O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior.
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14798 https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32636 |
Resumo: | Este artigo resultou de uma pesquisa de mestrado que investigou a lesbofobia no ensino superior. Os dados foram produzidos por um levantamento bibliográfico sobre o tema, pela participação em grupos afins à questão e por entrevistas narrativas com mulheres universitárias que se identificam como lésbicas ou bissexuais. Os diálogos teóricos se deram com autoras do campo das lesbianidades numa perspectiva pós-estruturalista. Percebemos que na universidade os processos de reconhecimento das experiências lésbicas e da lesbofobia são precários, indicando ser preciso questionar sobre os limites de uma educação que se propõe democrática, participativa e não heteronormativa. |
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O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior.Recognition of the existence of lesbians and lesbophobia in higher education.LesbianidadesLesbofobiaEducaçãoEste artigo resultou de uma pesquisa de mestrado que investigou a lesbofobia no ensino superior. Os dados foram produzidos por um levantamento bibliográfico sobre o tema, pela participação em grupos afins à questão e por entrevistas narrativas com mulheres universitárias que se identificam como lésbicas ou bissexuais. Os diálogos teóricos se deram com autoras do campo das lesbianidades numa perspectiva pós-estruturalista. Percebemos que na universidade os processos de reconhecimento das experiências lésbicas e da lesbofobia são precários, indicando ser preciso questionar sobre os limites de uma educação que se propõe democrática, participativa e não heteronormativa.Este artículo resultó de una investigación de maestría que investigó la lesbofobia en la educación superior. Los datos fueron producidos por una encuesta bibliográfica sobre el tema, por la participación en grupos relacionados con el tema y por entrevistas narrativas con mujeres universitarias que se identifican como lesbianas o bisexuales. Diálogos teóricos tuvieron lugar con autores del campo de las lesbianas en una perspectiva postestructuralista. Percibimos que en la universidad, los procesos de reconocimiento de las experiencias lésbicas y la lesfobofia son precarios, lo que indica que es necesario cuestionar los límites de una educación que se proponga ser democrática, participativa y no heteronormativa.2022-03-31T16:07:17Z2022-03-31T16:07:17Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTORRES, M. A.; PEDROSO, A. O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior. Linhas Críticas, Brasília, v. 26, p. 3-18, 2020. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/32636>. Acesso em: 25 ago. 2021.1981-0431http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14798https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32636Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Marco AntônioPedroso, Amandaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-03-31T16:07:25Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14798Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-03-31T16:07:25Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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