Explorando Modelos que Envolvem Funções Exponenciais no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haselein, Walter Mendes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88268
Resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem de funções exponenciais a partir da exploração de modelos matemáticos. A prática é baseada nos trabalhos de SKOVSMOSE (2000) e BARBOSA (2001) que propõem a investigação da matemática através de alguns ambientes de aprendizagem. A proposta foi aplicada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio que ainda não havia tido contato com funções exponenciais. Para explorar os modelos, que descrevem diferentes aplicações, foi introduzido o número de Euler. A prática teve seu enfoque na análise dos gráficos dos modelos explorados, em que os alunos investigaram o comportamento das funções em problemas propostos. Os problemas abordaram algumas aplicações dos modelos em situações de realidade e semi-realidade definidos por Skovsmose (2000).
id UFRGS-2_03584b51c7b68ef8f5ad8d89e08fd4a1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88268
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Haselein, Walter MendesVarriale, Maria Cristina2014-03-08T01:50:51Z2013http://hdl.handle.net/10183/88268000912435Este trabalho apresenta uma abordagem de funções exponenciais a partir da exploração de modelos matemáticos. A prática é baseada nos trabalhos de SKOVSMOSE (2000) e BARBOSA (2001) que propõem a investigação da matemática através de alguns ambientes de aprendizagem. A proposta foi aplicada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio que ainda não havia tido contato com funções exponenciais. Para explorar os modelos, que descrevem diferentes aplicações, foi introduzido o número de Euler. A prática teve seu enfoque na análise dos gráficos dos modelos explorados, em que os alunos investigaram o comportamento das funções em problemas propostos. Os problemas abordaram algumas aplicações dos modelos em situações de realidade e semi-realidade definidos por Skovsmose (2000).In this work we present a way of teaching exponential functions starting from mathematical models which involve these functions. The practical is based on SKOVSMOSE (2000) and BARBOSA (2001) works where some learning environments are proposed. The problems presented have addressed some applications of the models in real and semireal situations, as defined by Skovsmove. The proposal was applied to a class of first year of high school, whose students had never heard of exponential functions. To explore the models that describe different applications, the Euler number has been entered. The main focus of the practice was on the graphics analysis of the explored models, in which students investigated the behavior of the functions in the proposed problems.application/pdfporModelos matemáticosFunções exponenciaisModelagemMathematical modelsExponential functionsApplications of mathematicsExplorando Modelos que Envolvem Funções Exponenciais no Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912435.pdf000912435.pdfTexto completoapplication/pdf1083965http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88268/1/000912435.pdf40cdb3b88c105c25b7b321a4a2b1cd8dMD51TEXT000912435.pdf.txt000912435.pdf.txtExtracted Texttext/plain82969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88268/2/000912435.pdf.txte09746e8d3125b1a05f56e9d522053f0MD52THUMBNAIL000912435.pdf.jpg000912435.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88268/3/000912435.pdf.jpg7d16373e952d34bd2ad6e46c3f4244bcMD5310183/882682018-10-18 08:16:40.431oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88268Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:16:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Explorando Modelos que Envolvem Funções Exponenciais no Ensino Médio
title Explorando Modelos que Envolvem Funções Exponenciais no Ensino Médio
spellingShingle Explorando Modelos que Envolvem Funções Exponenciais no Ensino Médio
Haselein, Walter Mendes
Modelos matemáticos
Funções exponenciais
Modelagem
Mathematical models
Exponential functions
Applications of mathematics
title_short Explorando Modelos que Envolvem Funções Exponenciais no Ensino Médio
title_full Explorando Modelos que Envolvem Funções Exponenciais no Ensino Médio
title_fullStr Explorando Modelos que Envolvem Funções Exponenciais no Ensino Médio
title_full_unstemmed Explorando Modelos que Envolvem Funções Exponenciais no Ensino Médio
title_sort Explorando Modelos que Envolvem Funções Exponenciais no Ensino Médio
author Haselein, Walter Mendes
author_facet Haselein, Walter Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Haselein, Walter Mendes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Varriale, Maria Cristina
contributor_str_mv Varriale, Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos matemáticos
Funções exponenciais
Modelagem
topic Modelos matemáticos
Funções exponenciais
Modelagem
Mathematical models
Exponential functions
Applications of mathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical models
Exponential functions
Applications of mathematics
description Este trabalho apresenta uma abordagem de funções exponenciais a partir da exploração de modelos matemáticos. A prática é baseada nos trabalhos de SKOVSMOSE (2000) e BARBOSA (2001) que propõem a investigação da matemática através de alguns ambientes de aprendizagem. A proposta foi aplicada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio que ainda não havia tido contato com funções exponenciais. Para explorar os modelos, que descrevem diferentes aplicações, foi introduzido o número de Euler. A prática teve seu enfoque na análise dos gráficos dos modelos explorados, em que os alunos investigaram o comportamento das funções em problemas propostos. Os problemas abordaram algumas aplicações dos modelos em situações de realidade e semi-realidade definidos por Skovsmose (2000).
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-08T01:50:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88268
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912435
url http://hdl.handle.net/10183/88268
identifier_str_mv 000912435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88268/1/000912435.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88268/2/000912435.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88268/3/000912435.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 40cdb3b88c105c25b7b321a4a2b1cd8d
e09746e8d3125b1a05f56e9d522053f0
7d16373e952d34bd2ad6e46c3f4244bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224461285851136