A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ricardo Carlos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9820
Resumo: No presente artigo, discute-se o conceito de dṛśya kāvya (visível poesia) da tradição cênica indiana como proposta de dramaturgia do corpo. Partindo do impacto que as tradições cênicas asiáticas provocaram no teatro europeu no século XX, são analisados alguns conceitos e técnicas de atuação do teatro-dança clássico indiano (em particular, Orissi e Kathakali), baseadas na tradução da palavra em gesto corporal. Questiona-se também a relevância dessa discussão para um teatro que busca distanciar-se de um modelo logocêntrico, numa perspectiva intercultural.
id UFOP_462d7f18961330bb7de8851022e1c341
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/9820
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Gomes, Ricardo Carlos2018-04-04T12:31:39Z2018-04-04T12:31:39Z2017GOMES, R. C. A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 7, p. 154-183, 2017. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/63654>. Acesso em: 02 fev. 2018.22372660http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9820No presente artigo, discute-se o conceito de dṛśya kāvya (visível poesia) da tradição cênica indiana como proposta de dramaturgia do corpo. Partindo do impacto que as tradições cênicas asiáticas provocaram no teatro europeu no século XX, são analisados alguns conceitos e técnicas de atuação do teatro-dança clássico indiano (em particular, Orissi e Kathakali), baseadas na tradução da palavra em gesto corporal. Questiona-se também a relevância dessa discussão para um teatro que busca distanciar-se de um modelo logocêntrico, numa perspectiva intercultural.This article intends to analyze the concept of dṛśya kāvya (visible poetry) from the Indian scenic tradition, as a proposal to a dramaturgy of the body. Starting from the impact that the Asian scenic tradition caused in the European theater in the 20th century, we will examine some concepts and acting techniques from the Indian classical dance-theater (specially Orissi and Kathakali), which are based in the translation of the word into physical gesture. We also question the relevance of this discussion to a theater seeking to distance itself from a logocentric model, in an intercultural perspective.Os trabalhos publicados na Revista Brasileira de Estudos da Presença estão sob licença Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Brasileira de Estudos da Presença <http://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/about>. Acesso em : 05 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho do atorKathakaliInterculturalismoClássico indianoA dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9820/2/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD52ORIGINALARTIGO_DramaturgiaCorpoTeatro.pdfARTIGO_DramaturgiaCorpoTeatro.pdfapplication/pdf394003http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9820/1/ARTIGO_DramaturgiaCorpoTeatro.pdf434824e389f361ea0ab00723386a8dfcMD51123456789/98202018-04-04 08:31:39.721oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332018-04-04T12:31:39Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia.
title A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia.
spellingShingle A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia.
Gomes, Ricardo Carlos
Trabalho do ator
Kathakali
Interculturalismo
Clássico indiano
title_short A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia.
title_full A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia.
title_fullStr A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia.
title_full_unstemmed A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia.
title_sort A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia.
author Gomes, Ricardo Carlos
author_facet Gomes, Ricardo Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ricardo Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho do ator
Kathakali
Interculturalismo
Clássico indiano
topic Trabalho do ator
Kathakali
Interculturalismo
Clássico indiano
description No presente artigo, discute-se o conceito de dṛśya kāvya (visível poesia) da tradição cênica indiana como proposta de dramaturgia do corpo. Partindo do impacto que as tradições cênicas asiáticas provocaram no teatro europeu no século XX, são analisados alguns conceitos e técnicas de atuação do teatro-dança clássico indiano (em particular, Orissi e Kathakali), baseadas na tradução da palavra em gesto corporal. Questiona-se também a relevância dessa discussão para um teatro que busca distanciar-se de um modelo logocêntrico, numa perspectiva intercultural.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-04T12:31:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-04T12:31:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, R. C. A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 7, p. 154-183, 2017. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/63654>. Acesso em: 02 fev. 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9820
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 22372660
identifier_str_mv GOMES, R. C. A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 7, p. 154-183, 2017. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/63654>. Acesso em: 02 fev. 2018.
22372660
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9820/2/license.txt
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9820/1/ARTIGO_DramaturgiaCorpoTeatro.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae
434824e389f361ea0ab00723386a8dfc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1801685714457329664