Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1456 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos em pesquisa com a amostra de engenheiros formados entre 1976 e 2007 nas modalidades de engenharia civil e elétrica sobre como as Atividades Complementares presentes na resolução 11/2002 (CNE/CES) vêm promovendo a mudança do perfil de formação dos egressos após 2002, para uma formação mais generalista, crítica e reflexiva, em oposição aos formados antes de 2002, que apresentam uma formação mais tecnicista, considerando a vinculação da formação às novas demandas voltadas para a organização do trabalho na sociedade. O artigo defende um melhor uso desse instrumento curricular como alternativa para a verdadeira mudança pedagógica do ensino de engenharia. |
id |
UFOP_0e87973ca575b65dd54452bf7845960a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/1456 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia.Formação do engenheiroProjetos pedagógicosCurrículoCursos de engenhariaO objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos em pesquisa com a amostra de engenheiros formados entre 1976 e 2007 nas modalidades de engenharia civil e elétrica sobre como as Atividades Complementares presentes na resolução 11/2002 (CNE/CES) vêm promovendo a mudança do perfil de formação dos egressos após 2002, para uma formação mais generalista, crítica e reflexiva, em oposição aos formados antes de 2002, que apresentam uma formação mais tecnicista, considerando a vinculação da formação às novas demandas voltadas para a organização do trabalho na sociedade. O artigo defende um melhor uso desse instrumento curricular como alternativa para a verdadeira mudança pedagógica do ensino de engenharia.This paper aims at presenting the results accomplished by surveying a sample of engineers graduated between 1976 and 2007 in both, Civil and Electric Engineering courses. The focus of the work is on the Complementary Activities stated in the Resolution 11/2002 (CNE/CES) and how they are promoting a change of the profile of the engineers after 2002. The change is from the technical approach to a more general education, critical and reflexive as opposed to the ones graduated before 2002, considering the desirable link between the education and the new demands required by the organization of the work in the society. The paper also advocates for the use of this curricular instrument as a way of getting a real pedagogical change in the engineering education.2012-09-27T15:22:06Z2012-09-27T15:22:06Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTONINI, A. M.; LIMA, M. de L. R. de. Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 28, n. 1, p. 36-44, 2009. Disponível em: <http://www.upf.com.br/seer/index.php/ree/article/download/402/266>. Acesso em: 27 set. 2012.22360158http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1456A Revista de Ensino de Engenharia permite aos usuários distribuir os artigos publicados na revista on-line. Fonte: Revista de Ensino de Engenharia <http://www.abenge.org.br/revista/index.php/abenge/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 13 set. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessTonini, Adriana MariaLima, Maria de Lourdes Rocha deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-03-11T14:16:14Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/1456Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-03-11T14:16:14Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia. |
title |
Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia. |
spellingShingle |
Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia. Tonini, Adriana Maria Formação do engenheiro Projetos pedagógicos Currículo Cursos de engenharia |
title_short |
Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia. |
title_full |
Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia. |
title_fullStr |
Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia. |
title_full_unstemmed |
Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia. |
title_sort |
Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia. |
author |
Tonini, Adriana Maria |
author_facet |
Tonini, Adriana Maria Lima, Maria de Lourdes Rocha de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Maria de Lourdes Rocha de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonini, Adriana Maria Lima, Maria de Lourdes Rocha de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação do engenheiro Projetos pedagógicos Currículo Cursos de engenharia |
topic |
Formação do engenheiro Projetos pedagógicos Currículo Cursos de engenharia |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos em pesquisa com a amostra de engenheiros formados entre 1976 e 2007 nas modalidades de engenharia civil e elétrica sobre como as Atividades Complementares presentes na resolução 11/2002 (CNE/CES) vêm promovendo a mudança do perfil de formação dos egressos após 2002, para uma formação mais generalista, crítica e reflexiva, em oposição aos formados antes de 2002, que apresentam uma formação mais tecnicista, considerando a vinculação da formação às novas demandas voltadas para a organização do trabalho na sociedade. O artigo defende um melhor uso desse instrumento curricular como alternativa para a verdadeira mudança pedagógica do ensino de engenharia. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2012-09-27T15:22:06Z 2012-09-27T15:22:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TONINI, A. M.; LIMA, M. de L. R. de. Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 28, n. 1, p. 36-44, 2009. Disponível em: <http://www.upf.com.br/seer/index.php/ree/article/download/402/266>. Acesso em: 27 set. 2012. 22360158 http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1456 |
identifier_str_mv |
TONINI, A. M.; LIMA, M. de L. R. de. Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 28, n. 1, p. 36-44, 2009. Disponível em: <http://www.upf.com.br/seer/index.php/ree/article/download/402/266>. Acesso em: 27 set. 2012. 22360158 |
url |
http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002805532688384 |