; ou O Principezinho, em Portugal) – 1943, há um trecho emblemático que provoca o adulto e aqueles que nem sempre estão muito atentos às peripécias das crianças com seu olhar singelo, criativo e sensível à realidade circundante. Relata o autor que, aos seis anos, ao aventurar-se na leitura do livro “Histórias Vividas” – no qual há uma descrição sobre a “Floresta Virgem”, o mesmo deparou-se com uma gravura em que uma jibóia engolia uma fera. O pequenino refletiu sobre a aventura na selva e reproduziu o desenho de forma que a jibóia aparece com a fera dentro do estômago. Ele afirma que, ao mostrar a “obra prima” às “pessoas grandes” e perguntar-lhes se o desenho lhes fazia medo, elas perguntavam por que um “chapéu” poderia fazer medo. Ao afirmar que o desenho não era um chapéu e sim uma jibóia digerindo um elefante, ele decidiu desenhar o interior da cobra para que as “pessoas grandes pudessem compreender”, uma vez que estas “necessitam de explicações”. Ao desenhar o interior da jibóia, os adultos o aconselharam a deixar de lado o desenho de “jibóias abertas ou fechadas” e sugeriram que se dedicasse à geografia, história, cálculo, gramática... E finaliza: “Foi assim que abandonei, aos seis anos, uma esplêndida carreira de pintor (...). As pessoas grandes não compreendem nada sozinhas, e é cansativo, para as crianças, estar toda hora explicando (...).”Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/14Revista Exitus; v. 6 n. 2 (2016); 13-332237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/14/14Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessMomma-Bardela, Adriana Missae2019-07-08T13:14:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:04.403723Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho do professor de Educação Infantil: sujeito e/ou objeto do processo ensino/aprendizagem?
title Trabalho do professor de Educação Infantil: sujeito e/ou objeto do processo ensino/aprendizagem?
spellingShingle Trabalho do professor de Educação Infantil: sujeito e/ou objeto do processo ensino/aprendizagem?
Momma-Bardela, Adriana Missae
title_short Trabalho do professor de Educação Infantil: sujeito e/ou objeto do processo ensino/aprendizagem?
title_full Trabalho do professor de Educação Infantil: sujeito e/ou objeto do processo ensino/aprendizagem?
title_fullStr Trabalho do professor de Educação Infantil: sujeito e/ou objeto do processo ensino/aprendizagem?
title_full_unstemmed Trabalho do professor de Educação Infantil: sujeito e/ou objeto do processo ensino/aprendizagem?
title_sort Trabalho do professor de Educação Infantil: sujeito e/ou objeto do processo ensino/aprendizagem?
author Momma-Bardela, Adriana Missae
author_facet Momma-Bardela, Adriana Missae
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Momma-Bardela, Adriana Missae
description No livro “O Pequeno Príncipe”, de autoria de Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry (O Pequeno Príncipe, no Brasil; ou O Principezinho, em Portugal) – 1943, há um trecho emblemático que provoca o adulto e aqueles que nem sempre estão muito atentos às peripécias das crianças com seu olhar singelo, criativo e sensível à realidade circundante. Relata o autor que, aos seis anos, ao aventurar-se na leitura do livro “Histórias Vividas” – no qual há uma descrição sobre a “Floresta Virgem”, o mesmo deparou-se com uma gravura em que uma jibóia engolia uma fera. O pequenino refletiu sobre a aventura na selva e reproduziu o desenho de forma que a jibóia aparece com a fera dentro do estômago. Ele afirma que, ao mostrar a “obra prima” às “pessoas grandes” e perguntar-lhes se o desenho lhes fazia medo, elas perguntavam por que um “chapéu” poderia fazer medo. Ao afirmar que o desenho não era um chapéu e sim uma jibóia digerindo um elefante, ele decidiu desenhar o interior da cobra para que as “pessoas grandes pudessem compreender”, uma vez que estas “necessitam de explicações”. Ao desenhar o interior da jibóia, os adultos o aconselharam a deixar de lado o desenho de “jibóias abertas ou fechadas” e sugeriram que se dedicasse à geografia, história, cálculo, gramática... E finaliza: “Foi assim que abandonei, aos seis anos, uma esplêndida carreira de pintor (...). As pessoas grandes não compreendem nada sozinhas, e é cansativo, para as crianças, estar toda hora explicando (...).”
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/14
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/14/14
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 6 n. 2 (2016); 13-33
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036255764480