A TRANSIÇÃO DO CAPITALISMO AO NOVO MODO DE PRODUÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS TRABALHARES: a implementação da pedagogia histórico-crítica e formação para uma nova sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orso, Paulino
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1765
Resumo: No atual momento, a humanidade está submetida aos mais duros desafios de sua história. Ao mesmo tempo em que se encontra na etapa de maior desenvolvimento científico, cultural e tecnológico, resultado do trabalho coletivo acúmulo ao longo do tempo, o modo de produção capitalista, fundado na propriedade privada, de um lado, concentra cada vez mais riquezas em poucas mãos enquanto priva mais da metade da população do planeta das condições básicas de sobrevivência e, por outro, coloca a própria humanidade em risco de extinção, dando mostras do esgotamento do modelo civilizatório burguês e da necessidade de sua superação e da construção de um novo modo de produzir, se organizar, se educar e viver.
id UFOPA-1_bea5ee6740824e1d8db18d136f3ef1cf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1765
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling A TRANSIÇÃO DO CAPITALISMO AO NOVO MODO DE PRODUÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS TRABALHARES: a implementação da pedagogia histórico-crítica e formação para uma nova sociedade Educação; Capitalismo; Modo de Produção; Pedagogia Histórico-Crítica; Educação dos TrabalhadoresNo atual momento, a humanidade está submetida aos mais duros desafios de sua história. Ao mesmo tempo em que se encontra na etapa de maior desenvolvimento científico, cultural e tecnológico, resultado do trabalho coletivo acúmulo ao longo do tempo, o modo de produção capitalista, fundado na propriedade privada, de um lado, concentra cada vez mais riquezas em poucas mãos enquanto priva mais da metade da população do planeta das condições básicas de sobrevivência e, por outro, coloca a própria humanidade em risco de extinção, dando mostras do esgotamento do modelo civilizatório burguês e da necessidade de sua superação e da construção de um novo modo de produzir, se organizar, se educar e viver.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2021-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/176510.24065/2237-9460.2021v11n1ID1765Revista Exitus; v. 11 (2021); e0201892237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1765/1049Copyright (c) 2021 Paulino Orsohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOrso, Paulino 2021-11-19T02:33:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1765Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:30.320665Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A TRANSIÇÃO DO CAPITALISMO AO NOVO MODO DE PRODUÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS TRABALHARES: a implementação da pedagogia histórico-crítica e formação para uma nova sociedade
title A TRANSIÇÃO DO CAPITALISMO AO NOVO MODO DE PRODUÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS TRABALHARES: a implementação da pedagogia histórico-crítica e formação para uma nova sociedade
spellingShingle A TRANSIÇÃO DO CAPITALISMO AO NOVO MODO DE PRODUÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS TRABALHARES: a implementação da pedagogia histórico-crítica e formação para uma nova sociedade
Orso, Paulino
Educação; Capitalismo; Modo de Produção; Pedagogia Histórico-Crítica; Educação dos Trabalhadores
title_short A TRANSIÇÃO DO CAPITALISMO AO NOVO MODO DE PRODUÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS TRABALHARES: a implementação da pedagogia histórico-crítica e formação para uma nova sociedade
title_full A TRANSIÇÃO DO CAPITALISMO AO NOVO MODO DE PRODUÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS TRABALHARES: a implementação da pedagogia histórico-crítica e formação para uma nova sociedade
title_fullStr A TRANSIÇÃO DO CAPITALISMO AO NOVO MODO DE PRODUÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS TRABALHARES: a implementação da pedagogia histórico-crítica e formação para uma nova sociedade
title_full_unstemmed A TRANSIÇÃO DO CAPITALISMO AO NOVO MODO DE PRODUÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS TRABALHARES: a implementação da pedagogia histórico-crítica e formação para uma nova sociedade
title_sort A TRANSIÇÃO DO CAPITALISMO AO NOVO MODO DE PRODUÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS TRABALHARES: a implementação da pedagogia histórico-crítica e formação para uma nova sociedade
author Orso, Paulino
author_facet Orso, Paulino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Orso, Paulino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Capitalismo; Modo de Produção; Pedagogia Histórico-Crítica; Educação dos Trabalhadores
topic Educação; Capitalismo; Modo de Produção; Pedagogia Histórico-Crítica; Educação dos Trabalhadores
description No atual momento, a humanidade está submetida aos mais duros desafios de sua história. Ao mesmo tempo em que se encontra na etapa de maior desenvolvimento científico, cultural e tecnológico, resultado do trabalho coletivo acúmulo ao longo do tempo, o modo de produção capitalista, fundado na propriedade privada, de um lado, concentra cada vez mais riquezas em poucas mãos enquanto priva mais da metade da população do planeta das condições básicas de sobrevivência e, por outro, coloca a própria humanidade em risco de extinção, dando mostras do esgotamento do modelo civilizatório burguês e da necessidade de sua superação e da construção de um novo modo de produzir, se organizar, se educar e viver.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1765
10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1765
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1765
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1765/1049
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Paulino Orso
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Paulino Orso
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 11 (2021); e020189
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711039672025088