Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonini, Adriana Maria
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Lima, Maria de Lourdes Rocha de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1456
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos em pesquisa com a amostra de engenheiros formados entre 1976 e 2007 nas modalidades de engenharia civil e elétrica sobre como as Atividades Complementares presentes na resolução 11/2002 (CNE/CES) vêm promovendo a mudança do perfil de formação dos egressos após 2002, para uma formação mais generalista, crítica e reflexiva, em oposição aos formados antes de 2002, que apresentam uma formação mais tecnicista, considerando a vinculação da formação às novas demandas voltadas para a organização do trabalho na sociedade. O artigo defende um melhor uso desse instrumento curricular como alternativa para a verdadeira mudança pedagógica do ensino de engenharia.
id UFOP_0e87973ca575b65dd54452bf7845960a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/1456
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia.Formação do engenheiroProjetos pedagógicosCurrículoCursos de engenhariaO objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos em pesquisa com a amostra de engenheiros formados entre 1976 e 2007 nas modalidades de engenharia civil e elétrica sobre como as Atividades Complementares presentes na resolução 11/2002 (CNE/CES) vêm promovendo a mudança do perfil de formação dos egressos após 2002, para uma formação mais generalista, crítica e reflexiva, em oposição aos formados antes de 2002, que apresentam uma formação mais tecnicista, considerando a vinculação da formação às novas demandas voltadas para a organização do trabalho na sociedade. O artigo defende um melhor uso desse instrumento curricular como alternativa para a verdadeira mudança pedagógica do ensino de engenharia.This paper aims at presenting the results accomplished by surveying a sample of engineers graduated between 1976 and 2007 in both, Civil and Electric Engineering courses. The focus of the work is on the Complementary Activities stated in the Resolution 11/2002 (CNE/CES) and how they are promoting a change of the profile of the engineers after 2002. The change is from the technical approach to a more general education, critical and reflexive as opposed to the ones graduated before 2002, considering the desirable link between the education and the new demands required by the organization of the work in the society. The paper also advocates for the use of this curricular instrument as a way of getting a real pedagogical change in the engineering education.2012-09-27T15:22:06Z2012-09-27T15:22:06Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTONINI, A. M.; LIMA, M. de L. R. de. Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 28, n. 1, p. 36-44, 2009. Disponível em: <http://www.upf.com.br/seer/index.php/ree/article/download/402/266>. Acesso em: 27 set. 2012.22360158http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1456A Revista de Ensino de Engenharia permite aos usuários distribuir os artigos publicados na revista on-line. Fonte: Revista de Ensino de Engenharia <http://www.abenge.org.br/revista/index.php/abenge/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 13 set. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessTonini, Adriana MariaLima, Maria de Lourdes Rocha deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-03-11T14:16:14Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/1456Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-03-11T14:16:14Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia.
title Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia.
spellingShingle Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia.
Tonini, Adriana Maria
Formação do engenheiro
Projetos pedagógicos
Currículo
Cursos de engenharia
title_short Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia.
title_full Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia.
title_fullStr Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia.
title_full_unstemmed Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia.
title_sort Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia.
author Tonini, Adriana Maria
author_facet Tonini, Adriana Maria
Lima, Maria de Lourdes Rocha de
author_role author
author2 Lima, Maria de Lourdes Rocha de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonini, Adriana Maria
Lima, Maria de Lourdes Rocha de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do engenheiro
Projetos pedagógicos
Currículo
Cursos de engenharia
topic Formação do engenheiro
Projetos pedagógicos
Currículo
Cursos de engenharia
description O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos em pesquisa com a amostra de engenheiros formados entre 1976 e 2007 nas modalidades de engenharia civil e elétrica sobre como as Atividades Complementares presentes na resolução 11/2002 (CNE/CES) vêm promovendo a mudança do perfil de formação dos egressos após 2002, para uma formação mais generalista, crítica e reflexiva, em oposição aos formados antes de 2002, que apresentam uma formação mais tecnicista, considerando a vinculação da formação às novas demandas voltadas para a organização do trabalho na sociedade. O artigo defende um melhor uso desse instrumento curricular como alternativa para a verdadeira mudança pedagógica do ensino de engenharia.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2012-09-27T15:22:06Z
2012-09-27T15:22:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TONINI, A. M.; LIMA, M. de L. R. de. Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 28, n. 1, p. 36-44, 2009. Disponível em: <http://www.upf.com.br/seer/index.php/ree/article/download/402/266>. Acesso em: 27 set. 2012.
22360158
http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1456
identifier_str_mv TONINI, A. M.; LIMA, M. de L. R. de. Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 28, n. 1, p. 36-44, 2009. Disponível em: <http://www.upf.com.br/seer/index.php/ree/article/download/402/266>. Acesso em: 27 set. 2012.
22360158
url http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002805532688384