Ambientes colaborativos em educação a distância : abordagens sobre uma ação de formação continuada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabini, Wanderlei Sebastião
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Mengalli, Neli Maria, Garbin, Tânia Rossi, Dainese, Carlos Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1683
Resumo: O presente artigo discute o estabelecimento de processos colaborativos em contexto de educação a distância através dos ambientes virtuais de aprendizagem. Enfoca, também, a questão da eficiência e eficácia para que tais ambientes não se transformem em meros espaços nos quais se trabalham informações, sem garantia de interação e de elaboração do conhecimento. Essa discussão foi organizada a partir de dados coletados em fóruns realizados na disciplina Gestão, Tecnologia e Processo Colaborativo, do curso de Especialização em Tutoria em EAD, desenvolvido pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Ouro Preto – MG. Trata-se de um curso destinado a docentes tutores (presenciais e a distância), bem como coordenadores de pólos da parceria UFOP/Universidade Aberta do Brasil. Ao abordar o processo de formação continuada, busca-se identificar a implementação de práticas reflexivas em relação ao contexto de atuação dos participantes.
id UFOP_46aac796747c4781e25f08c84649d06f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/1683
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Ambientes colaborativos em educação a distância : abordagens sobre uma ação de formação continuada.Collaborative environments in distance learning : approaches about a process of teachers trainning in-serviceAmbientes virtuais de aprendizagemEducação a distânciaFormação docenteProcessos colaborativosDigital learning environmentsO presente artigo discute o estabelecimento de processos colaborativos em contexto de educação a distância através dos ambientes virtuais de aprendizagem. Enfoca, também, a questão da eficiência e eficácia para que tais ambientes não se transformem em meros espaços nos quais se trabalham informações, sem garantia de interação e de elaboração do conhecimento. Essa discussão foi organizada a partir de dados coletados em fóruns realizados na disciplina Gestão, Tecnologia e Processo Colaborativo, do curso de Especialização em Tutoria em EAD, desenvolvido pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Ouro Preto – MG. Trata-se de um curso destinado a docentes tutores (presenciais e a distância), bem como coordenadores de pólos da parceria UFOP/Universidade Aberta do Brasil. Ao abordar o processo de formação continuada, busca-se identificar a implementação de práticas reflexivas em relação ao contexto de atuação dos participantes.This article discusses the organization of collaborative processes in the context of distance learning through digital learning environments. It focuses the issue of the efficiency and effectiveness for such environments do not become spaces in which to work the information without warranty of interaction and development of knowledge. This discussion was organized from digital data collected in one forum in the discipline Knowledge, Technology and Collaborative Processes, specialization in Tutor in Distance Learning, developed by Open and Distance Center, Ouro Preto Federal University. The public is tutor teachers tutors (presential and distance), as well as coordinators of the poles of Open University from Brazil. This work approach education long life and recognize implementation of reflexive practice around context of work and study of participants.2012-10-18T22:10:25Z2012-10-18T22:10:25Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGABINI, W. S. et al. Ambientes colaborativos em educação a distância : abordagens sobre uma ação de formação continuada. Revista e-Curriculum, v. 5, n. 2, p. 1-17, 2010. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3352>. Acesso em: 18 nov. 201218093876http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1683Gabini, Wanderlei SebastiãoMengalli, Neli MariaGarbin, Tânia RossiDainese, Carlos Albertoporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-12T18:47:53Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/1683Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-03-12T18:47:53Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambientes colaborativos em educação a distância : abordagens sobre uma ação de formação continuada.
Collaborative environments in distance learning : approaches about a process of teachers trainning in-service
title Ambientes colaborativos em educação a distância : abordagens sobre uma ação de formação continuada.
spellingShingle Ambientes colaborativos em educação a distância : abordagens sobre uma ação de formação continuada.
Gabini, Wanderlei Sebastião
Ambientes virtuais de aprendizagem
Educação a distância
Formação docente
Processos colaborativos
Digital learning environments
title_short Ambientes colaborativos em educação a distância : abordagens sobre uma ação de formação continuada.
title_full Ambientes colaborativos em educação a distância : abordagens sobre uma ação de formação continuada.
title_fullStr Ambientes colaborativos em educação a distância : abordagens sobre uma ação de formação continuada.
title_full_unstemmed Ambientes colaborativos em educação a distância : abordagens sobre uma ação de formação continuada.
title_sort Ambientes colaborativos em educação a distância : abordagens sobre uma ação de formação continuada.
author Gabini, Wanderlei Sebastião
author_facet Gabini, Wanderlei Sebastião
Mengalli, Neli Maria
Garbin, Tânia Rossi
Dainese, Carlos Alberto
author_role author
author2 Mengalli, Neli Maria
Garbin, Tânia Rossi
Dainese, Carlos Alberto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabini, Wanderlei Sebastião
Mengalli, Neli Maria
Garbin, Tânia Rossi
Dainese, Carlos Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes virtuais de aprendizagem
Educação a distância
Formação docente
Processos colaborativos
Digital learning environments
topic Ambientes virtuais de aprendizagem
Educação a distância
Formação docente
Processos colaborativos
Digital learning environments
description O presente artigo discute o estabelecimento de processos colaborativos em contexto de educação a distância através dos ambientes virtuais de aprendizagem. Enfoca, também, a questão da eficiência e eficácia para que tais ambientes não se transformem em meros espaços nos quais se trabalham informações, sem garantia de interação e de elaboração do conhecimento. Essa discussão foi organizada a partir de dados coletados em fóruns realizados na disciplina Gestão, Tecnologia e Processo Colaborativo, do curso de Especialização em Tutoria em EAD, desenvolvido pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Ouro Preto – MG. Trata-se de um curso destinado a docentes tutores (presenciais e a distância), bem como coordenadores de pólos da parceria UFOP/Universidade Aberta do Brasil. Ao abordar o processo de formação continuada, busca-se identificar a implementação de práticas reflexivas em relação ao contexto de atuação dos participantes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2012-10-18T22:10:25Z
2012-10-18T22:10:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GABINI, W. S. et al. Ambientes colaborativos em educação a distância : abordagens sobre uma ação de formação continuada. Revista e-Curriculum, v. 5, n. 2, p. 1-17, 2010. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3352>. Acesso em: 18 nov. 2012
18093876
http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1683
identifier_str_mv GABINI, W. S. et al. Ambientes colaborativos em educação a distância : abordagens sobre uma ação de formação continuada. Revista e-Curriculum, v. 5, n. 2, p. 1-17, 2010. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3352>. Acesso em: 18 nov. 2012
18093876
url http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002808351260672