Atividades lúdicas nas aulas de Língua Inglesa : um estudo sobre a motivação e o engajamento dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18338 |
Resumo: | Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. |
id |
UFOP_6c1333514c9d2bdd4c32f399ec332692 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/18338 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Atividades lúdicas nas aulas de Língua Inglesa : um estudo sobre a motivação e o engajamento dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais.Ludicity in English classes : a study on the motivation and engagement of high school students at a public school in Minas Gerais.Ensino médioEscolas públicasLíngua InglesaMotivação na educaçãoPrograma de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.O objetivo desta pesquisa é analisar os fatores que podem interferir positiva ou negativamente na motivação de educandos do Ensino Médio – mais especificamente, de uma escola pública de Minas Gerais – para o engajamento em propostas de atividades lúdicas nas aulas de língua inglesa. Além disso, este trabalho possui três objetivos específicos: investigar se as atividades que usam o lúdico podem motivar o aluno na aprendizagem da língua inglesa; se a afetividade entre educando e educador motivam o aluno na aprendizagem da língua inglesa; e se a consideração dos interesses e das realidades socioculturais dos educandos os motivam na aprendizagem da língua inglesa. O referencial teórico desta pesquisa se baseia em estudos realizados por autores da área da Linguística Aplicada, em relação ao uso do lúdico nas aulas de língua inglesa (Brown, 1994), à afetividade entre professor e aluno (Souza, 2011), às realidades socioculturais e à motivação dos educandos (Canagarajah, 1999). Como metodologia, foi escolhida a abordagem qualitativa, com o intuito de identificar os motivos que reforçam determinados acontecimentos, para compreendê-los e esclarecer as situações que neles interferem. A metodologia também foi desenvolvida a partir de observações das aulas realizadas no Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais, com a aplicação de um questionário semiestruturado aos alunos e uma entrevista oral com o professor das turmas analisadas. Por fim, os resultados revelaram a importância do uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa, visto que os alunos se sentiram mais descontraídos e motivados para realizarem as atividades, assim como a necessidade da afetividade entre educador e educando, pois, quando o professor demonstrou se importar com a opinião dos alunos, estes apresentaram empolgação em realizar os exercícios. Finalmente, também foi notada a relevância de se considerarem os contextos sociais dos alunos durante a elaboração e a aplicação de atividades lúdicas, já que os estudantes se sentiram animados ao realizarem atividades de Inglês por meio de estilos musicais escolhidos por eles.The objective of this research is to analyze the factors that can positively interfere with the motivation levels of high school students – more specifically, from a public school in Minas Gerais – when engaging in ludicity proposals in English language classes. Furthermore, this work has three specific objectives: to investigate whether activities that use the ludicity can motivate students in learning the English language; investigate whether the affection between student and educator motivates the student in learning the English language; and investigate whether considering the interests and sociocultural realities of students motivate them in learning the English language. The theoretical framework of this research is based on studies carried out by authors in the field of Applied Linguistics, in relation to the use of play in English classes (Brown, 1994), the affection between teacher and student (Souza, 2011), sociocultural realities and the motivation of students (Canagarajah, 1999). As a methodology, a qualitative approach was chosen, with the intention of identifying the reasons that reinforce certain decisions, to understand them and clarify the situations that interfere with them. The methodology was also developed based on observations of classes held in high school at a public school in Minas Gerais, with the application of a semi-structured questionnaire to students and an oral interview with the teacher. Finally, the results revealed the importance of using ludicity in the teaching-learning process of the English language, as students felt more relaxed and motivated to carry out the activities, as well as the importance of affection between the teacher and student, because when the teacher declared caring about the students’ opinion, they were exciting when carrying out the exercises, and, finally, the importance of considering the students’ social contexts during the development and application of ludicity in English classes, as the students felt excited when carrying out English activities through musical styles chosen by them.Dutra, Anelise FonsecaDutra, Anelise FonsecaPimenta, Viviane RaposoOliveira, Natália Fontes dePinheiro, Gabriela Batista2024-08-21T20:03:45Z2024-08-21T20:03:45Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINHEIROS, Gabriela Batista. Atividades lúdicas nas aulas de Língua Inglesa: um estudo sobre a motivação e o engajamento dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais. 2024. 77 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2024.https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18338Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-08-21T20:03:50Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/18338Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-08-21T20:03:50Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades lúdicas nas aulas de Língua Inglesa : um estudo sobre a motivação e o engajamento dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais. Ludicity in English classes : a study on the motivation and engagement of high school students at a public school in Minas Gerais. |
title |
Atividades lúdicas nas aulas de Língua Inglesa : um estudo sobre a motivação e o engajamento dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais. |
spellingShingle |
Atividades lúdicas nas aulas de Língua Inglesa : um estudo sobre a motivação e o engajamento dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais. Pinheiro, Gabriela Batista Ensino médio Escolas públicas Língua Inglesa Motivação na educação |
title_short |
Atividades lúdicas nas aulas de Língua Inglesa : um estudo sobre a motivação e o engajamento dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais. |
title_full |
Atividades lúdicas nas aulas de Língua Inglesa : um estudo sobre a motivação e o engajamento dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais. |
title_fullStr |
Atividades lúdicas nas aulas de Língua Inglesa : um estudo sobre a motivação e o engajamento dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais. |
title_full_unstemmed |
Atividades lúdicas nas aulas de Língua Inglesa : um estudo sobre a motivação e o engajamento dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais. |
title_sort |
Atividades lúdicas nas aulas de Língua Inglesa : um estudo sobre a motivação e o engajamento dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais. |
author |
Pinheiro, Gabriela Batista |
author_facet |
Pinheiro, Gabriela Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dutra, Anelise Fonseca Dutra, Anelise Fonseca Pimenta, Viviane Raposo Oliveira, Natália Fontes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Gabriela Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Escolas públicas Língua Inglesa Motivação na educação |
topic |
Ensino médio Escolas públicas Língua Inglesa Motivação na educação |
description |
Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-21T20:03:45Z 2024-08-21T20:03:45Z 2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINHEIROS, Gabriela Batista. Atividades lúdicas nas aulas de Língua Inglesa: um estudo sobre a motivação e o engajamento dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais. 2024. 77 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2024. https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18338 |
identifier_str_mv |
PINHEIROS, Gabriela Batista. Atividades lúdicas nas aulas de Língua Inglesa: um estudo sobre a motivação e o engajamento dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais. 2024. 77 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2024. |
url |
https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002856643428352 |