A TRANSIÇÃO DO CAPITALISMO AO NOVO MODO DE PRODUÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS TRABALHARES: a implementação da pedagogia histórico-crítica e formação para uma nova sociedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1765 |
Resumo: | No atual momento, a humanidade está submetida aos mais duros desafios de sua história. Ao mesmo tempo em que se encontra na etapa de maior desenvolvimento científico, cultural e tecnológico, resultado do trabalho coletivo acúmulo ao longo do tempo, o modo de produção capitalista, fundado na propriedade privada, de um lado, concentra cada vez mais riquezas em poucas mãos enquanto priva mais da metade da população do planeta das condições básicas de sobrevivência e, por outro, coloca a própria humanidade em risco de extinção, dando mostras do esgotamento do modelo civilizatório burguês e da necessidade de sua superação e da construção de um novo modo de produzir, se organizar, se educar e viver. |
id |
UFOPA-1_bea5ee6740824e1d8db18d136f3ef1cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1765 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
A TRANSIÇÃO DO CAPITALISMO AO NOVO MODO DE PRODUÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS TRABALHARES: a implementação da pedagogia histórico-crítica e formação para uma nova sociedade Educação; Capitalismo; Modo de Produção; Pedagogia Histórico-Crítica; Educação dos TrabalhadoresNo atual momento, a humanidade está submetida aos mais duros desafios de sua história. Ao mesmo tempo em que se encontra na etapa de maior desenvolvimento científico, cultural e tecnológico, resultado do trabalho coletivo acúmulo ao longo do tempo, o modo de produção capitalista, fundado na propriedade privada, de um lado, concentra cada vez mais riquezas em poucas mãos enquanto priva mais da metade da população do planeta das condições básicas de sobrevivência e, por outro, coloca a própria humanidade em risco de extinção, dando mostras do esgotamento do modelo civilizatório burguês e da necessidade de sua superação e da construção de um novo modo de produzir, se organizar, se educar e viver.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2021-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/176510.24065/2237-9460.2021v11n1ID1765Revista Exitus; v. 11 (2021); e0201892237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1765/1049Copyright (c) 2021 Paulino Orsohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOrso, Paulino 2021-11-19T02:33:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1765Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:30.320665Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TRANSIÇÃO DO CAPITALISMO AO NOVO MODO DE PRODUÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS TRABALHARES: a implementação da pedagogia histórico-crítica e formação para uma nova sociedade |
title |
A TRANSIÇÃO DO CAPITALISMO AO NOVO MODO DE PRODUÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS TRABALHARES: a implementação da pedagogia histórico-crítica e formação para uma nova sociedade |
spellingShingle |
A TRANSIÇÃO DO CAPITALISMO AO NOVO MODO DE PRODUÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS TRABALHARES: a implementação da pedagogia histórico-crítica e formação para uma nova sociedade Orso, Paulino Educação; Capitalismo; Modo de Produção; Pedagogia Histórico-Crítica; Educação dos Trabalhadores |
title_short |
A TRANSIÇÃO DO CAPITALISMO AO NOVO MODO DE PRODUÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS TRABALHARES: a implementação da pedagogia histórico-crítica e formação para uma nova sociedade |
title_full |
A TRANSIÇÃO DO CAPITALISMO AO NOVO MODO DE PRODUÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS TRABALHARES: a implementação da pedagogia histórico-crítica e formação para uma nova sociedade |
title_fullStr |
A TRANSIÇÃO DO CAPITALISMO AO NOVO MODO DE PRODUÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS TRABALHARES: a implementação da pedagogia histórico-crítica e formação para uma nova sociedade |
title_full_unstemmed |
A TRANSIÇÃO DO CAPITALISMO AO NOVO MODO DE PRODUÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS TRABALHARES: a implementação da pedagogia histórico-crítica e formação para uma nova sociedade |
title_sort |
A TRANSIÇÃO DO CAPITALISMO AO NOVO MODO DE PRODUÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS TRABALHARES: a implementação da pedagogia histórico-crítica e formação para uma nova sociedade |
author |
Orso, Paulino |
author_facet |
Orso, Paulino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Orso, Paulino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Capitalismo; Modo de Produção; Pedagogia Histórico-Crítica; Educação dos Trabalhadores |
topic |
Educação; Capitalismo; Modo de Produção; Pedagogia Histórico-Crítica; Educação dos Trabalhadores |
description |
No atual momento, a humanidade está submetida aos mais duros desafios de sua história. Ao mesmo tempo em que se encontra na etapa de maior desenvolvimento científico, cultural e tecnológico, resultado do trabalho coletivo acúmulo ao longo do tempo, o modo de produção capitalista, fundado na propriedade privada, de um lado, concentra cada vez mais riquezas em poucas mãos enquanto priva mais da metade da população do planeta das condições básicas de sobrevivência e, por outro, coloca a própria humanidade em risco de extinção, dando mostras do esgotamento do modelo civilizatório burguês e da necessidade de sua superação e da construção de um novo modo de produzir, se organizar, se educar e viver. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1765 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1765 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1765 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1765/1049 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Paulino Orso https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Paulino Orso https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 11 (2021); e020189 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711039672025088 |