Matemática na arte : análise de uma proposta de ensino envolvendo a pintura renascentista e a Geometria em uma classe do 9º ano do Ensino Fundamental em Belo Horizonte (MG).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alessandra Pereira da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3387
Resumo: Nessa pesquisa, investigamos como a pintura, e em especial, a perspectiva na pintura renascentista, enquanto tema de uma proposta de ensino, pode contribuir para a aprendizagem de conceitos geométricos no 9º ano do Ensino Fundamental. Partimos da compreensão de que a Matemática é um saber social e culturalmente constituído, que influencia e é influenciado por inúmeras práticas sociais (dentre elas, a Arte, mais especificamente, a Pintura) e de que a aprendizagem da Matemática escolar pode ser enriquecida pelo trabalho com esses temas, em uma perspectiva interdisciplinar. Além disso, consideramos que a participação dos alunos nas aulas de Matemática deve ser mais ativa, criativa e reflexiva. Nesse sentido, o estudo, de cunho qualitativo, fundamenta-se teoricamente nas noções de aprendizagem situada, contextualização e interdisciplinaridade, bem como na noção de empowerment. Participaram do estudo 42 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada de Belo Horizonte (MG). Ao longo de nove encontros semanais, de 1h40min de duração cada, nos quais desenvolvemos tarefas que buscavam tanto problematizar o papel dos conceitos matemáticos no desenvolvimento da Pintura em distintas épocas, quanto revisar, aprofundar e aprender novos conhecimentos em Geometria a partir do estudo da Pintura, com destaque para o estudo da perspectiva no Renascimento. Os dados foram coletados por meio de diário de campo, gravações em áudio e vídeo, registros produzidos pelos alunos e duas atividades avaliativas. Os resultados indicam que a proposta conseguiu mobilizar o interesse e o envolvimento da maioria do grupo, bem como aprofundar e rever conceitos já estudados, assim conseguindo fazer com que grupo adquirisse o conhecimento de trabalhar com a perspectiva. Há fortes indícios de mudança de participação por parte dos alunos e de uma atitude mais reflexiva acerca dos próprios processos de aprendizagem. Em síntese, verificou-se que abordar a Matemática presente em outras práticas sociais, em especial, na arte e na história, pode se constituir em uma rica oportunidade de aprendizagem. O estudo gerou um livreto, um Produto Educacional, destinado a professores, futuros professores e formadores de professores.
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spelling Matemática na arte : análise de uma proposta de ensino envolvendo a pintura renascentista e a Geometria em uma classe do 9º ano do Ensino Fundamental em Belo Horizonte (MG).Matemática - estudo e ensinoAprendizagem por atividadesMatemática na arteGeometria - estudo e ensinoNessa pesquisa, investigamos como a pintura, e em especial, a perspectiva na pintura renascentista, enquanto tema de uma proposta de ensino, pode contribuir para a aprendizagem de conceitos geométricos no 9º ano do Ensino Fundamental. Partimos da compreensão de que a Matemática é um saber social e culturalmente constituído, que influencia e é influenciado por inúmeras práticas sociais (dentre elas, a Arte, mais especificamente, a Pintura) e de que a aprendizagem da Matemática escolar pode ser enriquecida pelo trabalho com esses temas, em uma perspectiva interdisciplinar. Além disso, consideramos que a participação dos alunos nas aulas de Matemática deve ser mais ativa, criativa e reflexiva. Nesse sentido, o estudo, de cunho qualitativo, fundamenta-se teoricamente nas noções de aprendizagem situada, contextualização e interdisciplinaridade, bem como na noção de empowerment. Participaram do estudo 42 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada de Belo Horizonte (MG). Ao longo de nove encontros semanais, de 1h40min de duração cada, nos quais desenvolvemos tarefas que buscavam tanto problematizar o papel dos conceitos matemáticos no desenvolvimento da Pintura em distintas épocas, quanto revisar, aprofundar e aprender novos conhecimentos em Geometria a partir do estudo da Pintura, com destaque para o estudo da perspectiva no Renascimento. Os dados foram coletados por meio de diário de campo, gravações em áudio e vídeo, registros produzidos pelos alunos e duas atividades avaliativas. Os resultados indicam que a proposta conseguiu mobilizar o interesse e o envolvimento da maioria do grupo, bem como aprofundar e rever conceitos já estudados, assim conseguindo fazer com que grupo adquirisse o conhecimento de trabalhar com a perspectiva. Há fortes indícios de mudança de participação por parte dos alunos e de uma atitude mais reflexiva acerca dos próprios processos de aprendizagem. Em síntese, verificou-se que abordar a Matemática presente em outras práticas sociais, em especial, na arte e na história, pode se constituir em uma rica oportunidade de aprendizagem. O estudo gerou um livreto, um Produto Educacional, destinado a professores, futuros professores e formadores de professores.This research investigates how Painting, and especially, the perspective in Renaissance Painting, as the subject of a teaching proposal, can contribute for the learning of geometrical concepts in Ninth Grade of Elementary School. We started from the understanding that Mathematics is a social and culturally constituted knowledge which influences and is influenced by several social practices (among them, Art, and more specifically, Painting). Also, the learning of Mathematics at school can be enhanced through thematic tasks in an interdisciplinary perspective. In addition, we believe that participation in Math classes can be more active, creative and reflective. In this sense, the study, from a qualitative imprint, is founded theoretically on the notions of situated learning, contextualization and interdisciplinary as well as the notion of empowerment. There were 42 students from 9th Grade of Elementary School from a private school in Belo Horizonte city (Minas Gerais State) who contributed as participants on this research. Over nine weekly meetings of 1 hour and 40 minutes duration each, there were developed tasks that both aimed at problematizing the role of mathematical concepts on the development of Painting in distinct stages as reviewing, reinforcing and learning new knowledge in Geometry, from the study of Painting, with emphasis on the study of Renaissance perspective. Data were collected through journals, audio and video recordings, diaries and two evaluation activities. The results indicate that the proposal was able to raise the interest and engagement of the majority of the group, as well as deepening and reviewing concepts previously studied, thus achieving the aim of enabling the group with the specific knowledge to work with the perspective. There is strong evidence of change in students’ participation and a more reflective attitude about their own learning processes. In summary, it was found that to approach Mathematics that is present in other social practices, especially in Art and History, can constitute a rich learning opportunity. From this study, a booklet named Educational Product was generated, designed for teachers, potential teachers and teacher trainers.Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Ferreira, Ana CristinaSilva, Alessandra Pereira da2013-10-24T14:42:54Z2013-10-24T14:42:54Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, A. P. da. Matemática na arte : análise de uma proposta de ensino envolvendo a pintura renascentista e a Geometria em uma classe do 9º ano do Ensino Fundamental em Belo Horizonte (MG). 2013. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3387A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de detentor dos direitos autorais, de acordo com a lei nº 9610/98, autorizo a Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, o texto integral da publicação supracitada, em meio eletrônico, na BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Repositório Institucional da UFOP, no formato especificado, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet a título de divulgação da produção científica gerada pela Universidade a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-10-20T19:29:39Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/3387Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-10-20T19:29:39Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
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