Implementação de atividades complementares nos currículos dos cursos de engenharia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonini, Adriana Maria
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3621
Resumo: O objetivo deste texto é apresentar, para os currículos de Engenharia, incluindo a respectiva carga horária, mínima e máxima, por semestre, uma proposta de implementação de Atividades Complementares, cuja importância, no cenário atual, se justifica pelas mudanças de foco da organização, que passa a se orientar por competências e habilidades, inovando as metodologias e o processo de ensino-aprendizagem. Embora nomeadas como complementares, contribuem para a formação generalista, crítica e reflexiva, aliada à formação tecnicista, do engenheiro. Mesmo assim, percebe-se que não estão efetivamente presentes nos Projetos Político-Pedagógicos e nas Matrizes Currículares desses cursos. Espero, pois, com esta proposta, motivar a inserção das Atividades Complementares como posssibilidade de interferir na mudança de pensamento e de abordagem pedagógica nos cursos de Engenharia.
id UFOP_3af9f371be4448303a139dc309d37957
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/3621
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Implementação de atividades complementares nos currículos dos cursos de engenharia.The complementary activities in the curriculum of the courses of engineering.Projeto político-pedagógicoCurrículoAtividade complementarFormação generalista do engenheiroO objetivo deste texto é apresentar, para os currículos de Engenharia, incluindo a respectiva carga horária, mínima e máxima, por semestre, uma proposta de implementação de Atividades Complementares, cuja importância, no cenário atual, se justifica pelas mudanças de foco da organização, que passa a se orientar por competências e habilidades, inovando as metodologias e o processo de ensino-aprendizagem. Embora nomeadas como complementares, contribuem para a formação generalista, crítica e reflexiva, aliada à formação tecnicista, do engenheiro. Mesmo assim, percebe-se que não estão efetivamente presentes nos Projetos Político-Pedagógicos e nas Matrizes Currículares desses cursos. Espero, pois, com esta proposta, motivar a inserção das Atividades Complementares como posssibilidade de interferir na mudança de pensamento e de abordagem pedagógica nos cursos de Engenharia.The objective of this article is to present for the engineering curriculum, including the workload, minimum and maximum per semester, a proposal to implement complementary activities, whose importance in the current scenario, warranted by changes in focus of the organization, which shall be guided by competencies and skills, innovating methodologies and teaching-learning. Although named as complementary, contribute to the general education, critical and reflective, coupled with technical education for engineer. Even so, perceives that they are not actually present in the political-pedagogical projects and on curricular arrays of courses. I hope, with this proposal, motivating the inclusion of enrichment activities such as the possibility of an interfering change in thinking and approach in teaching engineering course.2014-09-05T19:32:01Z2014-09-05T19:32:01Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTONINI, A. M. Implementação de atividades complementares nos currículos dos cursos de engenharia. Revista de Ensino de Ciências e Engenharia, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 63-74, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2013v8n2p162/26026>. Acesso em: 05 set. 2014.2179-2933http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3621Disponível sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Ensino de Ciências e Engenharia <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 05 set. 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessTonini, Adriana Mariaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-04-30T13:24:32Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/3621Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-04-30T13:24:32Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de atividades complementares nos currículos dos cursos de engenharia.
The complementary activities in the curriculum of the courses of engineering.
title Implementação de atividades complementares nos currículos dos cursos de engenharia.
spellingShingle Implementação de atividades complementares nos currículos dos cursos de engenharia.
Tonini, Adriana Maria
Projeto político-pedagógico
Currículo
Atividade complementar
Formação generalista do engenheiro
title_short Implementação de atividades complementares nos currículos dos cursos de engenharia.
title_full Implementação de atividades complementares nos currículos dos cursos de engenharia.
title_fullStr Implementação de atividades complementares nos currículos dos cursos de engenharia.
title_full_unstemmed Implementação de atividades complementares nos currículos dos cursos de engenharia.
title_sort Implementação de atividades complementares nos currículos dos cursos de engenharia.
author Tonini, Adriana Maria
author_facet Tonini, Adriana Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonini, Adriana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto político-pedagógico
Currículo
Atividade complementar
Formação generalista do engenheiro
topic Projeto político-pedagógico
Currículo
Atividade complementar
Formação generalista do engenheiro
description O objetivo deste texto é apresentar, para os currículos de Engenharia, incluindo a respectiva carga horária, mínima e máxima, por semestre, uma proposta de implementação de Atividades Complementares, cuja importância, no cenário atual, se justifica pelas mudanças de foco da organização, que passa a se orientar por competências e habilidades, inovando as metodologias e o processo de ensino-aprendizagem. Embora nomeadas como complementares, contribuem para a formação generalista, crítica e reflexiva, aliada à formação tecnicista, do engenheiro. Mesmo assim, percebe-se que não estão efetivamente presentes nos Projetos Político-Pedagógicos e nas Matrizes Currículares desses cursos. Espero, pois, com esta proposta, motivar a inserção das Atividades Complementares como posssibilidade de interferir na mudança de pensamento e de abordagem pedagógica nos cursos de Engenharia.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2014-09-05T19:32:01Z
2014-09-05T19:32:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TONINI, A. M. Implementação de atividades complementares nos currículos dos cursos de engenharia. Revista de Ensino de Ciências e Engenharia, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 63-74, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2013v8n2p162/26026>. Acesso em: 05 set. 2014.
2179-2933
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3621
identifier_str_mv TONINI, A. M. Implementação de atividades complementares nos currículos dos cursos de engenharia. Revista de Ensino de Ciências e Engenharia, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 63-74, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2013v8n2p162/26026>. Acesso em: 05 set. 2014.
2179-2933
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002850273329152