Mapas conceituais no ensino de matemática: experiência na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, André Ricardo Lucas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1230
Resumo: Este estudo analisa o mapa conceitual como estratégia de aprendizagem no ensino de matemática. Concebe o mapa como elemento possibilitador da aprendizagem significativa segundo a teoria de Ausubel (2003). Tem por objetivo compreender como os estudantes de uma turma, na modalidade Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos logram aprendizagem de polígonos a partir do uso que o professor faz do mapa conceitual enquanto uma estratégia didática de ensino. A pesquisa envolveu oito estudantes de uma escola pública estadual do interior baiano. Trata-se de um estudo de base qualitativa, que prima por analisar e descrever fenômenos da subjetividade humana, como o da aprendizagem. O método em que o estudo se desenvolveu é o estudo de caso, tendo o questionário e a observação como dispositivos de recolha de dados, a partir da realização de uma oficina que envolveu a construção dos mapas. O estudo evidenciou, dentre outras coisas, que o mapa conceitual possibilita uma apreensão de conteúdos na área de matemática, favorecendo ao estudante a condição de organizar o conteúdo aprendido, de modo a perceber as relações hierárquicas e estruturais de sentidos e conceitos que envolvem um determinado conteúdo em matemática, no caso em tela deste trabalho, polígonos. 
id UFOPA-1_f51fb8c22dc16168603c76f779b7d200
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1230
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Mapas conceituais no ensino de matemática: experiência na educação de jovens e adultosMapa conceitualAprendizagem significativaMatemáticaEste estudo analisa o mapa conceitual como estratégia de aprendizagem no ensino de matemática. Concebe o mapa como elemento possibilitador da aprendizagem significativa segundo a teoria de Ausubel (2003). Tem por objetivo compreender como os estudantes de uma turma, na modalidade Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos logram aprendizagem de polígonos a partir do uso que o professor faz do mapa conceitual enquanto uma estratégia didática de ensino. A pesquisa envolveu oito estudantes de uma escola pública estadual do interior baiano. Trata-se de um estudo de base qualitativa, que prima por analisar e descrever fenômenos da subjetividade humana, como o da aprendizagem. O método em que o estudo se desenvolveu é o estudo de caso, tendo o questionário e a observação como dispositivos de recolha de dados, a partir da realização de uma oficina que envolveu a construção dos mapas. O estudo evidenciou, dentre outras coisas, que o mapa conceitual possibilita uma apreensão de conteúdos na área de matemática, favorecendo ao estudante a condição de organizar o conteúdo aprendido, de modo a perceber as relações hierárquicas e estruturais de sentidos e conceitos que envolvem um determinado conteúdo em matemática, no caso em tela deste trabalho, polígonos. Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/123010.24065/2237-9460.2020v10n1ID1230Revista Exitus; v. 10 (2020); e0200892237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1230/903Copyright (c) 2020 Revista Exitushttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, André Ricardo Lucas2020-08-04T00:37:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1230Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:21.657028Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapas conceituais no ensino de matemática: experiência na educação de jovens e adultos
title Mapas conceituais no ensino de matemática: experiência na educação de jovens e adultos
spellingShingle Mapas conceituais no ensino de matemática: experiência na educação de jovens e adultos
Vieira, André Ricardo Lucas
Mapa conceitual
Aprendizagem significativa
Matemática
title_short Mapas conceituais no ensino de matemática: experiência na educação de jovens e adultos
title_full Mapas conceituais no ensino de matemática: experiência na educação de jovens e adultos
title_fullStr Mapas conceituais no ensino de matemática: experiência na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Mapas conceituais no ensino de matemática: experiência na educação de jovens e adultos
title_sort Mapas conceituais no ensino de matemática: experiência na educação de jovens e adultos
author Vieira, André Ricardo Lucas
author_facet Vieira, André Ricardo Lucas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, André Ricardo Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Mapa conceitual
Aprendizagem significativa
Matemática
topic Mapa conceitual
Aprendizagem significativa
Matemática
description Este estudo analisa o mapa conceitual como estratégia de aprendizagem no ensino de matemática. Concebe o mapa como elemento possibilitador da aprendizagem significativa segundo a teoria de Ausubel (2003). Tem por objetivo compreender como os estudantes de uma turma, na modalidade Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos logram aprendizagem de polígonos a partir do uso que o professor faz do mapa conceitual enquanto uma estratégia didática de ensino. A pesquisa envolveu oito estudantes de uma escola pública estadual do interior baiano. Trata-se de um estudo de base qualitativa, que prima por analisar e descrever fenômenos da subjetividade humana, como o da aprendizagem. O método em que o estudo se desenvolveu é o estudo de caso, tendo o questionário e a observação como dispositivos de recolha de dados, a partir da realização de uma oficina que envolveu a construção dos mapas. O estudo evidenciou, dentre outras coisas, que o mapa conceitual possibilita uma apreensão de conteúdos na área de matemática, favorecendo ao estudante a condição de organizar o conteúdo aprendido, de modo a perceber as relações hierárquicas e estruturais de sentidos e conceitos que envolvem um determinado conteúdo em matemática, no caso em tela deste trabalho, polígonos. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1230
10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1230
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1230
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1230/903
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 10 (2020); e020089
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711038356062208