Transformações geométricas no contexto escolar : uma experiência de aprendizagem no 8º ano do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro Henrique da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8757
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_37e8cdc96bd5383bedfb8a3f1e1c5d33
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/8757
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Transformações geométricas no contexto escolar : uma experiência de aprendizagem no 8º ano do ensino fundamental.Geometria - conhecimentos e aprendizagemPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.A pesquisa foi desenvolvida na Linha 2: Formação de Professores de Matemática, Cultura e Ensino-aprendizagem de Matemática, do Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, que foi desenvolvido com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada do interior de Minas Gerais. O tema foi: o ensino-aprendizagem de transformações geométricas por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A partir de levantamento bibliográfico, de um questionário e seguindo os passos da teoria Histórico Cultural de Vigotski, foi elaborada uma proposta de atividades. Esta proposta utilizou-se de matérias manipulativas, tarefas e do software GeoGebra. Os instrumentos para a coleta de dados foram questionários, registro documental, diário de campo e filmagens. Finalizando a pesquisa, foi realizado um questionário final a fim de verificar alguns resultados. Para a interpretação e análise dos dados, foi utilizada a fundamentação teórica elaborada para este fim.The research was developed in Line 2: Training of Teachers of Mathematics, Culture and Teaching-learning of Mathematics, of the Professional Master in Mathematics Education of UFOP. This is a qualitative study, which was developed with 8th grade students from a private school in the interior of Minas Gerais. The theme was: the teaching-learning of geometric transformations by students of the 8th year of Elementary School. From a bibliographical survey, a questionnaire and following the steps of the Cultural Historical theory of Vygotsky, a proposal of activities was elaborated. This proposal was made using manipulatives, tasks and GeoGebra software. The instruments for data collection were questionnaires, documentary record, field diary and filming. At the end of the research, a final questionnaire was carried out to verify some results. For the interpretation and analysis of the data, the theoretical basis elaborated for this purpose was used.Viana, Marger da Conceição VenturaViana, Marger da Conceição VenturaGazire, Eliane ScheidReis, Frederico da SilvaSilva, Pedro Henrique da2017-09-19T13:24:04Z2017-09-19T13:24:04Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Pedro Henrique da. Transformações geométricas no contexto escolar: uma experiência de aprendizagem no 8º ano do ensino fundamental. 2017. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8757Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/09/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-10-09T18:48:32Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/8757Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-10-09T18:48:32Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Transformações geométricas no contexto escolar : uma experiência de aprendizagem no 8º ano do ensino fundamental.
title Transformações geométricas no contexto escolar : uma experiência de aprendizagem no 8º ano do ensino fundamental.
spellingShingle Transformações geométricas no contexto escolar : uma experiência de aprendizagem no 8º ano do ensino fundamental.
Silva, Pedro Henrique da
Geometria - conhecimentos e aprendizagem
title_short Transformações geométricas no contexto escolar : uma experiência de aprendizagem no 8º ano do ensino fundamental.
title_full Transformações geométricas no contexto escolar : uma experiência de aprendizagem no 8º ano do ensino fundamental.
title_fullStr Transformações geométricas no contexto escolar : uma experiência de aprendizagem no 8º ano do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Transformações geométricas no contexto escolar : uma experiência de aprendizagem no 8º ano do ensino fundamental.
title_sort Transformações geométricas no contexto escolar : uma experiência de aprendizagem no 8º ano do ensino fundamental.
author Silva, Pedro Henrique da
author_facet Silva, Pedro Henrique da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Marger da Conceição Ventura
Viana, Marger da Conceição Ventura
Gazire, Eliane Scheid
Reis, Frederico da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Pedro Henrique da
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria - conhecimentos e aprendizagem
topic Geometria - conhecimentos e aprendizagem
description Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-19T13:24:04Z
2017-09-19T13:24:04Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Pedro Henrique da. Transformações geométricas no contexto escolar: uma experiência de aprendizagem no 8º ano do ensino fundamental. 2017. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8757
identifier_str_mv SILVA, Pedro Henrique da. Transformações geométricas no contexto escolar: uma experiência de aprendizagem no 8º ano do ensino fundamental. 2017. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002866885918720