Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17914 https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1235 |
Resumo: | Este artigo deriva de parte de uma pesquisa de mestrado, defendida em 2021, por meio do programa MPEC, da Universidade Federal de Ouro Preto, na qual se objetivou descrever e analisar como se dá o processo de elaboração das avaliações escritas para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, inseridos no Ensino Fundamental II. Para tanto, definiu-se como foco do estudo a avaliação escolar no âmbito da Educação Inclusiva e, como objeto de estudo, a análise dos processos e estratégias de elaboração de avaliações escritas adaptadas às especificidades desses alunos. Como referencial teórico de base, foram utilizadas as obras de Philippe Perrenoud, cuja riqueza teórica em relação à “Pedagogia das diferenças” e à concepção dos métodos avaliativos configura-se como justificativa para a elaboração de um artigo que contemplasse relevante temática. |
id |
UFOP_68219fea2941024cfcbccb8e609e3656 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/17914 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar.Some contributions by Philippe Perrenoud regarding in “Pedagogy of Differences” and the principles and practices of school evaluation.Avaliação escolarPedagogia das diferençasInclusive educationPhilippe PerrenoudEste artigo deriva de parte de uma pesquisa de mestrado, defendida em 2021, por meio do programa MPEC, da Universidade Federal de Ouro Preto, na qual se objetivou descrever e analisar como se dá o processo de elaboração das avaliações escritas para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, inseridos no Ensino Fundamental II. Para tanto, definiu-se como foco do estudo a avaliação escolar no âmbito da Educação Inclusiva e, como objeto de estudo, a análise dos processos e estratégias de elaboração de avaliações escritas adaptadas às especificidades desses alunos. Como referencial teórico de base, foram utilizadas as obras de Philippe Perrenoud, cuja riqueza teórica em relação à “Pedagogia das diferenças” e à concepção dos métodos avaliativos configura-se como justificativa para a elaboração de um artigo que contemplasse relevante temática.This article derives from a part of a master’s research project defended in 2021, through the MPEC program, at the Federal University of Ouro Preto, which aimed to describe and analyze how written assessments are designed for students with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) in secondary education schools. Therefore, the focus of the study was defined to be school evaluation in the context of inclusive education, and the object of study was the analysis of processes and strategies for the development of written evaluations adapted to these students’ specificities. The works by Philippe Perrenoud were used as a theoretical framework, since their theoretical richness in relation to the “Pedagogy of differences” and the conception of evaluation methods constitutes a justification for writing an article focusing on such a relevant theme.2023-12-07T21:12:21Z2023-12-07T21:12:21Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALMEIDA, G. A. de; CRUZ, L. H. C.; GOMES, L. L. Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar. Pesquiseduca, v. 14, p. 635-659, 2022. Disponível em: <https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1235>. Acesso em: 01 ago. 2023.2177-1626http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17914https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1235O periódico Revista Eletrônica Pesquiseduca permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/838>. Acesso em: 19 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Gizele Aparecida deCruz, Luciana Hoffert CastroGomes, Larissa Layaneporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-12-07T21:12:25Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17914Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-12-07T21:12:25Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar. Some contributions by Philippe Perrenoud regarding in “Pedagogy of Differences” and the principles and practices of school evaluation. |
title |
Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar. |
spellingShingle |
Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar. Almeida, Gizele Aparecida de Avaliação escolar Pedagogia das diferenças Inclusive education Philippe Perrenoud |
title_short |
Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar. |
title_full |
Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar. |
title_fullStr |
Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar. |
title_full_unstemmed |
Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar. |
title_sort |
Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar. |
author |
Almeida, Gizele Aparecida de |
author_facet |
Almeida, Gizele Aparecida de Cruz, Luciana Hoffert Castro Gomes, Larissa Layane |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Luciana Hoffert Castro Gomes, Larissa Layane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Gizele Aparecida de Cruz, Luciana Hoffert Castro Gomes, Larissa Layane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação escolar Pedagogia das diferenças Inclusive education Philippe Perrenoud |
topic |
Avaliação escolar Pedagogia das diferenças Inclusive education Philippe Perrenoud |
description |
Este artigo deriva de parte de uma pesquisa de mestrado, defendida em 2021, por meio do programa MPEC, da Universidade Federal de Ouro Preto, na qual se objetivou descrever e analisar como se dá o processo de elaboração das avaliações escritas para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, inseridos no Ensino Fundamental II. Para tanto, definiu-se como foco do estudo a avaliação escolar no âmbito da Educação Inclusiva e, como objeto de estudo, a análise dos processos e estratégias de elaboração de avaliações escritas adaptadas às especificidades desses alunos. Como referencial teórico de base, foram utilizadas as obras de Philippe Perrenoud, cuja riqueza teórica em relação à “Pedagogia das diferenças” e à concepção dos métodos avaliativos configura-se como justificativa para a elaboração de um artigo que contemplasse relevante temática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-12-07T21:12:21Z 2023-12-07T21:12:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, G. A. de; CRUZ, L. H. C.; GOMES, L. L. Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar. Pesquiseduca, v. 14, p. 635-659, 2022. Disponível em: <https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1235>. Acesso em: 01 ago. 2023. 2177-1626 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17914 https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1235 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, G. A. de; CRUZ, L. H. C.; GOMES, L. L. Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar. Pesquiseduca, v. 14, p. 635-659, 2022. Disponível em: <https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1235>. Acesso em: 01 ago. 2023. 2177-1626 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17914 https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002811725578240 |