Construção e análise de modelos exponenciais de forma significativa: uma experiência de ensino em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Emerson Silva de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Viali, Lorí, Ramos, Maurivan Güntzel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/302
Resumo: O presente artigo tem por objetivo descrever uma atividade que se deu pela construção e análise de alguns modelos matemáticos no contexto do estudo de funções exponenciais, utilizando dados empíricos e tendo como auxílio o uso de ferramentas da informática. Busca-se identificar nesse processo alguns elementos da Teoria de Aprendizagem Significativa. A atividade foi realizada dentro de uma disciplina de Pré-Cálculo com estudantes de vários cursos de graduação de uma universidade pública no Estado do Pará. Após a realização da atividade, os estudantes demonstraram ter compreendido os conceitos e propriedades relacionados às funções exponenciais, sinalizando um interesse maior pelo tema, pois puderam identificar sua aplicação em várias áreas do conhecimento, além da oportunidade de aprender e trabalhar com algumas ferramentas da informática como o Excel e o GeoGebra.Palavras-chave: Modelos Matemáticos. Funções Exponenciais. Aprendizagem Significativa.
id UFOPA-1_6028c2791aab460ee579748f8d2d3f7f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/302
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Construção e análise de modelos exponenciais de forma significativa: uma experiência de ensino em sala de aulaO presente artigo tem por objetivo descrever uma atividade que se deu pela construção e análise de alguns modelos matemáticos no contexto do estudo de funções exponenciais, utilizando dados empíricos e tendo como auxílio o uso de ferramentas da informática. Busca-se identificar nesse processo alguns elementos da Teoria de Aprendizagem Significativa. A atividade foi realizada dentro de uma disciplina de Pré-Cálculo com estudantes de vários cursos de graduação de uma universidade pública no Estado do Pará. Após a realização da atividade, os estudantes demonstraram ter compreendido os conceitos e propriedades relacionados às funções exponenciais, sinalizando um interesse maior pelo tema, pois puderam identificar sua aplicação em várias áreas do conhecimento, além da oportunidade de aprender e trabalhar com algumas ferramentas da informática como o Excel e o GeoGebra.Palavras-chave: Modelos Matemáticos. Funções Exponenciais. Aprendizagem Significativa.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/30210.24065/2237-9460.2017v7n2ID302Revista Exitus; v. 7 n. 2 (2017); 55-732237-946010.24065/2237-9460.2017v7n2reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/302/250Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Emerson Silva deViali, LoríRamos, Maurivan Güntzel2019-07-08T13:14:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/302Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:11.191922Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e análise de modelos exponenciais de forma significativa: uma experiência de ensino em sala de aula
title Construção e análise de modelos exponenciais de forma significativa: uma experiência de ensino em sala de aula
spellingShingle Construção e análise de modelos exponenciais de forma significativa: uma experiência de ensino em sala de aula
Sousa, Emerson Silva de
title_short Construção e análise de modelos exponenciais de forma significativa: uma experiência de ensino em sala de aula
title_full Construção e análise de modelos exponenciais de forma significativa: uma experiência de ensino em sala de aula
title_fullStr Construção e análise de modelos exponenciais de forma significativa: uma experiência de ensino em sala de aula
title_full_unstemmed Construção e análise de modelos exponenciais de forma significativa: uma experiência de ensino em sala de aula
title_sort Construção e análise de modelos exponenciais de forma significativa: uma experiência de ensino em sala de aula
author Sousa, Emerson Silva de
author_facet Sousa, Emerson Silva de
Viali, Lorí
Ramos, Maurivan Güntzel
author_role author
author2 Viali, Lorí
Ramos, Maurivan Güntzel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Emerson Silva de
Viali, Lorí
Ramos, Maurivan Güntzel
description O presente artigo tem por objetivo descrever uma atividade que se deu pela construção e análise de alguns modelos matemáticos no contexto do estudo de funções exponenciais, utilizando dados empíricos e tendo como auxílio o uso de ferramentas da informática. Busca-se identificar nesse processo alguns elementos da Teoria de Aprendizagem Significativa. A atividade foi realizada dentro de uma disciplina de Pré-Cálculo com estudantes de vários cursos de graduação de uma universidade pública no Estado do Pará. Após a realização da atividade, os estudantes demonstraram ter compreendido os conceitos e propriedades relacionados às funções exponenciais, sinalizando um interesse maior pelo tema, pois puderam identificar sua aplicação em várias áreas do conhecimento, além da oportunidade de aprender e trabalhar com algumas ferramentas da informática como o Excel e o GeoGebra.Palavras-chave: Modelos Matemáticos. Funções Exponenciais. Aprendizagem Significativa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/302
10.24065/2237-9460.2017v7n2ID302
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/302
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2017v7n2ID302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/302/250
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 7 n. 2 (2017); 55-73
2237-9460
10.24065/2237-9460.2017v7n2
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036940484608