Construção e análise de modelos exponenciais de forma significativa: uma experiência de ensino em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/302 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo descrever uma atividade que se deu pela construção e análise de alguns modelos matemáticos no contexto do estudo de funções exponenciais, utilizando dados empíricos e tendo como auxílio o uso de ferramentas da informática. Busca-se identificar nesse processo alguns elementos da Teoria de Aprendizagem Significativa. A atividade foi realizada dentro de uma disciplina de Pré-Cálculo com estudantes de vários cursos de graduação de uma universidade pública no Estado do Pará. Após a realização da atividade, os estudantes demonstraram ter compreendido os conceitos e propriedades relacionados às funções exponenciais, sinalizando um interesse maior pelo tema, pois puderam identificar sua aplicação em várias áreas do conhecimento, além da oportunidade de aprender e trabalhar com algumas ferramentas da informática como o Excel e o GeoGebra.Palavras-chave: Modelos Matemáticos. Funções Exponenciais. Aprendizagem Significativa. |
id |
UFOPA-1_6028c2791aab460ee579748f8d2d3f7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/302 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção e análise de modelos exponenciais de forma significativa: uma experiência de ensino em sala de aulaO presente artigo tem por objetivo descrever uma atividade que se deu pela construção e análise de alguns modelos matemáticos no contexto do estudo de funções exponenciais, utilizando dados empíricos e tendo como auxílio o uso de ferramentas da informática. Busca-se identificar nesse processo alguns elementos da Teoria de Aprendizagem Significativa. A atividade foi realizada dentro de uma disciplina de Pré-Cálculo com estudantes de vários cursos de graduação de uma universidade pública no Estado do Pará. Após a realização da atividade, os estudantes demonstraram ter compreendido os conceitos e propriedades relacionados às funções exponenciais, sinalizando um interesse maior pelo tema, pois puderam identificar sua aplicação em várias áreas do conhecimento, além da oportunidade de aprender e trabalhar com algumas ferramentas da informática como o Excel e o GeoGebra.Palavras-chave: Modelos Matemáticos. Funções Exponenciais. Aprendizagem Significativa.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/30210.24065/2237-9460.2017v7n2ID302Revista Exitus; v. 7 n. 2 (2017); 55-732237-946010.24065/2237-9460.2017v7n2reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/302/250Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Emerson Silva deViali, LoríRamos, Maurivan Güntzel2019-07-08T13:14:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/302Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:11.191922Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e análise de modelos exponenciais de forma significativa: uma experiência de ensino em sala de aula |
title |
Construção e análise de modelos exponenciais de forma significativa: uma experiência de ensino em sala de aula |
spellingShingle |
Construção e análise de modelos exponenciais de forma significativa: uma experiência de ensino em sala de aula Sousa, Emerson Silva de |
title_short |
Construção e análise de modelos exponenciais de forma significativa: uma experiência de ensino em sala de aula |
title_full |
Construção e análise de modelos exponenciais de forma significativa: uma experiência de ensino em sala de aula |
title_fullStr |
Construção e análise de modelos exponenciais de forma significativa: uma experiência de ensino em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Construção e análise de modelos exponenciais de forma significativa: uma experiência de ensino em sala de aula |
title_sort |
Construção e análise de modelos exponenciais de forma significativa: uma experiência de ensino em sala de aula |
author |
Sousa, Emerson Silva de |
author_facet |
Sousa, Emerson Silva de Viali, Lorí Ramos, Maurivan Güntzel |
author_role |
author |
author2 |
Viali, Lorí Ramos, Maurivan Güntzel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Emerson Silva de Viali, Lorí Ramos, Maurivan Güntzel |
description |
O presente artigo tem por objetivo descrever uma atividade que se deu pela construção e análise de alguns modelos matemáticos no contexto do estudo de funções exponenciais, utilizando dados empíricos e tendo como auxílio o uso de ferramentas da informática. Busca-se identificar nesse processo alguns elementos da Teoria de Aprendizagem Significativa. A atividade foi realizada dentro de uma disciplina de Pré-Cálculo com estudantes de vários cursos de graduação de uma universidade pública no Estado do Pará. Após a realização da atividade, os estudantes demonstraram ter compreendido os conceitos e propriedades relacionados às funções exponenciais, sinalizando um interesse maior pelo tema, pois puderam identificar sua aplicação em várias áreas do conhecimento, além da oportunidade de aprender e trabalhar com algumas ferramentas da informática como o Excel e o GeoGebra.Palavras-chave: Modelos Matemáticos. Funções Exponenciais. Aprendizagem Significativa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/302 10.24065/2237-9460.2017v7n2ID302 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/302 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2017v7n2ID302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/302/250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 7 n. 2 (2017); 55-73 2237-9460 10.24065/2237-9460.2017v7n2 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711036940484608 |