Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Gizele Aparecida de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cruz, Luciana Hoffert Castro, Gomes, Larissa Layane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17914
https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1235
Resumo: Este artigo deriva de parte de uma pesquisa de mestrado, defendida em 2021, por meio do programa MPEC, da Universidade Federal de Ouro Preto, na qual se objetivou descrever e analisar como se dá o processo de elaboração das avaliações escritas para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, inseridos no Ensino Fundamental II. Para tanto, definiu-se como foco do estudo a avaliação escolar no âmbito da Educação Inclusiva e, como objeto de estudo, a análise dos processos e estratégias de elaboração de avaliações escritas adaptadas às especificidades desses alunos. Como referencial teórico de base, foram utilizadas as obras de Philippe Perrenoud, cuja riqueza teórica em relação à “Pedagogia das diferenças” e à concepção dos métodos avaliativos configura-se como justificativa para a elaboração de um artigo que contemplasse relevante temática.
id UFOP_68219fea2941024cfcbccb8e609e3656
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/17914
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar.Some contributions by Philippe Perrenoud regarding in “Pedagogy of Differences” and the principles and practices of school evaluation.Avaliação escolarPedagogia das diferençasInclusive educationPhilippe PerrenoudEste artigo deriva de parte de uma pesquisa de mestrado, defendida em 2021, por meio do programa MPEC, da Universidade Federal de Ouro Preto, na qual se objetivou descrever e analisar como se dá o processo de elaboração das avaliações escritas para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, inseridos no Ensino Fundamental II. Para tanto, definiu-se como foco do estudo a avaliação escolar no âmbito da Educação Inclusiva e, como objeto de estudo, a análise dos processos e estratégias de elaboração de avaliações escritas adaptadas às especificidades desses alunos. Como referencial teórico de base, foram utilizadas as obras de Philippe Perrenoud, cuja riqueza teórica em relação à “Pedagogia das diferenças” e à concepção dos métodos avaliativos configura-se como justificativa para a elaboração de um artigo que contemplasse relevante temática.This article derives from a part of a master’s research project defended in 2021, through the MPEC program, at the Federal University of Ouro Preto, which aimed to describe and analyze how written assessments are designed for students with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) in secondary education schools. Therefore, the focus of the study was defined to be school evaluation in the context of inclusive education, and the object of study was the analysis of processes and strategies for the development of written evaluations adapted to these students’ specificities. The works by Philippe Perrenoud were used as a theoretical framework, since their theoretical richness in relation to the “Pedagogy of differences” and the conception of evaluation methods constitutes a justification for writing an article focusing on such a relevant theme.2023-12-07T21:12:21Z2023-12-07T21:12:21Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALMEIDA, G. A. de; CRUZ, L. H. C.; GOMES, L. L. Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar. Pesquiseduca, v. 14, p. 635-659, 2022. Disponível em: <https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1235>. Acesso em: 01 ago. 2023.2177-1626http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17914https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1235O periódico Revista Eletrônica Pesquiseduca permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/838>. Acesso em: 19 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Gizele Aparecida deCruz, Luciana Hoffert CastroGomes, Larissa Layaneporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-12-07T21:12:25Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17914Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-12-07T21:12:25Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar.
Some contributions by Philippe Perrenoud regarding in “Pedagogy of Differences” and the principles and practices of school evaluation.
title Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar.
spellingShingle Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar.
Almeida, Gizele Aparecida de
Avaliação escolar
Pedagogia das diferenças
Inclusive education
Philippe Perrenoud
title_short Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar.
title_full Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar.
title_fullStr Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar.
title_full_unstemmed Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar.
title_sort Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar.
author Almeida, Gizele Aparecida de
author_facet Almeida, Gizele Aparecida de
Cruz, Luciana Hoffert Castro
Gomes, Larissa Layane
author_role author
author2 Cruz, Luciana Hoffert Castro
Gomes, Larissa Layane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Gizele Aparecida de
Cruz, Luciana Hoffert Castro
Gomes, Larissa Layane
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação escolar
Pedagogia das diferenças
Inclusive education
Philippe Perrenoud
topic Avaliação escolar
Pedagogia das diferenças
Inclusive education
Philippe Perrenoud
description Este artigo deriva de parte de uma pesquisa de mestrado, defendida em 2021, por meio do programa MPEC, da Universidade Federal de Ouro Preto, na qual se objetivou descrever e analisar como se dá o processo de elaboração das avaliações escritas para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, inseridos no Ensino Fundamental II. Para tanto, definiu-se como foco do estudo a avaliação escolar no âmbito da Educação Inclusiva e, como objeto de estudo, a análise dos processos e estratégias de elaboração de avaliações escritas adaptadas às especificidades desses alunos. Como referencial teórico de base, foram utilizadas as obras de Philippe Perrenoud, cuja riqueza teórica em relação à “Pedagogia das diferenças” e à concepção dos métodos avaliativos configura-se como justificativa para a elaboração de um artigo que contemplasse relevante temática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-12-07T21:12:21Z
2023-12-07T21:12:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, G. A. de; CRUZ, L. H. C.; GOMES, L. L. Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar. Pesquiseduca, v. 14, p. 635-659, 2022. Disponível em: <https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1235>. Acesso em: 01 ago. 2023.
2177-1626
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17914
https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1235
identifier_str_mv ALMEIDA, G. A. de; CRUZ, L. H. C.; GOMES, L. L. Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar. Pesquiseduca, v. 14, p. 635-659, 2022. Disponível em: <https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1235>. Acesso em: 01 ago. 2023.
2177-1626
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17914
https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002811725578240