O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Marco Antônio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pedroso, Amanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14798
https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32636
Resumo: Este artigo resultou de uma pesquisa de mestrado que investigou a lesbofobia no ensino superior. Os dados foram produzidos por um levantamento bibliográfico sobre o tema, pela participação em grupos afins à questão e por entrevistas narrativas com mulheres universitárias que se identificam como lésbicas ou bissexuais. Os diálogos teóricos se deram com autoras do campo das lesbianidades numa perspectiva pós-estruturalista. Percebemos que na universidade os processos de reconhecimento das experiências lésbicas e da lesbofobia são precários, indicando ser preciso questionar sobre os limites de uma educação que se propõe democrática, participativa e não heteronormativa.
id UFOP_1f693b654c0b4eddcc3d57e20a92aeae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/14798
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior.Recognition of the existence of lesbians and lesbophobia in higher education.LesbianidadesLesbofobiaEducaçãoEste artigo resultou de uma pesquisa de mestrado que investigou a lesbofobia no ensino superior. Os dados foram produzidos por um levantamento bibliográfico sobre o tema, pela participação em grupos afins à questão e por entrevistas narrativas com mulheres universitárias que se identificam como lésbicas ou bissexuais. Os diálogos teóricos se deram com autoras do campo das lesbianidades numa perspectiva pós-estruturalista. Percebemos que na universidade os processos de reconhecimento das experiências lésbicas e da lesbofobia são precários, indicando ser preciso questionar sobre os limites de uma educação que se propõe democrática, participativa e não heteronormativa.Este artículo resultó de una investigación de maestría que investigó la lesbofobia en la educación superior. Los datos fueron producidos por una encuesta bibliográfica sobre el tema, por la participación en grupos relacionados con el tema y por entrevistas narrativas con mujeres universitarias que se identifican como lesbianas o bisexuales. Diálogos teóricos tuvieron lugar con autores del campo de las lesbianas en una perspectiva postestructuralista. Percibimos que en la universidad, los procesos de reconocimiento de las experiencias lésbicas y la lesfobofia son precarios, lo que indica que es necesario cuestionar los límites de una educación que se proponga ser democrática, participativa y no heteronormativa.2022-03-31T16:07:17Z2022-03-31T16:07:17Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTORRES, M. A.; PEDROSO, A. O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior. Linhas Críticas, Brasília, v. 26, p. 3-18, 2020. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/32636>. Acesso em: 25 ago. 2021.1981-0431http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14798https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32636Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Marco AntônioPedroso, Amandaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-03-31T16:07:25Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14798Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-03-31T16:07:25Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior.
Recognition of the existence of lesbians and lesbophobia in higher education.
title O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior.
spellingShingle O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior.
Torres, Marco Antônio
Lesbianidades
Lesbofobia
Educação
title_short O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior.
title_full O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior.
title_fullStr O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior.
title_full_unstemmed O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior.
title_sort O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior.
author Torres, Marco Antônio
author_facet Torres, Marco Antônio
Pedroso, Amanda
author_role author
author2 Pedroso, Amanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Marco Antônio
Pedroso, Amanda
dc.subject.por.fl_str_mv Lesbianidades
Lesbofobia
Educação
topic Lesbianidades
Lesbofobia
Educação
description Este artigo resultou de uma pesquisa de mestrado que investigou a lesbofobia no ensino superior. Os dados foram produzidos por um levantamento bibliográfico sobre o tema, pela participação em grupos afins à questão e por entrevistas narrativas com mulheres universitárias que se identificam como lésbicas ou bissexuais. Os diálogos teóricos se deram com autoras do campo das lesbianidades numa perspectiva pós-estruturalista. Percebemos que na universidade os processos de reconhecimento das experiências lésbicas e da lesbofobia são precários, indicando ser preciso questionar sobre os limites de uma educação que se propõe democrática, participativa e não heteronormativa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-03-31T16:07:17Z
2022-03-31T16:07:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TORRES, M. A.; PEDROSO, A. O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior. Linhas Críticas, Brasília, v. 26, p. 3-18, 2020. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/32636>. Acesso em: 25 ago. 2021.
1981-0431
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14798
https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32636
identifier_str_mv TORRES, M. A.; PEDROSO, A. O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior. Linhas Críticas, Brasília, v. 26, p. 3-18, 2020. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/32636>. Acesso em: 25 ago. 2021.
1981-0431
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14798
https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002812271886336