Trabalho do professor de Educação Infantil: sujeito e/ou objeto do processo ensino/aprendizagem?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/14 |
Resumo: | No livro “O Pequeno Príncipe”, de autoria de Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry (O Pequeno Príncipe, no Brasil; ou O Principezinho, em Portugal) – 1943, há um trecho emblemático que provoca o adulto e aqueles que nem sempre estão muito atentos às peripécias das crianças com seu olhar singelo, criativo e sensível à realidade circundante. Relata o autor que, aos seis anos, ao aventurar-se na leitura do livro “Histórias Vividas” – no qual há uma descrição sobre a “Floresta Virgem”, o mesmo deparou-se com uma gravura em que uma jibóia engolia uma fera. O pequenino refletiu sobre a aventura na selva e reproduziu o desenho de forma que a jibóia aparece com a fera dentro do estômago. Ele afirma que, ao mostrar a “obra prima” às “pessoas grandes” e perguntar-lhes se o desenho lhes fazia medo, elas perguntavam por que um “chapéu” poderia fazer medo. Ao afirmar que o desenho não era um chapéu e sim uma jibóia digerindo um elefante, ele decidiu desenhar o interior da cobra para que as “pessoas grandes pudessem compreender”, uma vez que estas “necessitam de explicações”. Ao desenhar o interior da jibóia, os adultos o aconselharam a deixar de lado o desenho de “jibóias abertas ou fechadas” e sugeriram que se dedicasse à geografia, história, cálculo, gramática... E finaliza: “Foi assim que abandonei, aos seis anos, uma esplêndida carreira de pintor (...). As pessoas grandes não compreendem nada sozinhas, e é cansativo, para as crianças, estar toda hora explicando (...).” |
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