A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boaventura, Erick Fonseca
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Tonini, Adriana Maria, Antunes, João Batista Rafael, Madeira, Felipe Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
dARK ID: ark:/61566/0013000003p4v
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16937
https://doi.org/10.1590/2175-6236119607vs01
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a formação pedagógica dos professores engenheiros que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Foram realizadas entrevistas com oito professores engenheiros que atuam na EPTNM e que realizaram algum curso de for- mação pedagógica de diversos campi do IFMG e do CEFET-MG. Os resul- tados apontaram que os professores entrevistados buscaram a formação pedagógica em cursos de graduação (licenciatura) e especialização (pós- graduação lato sensu) somente após se formarem em cursos de engenharia. Concluiu-se que a formação pedagógica tem um potencial transformador da forma de agir e de pensar do docente e é bastante relevante para a forma- ção do professor engenheiro.
id UFOP_29c71d92729e1c1fd186444fd6d51ffc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/16937
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM.The pedagogical formation of teacher engineers of EPTNM.Educação profissional técnica de nível médioEste trabalho tem como objetivo analisar a formação pedagógica dos professores engenheiros que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Foram realizadas entrevistas com oito professores engenheiros que atuam na EPTNM e que realizaram algum curso de for- mação pedagógica de diversos campi do IFMG e do CEFET-MG. Os resul- tados apontaram que os professores entrevistados buscaram a formação pedagógica em cursos de graduação (licenciatura) e especialização (pós- graduação lato sensu) somente após se formarem em cursos de engenharia. Concluiu-se que a formação pedagógica tem um potencial transformador da forma de agir e de pensar do docente e é bastante relevante para a forma- ção do professor engenheiro.This work aims to analyze the pedagogical formation of teachers engine- ers who work in Technical Vocational Education of High School Level (EP- TNM). Interviews had been conducted with eight teacher engineers who work in the EPTNM and who have done any course of pedagogical for- mation at any campi of the IFMG or the CEFET-MG. The results indicated that the interviewed teachers sought pedagogical formation in university graduate courses (teacher training) and specialization courses (lato sensu postgraduate studies) only after graduating from engineering courses. In conclusion, the pedagogical formation has a transforming potential in the way of performing and thinking of the teachers, and it is quite relevant to the formation of the teacher engineer.2023-07-11T16:22:15Z2023-07-11T16:22:15Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfBOAVENTURA, E. F. et al. A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, artigo e119607, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edreal/a/gNLsTLSmcPRyTfZTtmdxCHD/>. Acesso em: 06 jul. 2023.2175-6236http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16937https://doi.org/10.1590/2175-6236119607vs01ark:/61566/0013000003p4vEste trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessBoaventura, Erick FonsecaTonini, Adriana MariaAntunes, João Batista RafaelMadeira, Felipe Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T15:17:56Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16937Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T15:17:56Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM.
The pedagogical formation of teacher engineers of EPTNM.
title A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM.
spellingShingle A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM.
Boaventura, Erick Fonseca
Educação profissional técnica de nível médio
title_short A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM.
title_full A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM.
title_fullStr A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM.
title_full_unstemmed A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM.
title_sort A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM.
author Boaventura, Erick Fonseca
author_facet Boaventura, Erick Fonseca
Tonini, Adriana Maria
Antunes, João Batista Rafael
Madeira, Felipe Rodrigues
author_role author
author2 Tonini, Adriana Maria
Antunes, João Batista Rafael
Madeira, Felipe Rodrigues
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boaventura, Erick Fonseca
Tonini, Adriana Maria
Antunes, João Batista Rafael
Madeira, Felipe Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissional técnica de nível médio
topic Educação profissional técnica de nível médio
description Este trabalho tem como objetivo analisar a formação pedagógica dos professores engenheiros que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Foram realizadas entrevistas com oito professores engenheiros que atuam na EPTNM e que realizaram algum curso de for- mação pedagógica de diversos campi do IFMG e do CEFET-MG. Os resul- tados apontaram que os professores entrevistados buscaram a formação pedagógica em cursos de graduação (licenciatura) e especialização (pós- graduação lato sensu) somente após se formarem em cursos de engenharia. Concluiu-se que a formação pedagógica tem um potencial transformador da forma de agir e de pensar do docente e é bastante relevante para a forma- ção do professor engenheiro.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-07-11T16:22:15Z
2023-07-11T16:22:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOAVENTURA, E. F. et al. A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, artigo e119607, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edreal/a/gNLsTLSmcPRyTfZTtmdxCHD/>. Acesso em: 06 jul. 2023.
2175-6236
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16937
https://doi.org/10.1590/2175-6236119607vs01
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/61566/0013000003p4v
identifier_str_mv BOAVENTURA, E. F. et al. A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, artigo e119607, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edreal/a/gNLsTLSmcPRyTfZTtmdxCHD/>. Acesso em: 06 jul. 2023.
2175-6236
ark:/61566/0013000003p4v
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16937
https://doi.org/10.1590/2175-6236119607vs01
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1817705752973803520