Philippe Perrenoud no ensino universitário : um estudo sobre as competências para ensinar dos professores do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma instituição privada de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/421 |
Resumo: | O desenvolvimento de competências e habilidades no processo de ensino-aprendizagem tem sido objeto de vários estudos, inclusive de determinações legais do sistema educacional brasileiro. Também conhecida como "pedagogia das competências", essa abordagem foi escolhida por uma instituição de ensino superior, denominada para fins deste trabalho como Instituição "E", cujo curso de Ciências Contábeis foi classificado com o conceito "E" no último Provão, como uma das medidas prioritárias de reestruturação organizacional, buscando não só cumprir as exigências legais, mas obter melhores resultados em futuras avaliações com todas as conseqüências positivas que poderão advir desses resultados. Considerando-se a importância da atuação dos professores nesse processo, e da receptividade dos alunos com relação às premissas que norteiam essa concepção pedagógica, este estudo objetivou, de forma específica, verificar a percepção dos professores do curso de Ciências Contábeis da citada instituição relativa à abordagem por competências aplicada ao processo de ensino-aprendizagem, assim como dos respectivos alunos sobre o papel que lhes cabe nesse processo, utilizando-se como escopo principal as "10 novas competências para ensinar de Philippe Perrenoud", sociólogo suíço considerado como um dos principais pensadores da educação moderna, cujas idéias são amplamente conhecidas e respeitadas pelo sistema educacional brasileiro. Adicionalmente, este estudo procurou verificar se as "competências para ensinar" preconizadas por Perrenoud são aplicáveis ao ensino universitário, particularmente ao de Ciências Contábeis e, também, verificar a percepção dos alunos da instituição "E" sobre o desenvolvimento pelos professores, durante o curso, das competências exigidas do profissional contábil, de acordo com as diretrizes curriculares propostas pelo MEC. As pesquisas permitiram constatar uma percepção positiva dos professores com relação à abordagem por competências no processo de ensino-aprendizagem, demonstrando, porém, descrédito quanto à sua aplicabilidade prática; que os alunos se mostram propensos a assumir o papel que lhes cabe no contrato didático indispensável nesse tipo de abordagem; que das "10 novas competências para ensinar" de Philippe Perrenoud, 9 podem ser aplicadas ao ensino superior das Ciências Contábeis; e que, embora os professores acreditem estar desenvolvendo em seus alunos as competências requeridas dos profissionais contábeis, aqueles não têm essa percepção na mesma proporção |
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Philippe Perrenoud no ensino universitário : um estudo sobre as competências para ensinar dos professores do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma instituição privada de ensinoAccountingCompetency based educationPerrenoud, PhilippeContabilidade - Educação baseada na competênciaContabilidade - Estudo e ensino (Superior)CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISO desenvolvimento de competências e habilidades no processo de ensino-aprendizagem tem sido objeto de vários estudos, inclusive de determinações legais do sistema educacional brasileiro. Também conhecida como "pedagogia das competências", essa abordagem foi escolhida por uma instituição de ensino superior, denominada para fins deste trabalho como Instituição "E", cujo curso de Ciências Contábeis foi classificado com o conceito "E" no último Provão, como uma das medidas prioritárias de reestruturação organizacional, buscando não só cumprir as exigências legais, mas obter melhores resultados em futuras avaliações com todas as conseqüências positivas que poderão advir desses resultados. Considerando-se a importância da atuação dos professores nesse processo, e da receptividade dos alunos com relação às premissas que norteiam essa concepção pedagógica, este estudo objetivou, de forma específica, verificar a percepção dos professores do curso de Ciências Contábeis da citada instituição relativa à abordagem por competências aplicada ao processo de ensino-aprendizagem, assim como dos respectivos alunos sobre o papel que lhes cabe nesse processo, utilizando-se como escopo principal as "10 novas competências para ensinar de Philippe Perrenoud", sociólogo suíço considerado como um dos principais pensadores da educação moderna, cujas idéias são amplamente conhecidas e respeitadas pelo sistema educacional brasileiro. Adicionalmente, este estudo procurou verificar se as "competências para ensinar" preconizadas por Perrenoud são aplicáveis ao ensino universitário, particularmente ao de Ciências Contábeis e, também, verificar a percepção dos alunos da instituição "E" sobre o desenvolvimento pelos professores, durante o curso, das competências exigidas do profissional contábil, de acordo com as diretrizes curriculares propostas pelo MEC. As pesquisas permitiram constatar uma percepção positiva dos professores com relação à abordagem por competências no processo de ensino-aprendizagem, demonstrando, porém, descrédito quanto à sua aplicabilidade prática; que os alunos se mostram propensos a assumir o papel que lhes cabe no contrato didático indispensável nesse tipo de abordagem; que das "10 novas competências para ensinar" de Philippe Perrenoud, 9 podem ser aplicadas ao ensino superior das Ciências Contábeis; e que, embora os professores acreditem estar desenvolvendo em seus alunos as competências requeridas dos profissionais contábeis, aqueles não têm essa percepção na mesma proporçãoThe development of competences and abilities in the education process-learning has been object of some studies, also of legal determination of the Brazilian educational system. Also known as pedagogy of the competences, this boarding was chosen by an institution of superior education, called for ends of this work as Institution "E", whose course of Accounting Sciences was classified with the concept "E" in last Provão, as one of the with priority measures of organizational reorganization, searching not only to fulfill the requirements legal, but to get better resulted in future evaluations with all the positive consequences that will be able to happen of these results. Considering it importance of the performance of the professors in this process, e of the receptivity of the pupils with regard to the premises that guide this pedagogical conception, this study it objectified, of specific form, to verify the perception of the professors of the course of Accounting Sciences of the cited institution relative to the boarding for competences applied to the teach-learning process, as well as of the respective pupils on the paper that fits to them in this process, using itself as main target the "10 new abilities to teach of Philippe Perrenoud", considered Swiss sociologist as one of the main thinkers of the modern education, whose ideas widely are known and respected by the Brazilian educational system. Additionally, this study it looked for to verify if the "competences to teach" praised for Perrenoud are applicable to university education, particularly to the one of Accounting Sciences e, also, to verify the perception of the pupils of the institution "E" on the development for the professors, during the course, of the demanded competences of the accounting professional, in accordance with the curricular lines of direction proposals for the MEC. The research had allowed to evidence a positive perception of the professors with regard to the boarding for competences in the teach-learning process, demonstrating, however, discredit how much to its practical applicability; that the pupils if show inclined to assume the role that fits to them in indispensable the didactic contract in this type of boarding; that of the "10 new competences to teach" of Philippe Perrenoud, 9 can be applied to the superior education of Accounting Sciences; e that, although the professors believe to be developing in its pupils the required abilities of the accounting professionals, those do not have this perception in the same ratio.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoControladoria e ContabilidadeBRFECAPMestrado em Ciências ContábeisOliveira, Antonio Benedito SilvaCPF:00378962884http://lattes.cnpq.br/6607115615912231Peters, Marcos Reinaldo SeverinoCPF:02312039850http://lattes.cnpq.br/2958522536547146Parisi, ClaudioCPF:14742962893http://lattes.cnpq.br/2891889803015460Vanzo, Geni Francisca dos Santos2015-12-03T18:35:02Z2010-03-292006-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfVANZO, Geni Francisca dos Santos. Philippe Perrenoud no ensino universitário : um estudo sobre as competências para ensinar dos professores do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma instituição privada de ensino. 2006. 204 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2006.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/421porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:35:29Zoai:tede.fecap.br:tede/421Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:35:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
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