A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
dARK ID: | ark:/61566/0013000003p4v |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16937 https://doi.org/10.1590/2175-6236119607vs01 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a formação pedagógica dos professores engenheiros que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Foram realizadas entrevistas com oito professores engenheiros que atuam na EPTNM e que realizaram algum curso de for- mação pedagógica de diversos campi do IFMG e do CEFET-MG. Os resul- tados apontaram que os professores entrevistados buscaram a formação pedagógica em cursos de graduação (licenciatura) e especialização (pós- graduação lato sensu) somente após se formarem em cursos de engenharia. Concluiu-se que a formação pedagógica tem um potencial transformador da forma de agir e de pensar do docente e é bastante relevante para a forma- ção do professor engenheiro. |
id |
UFOP_29c71d92729e1c1fd186444fd6d51ffc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/16937 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM.The pedagogical formation of teacher engineers of EPTNM.Educação profissional técnica de nível médioEste trabalho tem como objetivo analisar a formação pedagógica dos professores engenheiros que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Foram realizadas entrevistas com oito professores engenheiros que atuam na EPTNM e que realizaram algum curso de for- mação pedagógica de diversos campi do IFMG e do CEFET-MG. Os resul- tados apontaram que os professores entrevistados buscaram a formação pedagógica em cursos de graduação (licenciatura) e especialização (pós- graduação lato sensu) somente após se formarem em cursos de engenharia. Concluiu-se que a formação pedagógica tem um potencial transformador da forma de agir e de pensar do docente e é bastante relevante para a forma- ção do professor engenheiro.This work aims to analyze the pedagogical formation of teachers engine- ers who work in Technical Vocational Education of High School Level (EP- TNM). Interviews had been conducted with eight teacher engineers who work in the EPTNM and who have done any course of pedagogical for- mation at any campi of the IFMG or the CEFET-MG. The results indicated that the interviewed teachers sought pedagogical formation in university graduate courses (teacher training) and specialization courses (lato sensu postgraduate studies) only after graduating from engineering courses. In conclusion, the pedagogical formation has a transforming potential in the way of performing and thinking of the teachers, and it is quite relevant to the formation of the teacher engineer.2023-07-11T16:22:15Z2023-07-11T16:22:15Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfBOAVENTURA, E. F. et al. A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, artigo e119607, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edreal/a/gNLsTLSmcPRyTfZTtmdxCHD/>. Acesso em: 06 jul. 2023.2175-6236http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16937https://doi.org/10.1590/2175-6236119607vs01ark:/61566/0013000003p4vEste trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessBoaventura, Erick FonsecaTonini, Adriana MariaAntunes, João Batista RafaelMadeira, Felipe Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T15:17:56Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16937Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T15:17:56Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM. The pedagogical formation of teacher engineers of EPTNM. |
title |
A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM. |
spellingShingle |
A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM. Boaventura, Erick Fonseca Educação profissional técnica de nível médio |
title_short |
A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM. |
title_full |
A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM. |
title_fullStr |
A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM. |
title_full_unstemmed |
A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM. |
title_sort |
A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM. |
author |
Boaventura, Erick Fonseca |
author_facet |
Boaventura, Erick Fonseca Tonini, Adriana Maria Antunes, João Batista Rafael Madeira, Felipe Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Tonini, Adriana Maria Antunes, João Batista Rafael Madeira, Felipe Rodrigues |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boaventura, Erick Fonseca Tonini, Adriana Maria Antunes, João Batista Rafael Madeira, Felipe Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação profissional técnica de nível médio |
topic |
Educação profissional técnica de nível médio |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar a formação pedagógica dos professores engenheiros que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Foram realizadas entrevistas com oito professores engenheiros que atuam na EPTNM e que realizaram algum curso de for- mação pedagógica de diversos campi do IFMG e do CEFET-MG. Os resul- tados apontaram que os professores entrevistados buscaram a formação pedagógica em cursos de graduação (licenciatura) e especialização (pós- graduação lato sensu) somente após se formarem em cursos de engenharia. Concluiu-se que a formação pedagógica tem um potencial transformador da forma de agir e de pensar do docente e é bastante relevante para a forma- ção do professor engenheiro. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-07-11T16:22:15Z 2023-07-11T16:22:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BOAVENTURA, E. F. et al. A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, artigo e119607, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edreal/a/gNLsTLSmcPRyTfZTtmdxCHD/>. Acesso em: 06 jul. 2023. 2175-6236 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16937 https://doi.org/10.1590/2175-6236119607vs01 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/61566/0013000003p4v |
identifier_str_mv |
BOAVENTURA, E. F. et al. A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, artigo e119607, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edreal/a/gNLsTLSmcPRyTfZTtmdxCHD/>. Acesso em: 06 jul. 2023. 2175-6236 ark:/61566/0013000003p4v |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16937 https://doi.org/10.1590/2175-6236119607vs01 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1817705752973803520 |