A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9820 |
Resumo: | No presente artigo, discute-se o conceito de dṛśya kāvya (visível poesia) da tradição cênica indiana como proposta de dramaturgia do corpo. Partindo do impacto que as tradições cênicas asiáticas provocaram no teatro europeu no século XX, são analisados alguns conceitos e técnicas de atuação do teatro-dança clássico indiano (em particular, Orissi e Kathakali), baseadas na tradução da palavra em gesto corporal. Questiona-se também a relevância dessa discussão para um teatro que busca distanciar-se de um modelo logocêntrico, numa perspectiva intercultural. |
id |
UFOP_462d7f18961330bb7de8851022e1c341 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:123456789/9820 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Gomes, Ricardo Carlos2018-04-04T12:31:39Z2018-04-04T12:31:39Z2017GOMES, R. C. A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 7, p. 154-183, 2017. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/63654>. Acesso em: 02 fev. 2018.22372660http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9820No presente artigo, discute-se o conceito de dṛśya kāvya (visível poesia) da tradição cênica indiana como proposta de dramaturgia do corpo. Partindo do impacto que as tradições cênicas asiáticas provocaram no teatro europeu no século XX, são analisados alguns conceitos e técnicas de atuação do teatro-dança clássico indiano (em particular, Orissi e Kathakali), baseadas na tradução da palavra em gesto corporal. Questiona-se também a relevância dessa discussão para um teatro que busca distanciar-se de um modelo logocêntrico, numa perspectiva intercultural.This article intends to analyze the concept of dṛśya kāvya (visible poetry) from the Indian scenic tradition, as a proposal to a dramaturgy of the body. Starting from the impact that the Asian scenic tradition caused in the European theater in the 20th century, we will examine some concepts and acting techniques from the Indian classical dance-theater (specially Orissi and Kathakali), which are based in the translation of the word into physical gesture. We also question the relevance of this discussion to a theater seeking to distance itself from a logocentric model, in an intercultural perspective.Os trabalhos publicados na Revista Brasileira de Estudos da Presença estão sob licença Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Brasileira de Estudos da Presença <http://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/about>. Acesso em : 05 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho do atorKathakaliInterculturalismoClássico indianoA dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9820/2/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD52ORIGINALARTIGO_DramaturgiaCorpoTeatro.pdfARTIGO_DramaturgiaCorpoTeatro.pdfapplication/pdf394003http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9820/1/ARTIGO_DramaturgiaCorpoTeatro.pdf434824e389f361ea0ab00723386a8dfcMD51123456789/98202018-04-04 08:31:39.721oai:localhost:123456789/9820RGVjbGFyYcOnw6NvIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhCgpPIHJlZmVyaWRvIGF1dG9yOgoKYSlEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kgcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpiKVNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCBuw6NvIGRldMOpbSBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGF1dG9yaXphw6fDo28gZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIHBhcmEgY29uY2VkZXIgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgT3VybyBQcmV0by9VRk9QIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZSB0ZXJjZWlyb3MsIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUuCgpjKVNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIGJhc2VhZG8gZW0gdHJhYmFsaG8gZmluYW5jaWFkbyBvdSBhcG9pYWRvIHBvciBvdXRyYSBpbnN0aXR1acOnw6NvIHF1ZSBuw6NvIGEgVUZPUCwgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gY29udHJhdG8gb3UgYWNvcmRvLgoKRepositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332018-04-04T12:31:39Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia. |
title |
A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia. |
spellingShingle |
A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia. Gomes, Ricardo Carlos Trabalho do ator Kathakali Interculturalismo Clássico indiano |
title_short |
A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia. |
title_full |
A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia. |
title_fullStr |
A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia. |
title_full_unstemmed |
A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia. |
title_sort |
A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia. |
author |
Gomes, Ricardo Carlos |
author_facet |
Gomes, Ricardo Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Ricardo Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho do ator Kathakali Interculturalismo Clássico indiano |
topic |
Trabalho do ator Kathakali Interculturalismo Clássico indiano |
description |
No presente artigo, discute-se o conceito de dṛśya kāvya (visível poesia) da tradição cênica indiana como proposta de dramaturgia do corpo. Partindo do impacto que as tradições cênicas asiáticas provocaram no teatro europeu no século XX, são analisados alguns conceitos e técnicas de atuação do teatro-dança clássico indiano (em particular, Orissi e Kathakali), baseadas na tradução da palavra em gesto corporal. Questiona-se também a relevância dessa discussão para um teatro que busca distanciar-se de um modelo logocêntrico, numa perspectiva intercultural. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-04T12:31:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-04-04T12:31:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GOMES, R. C. A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 7, p. 154-183, 2017. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/63654>. Acesso em: 02 fev. 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9820 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
22372660 |
identifier_str_mv |
GOMES, R. C. A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 7, p. 154-183, 2017. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/63654>. Acesso em: 02 fev. 2018. 22372660 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9820/2/license.txt http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9820/1/ARTIGO_DramaturgiaCorpoTeatro.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae 434824e389f361ea0ab00723386a8dfc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1801685714457329664 |