A formação do professor e a legislação pertinente à educação inclusiva / Teacher training and legislation relevant to inclusive education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23901 |
Resumo: | Este artigo tem por proposta e objetivo a reflexão acerca da problemática da inclusão de alunos com necessidades específicas sob o ponto de vista dos professores, analisando ainda se tratados como normativas legais têm sido cumpridas em instituições públicas de ensino técnico profissionalizante, no contexto do Instituto Federal de Alagoas-IFAL. Este tema tem sido debatido por estudiosos da educação, psicologia e psicopedagogia, visto que a inclusão de alunos com necessidades específicas elas sejam físicas, mentais, auditivas ou visuais, tem sido uma realidade cada vez mais constante em salas de aula do ensino infantil, fundamental, médio ou superior. |
id |
VERACRUZ-0_3cb1dc8b478a7128069d6366712dff01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23901 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação do professor e a legislação pertinente à educação inclusiva / Teacher training and legislation relevant to inclusive educationAluno com necessidades específicas. Inclusão escolar. Legislação. Professor.Este artigo tem por proposta e objetivo a reflexão acerca da problemática da inclusão de alunos com necessidades específicas sob o ponto de vista dos professores, analisando ainda se tratados como normativas legais têm sido cumpridas em instituições públicas de ensino técnico profissionalizante, no contexto do Instituto Federal de Alagoas-IFAL. Este tema tem sido debatido por estudiosos da educação, psicologia e psicopedagogia, visto que a inclusão de alunos com necessidades específicas elas sejam físicas, mentais, auditivas ou visuais, tem sido uma realidade cada vez mais constante em salas de aula do ensino infantil, fundamental, médio ou superior.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2390110.34117/bjdv7n1-719Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 10530-10541Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 10530-10541Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 10530-105412525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23901/19174Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Jairo JoséMoraes, Eduardo Cardoso2021-09-21T10:44:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23901Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:11.342770Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do professor e a legislação pertinente à educação inclusiva / Teacher training and legislation relevant to inclusive education |
title |
A formação do professor e a legislação pertinente à educação inclusiva / Teacher training and legislation relevant to inclusive education |
spellingShingle |
A formação do professor e a legislação pertinente à educação inclusiva / Teacher training and legislation relevant to inclusive education de Souza, Jairo José Aluno com necessidades específicas. Inclusão escolar. Legislação. Professor. |
title_short |
A formação do professor e a legislação pertinente à educação inclusiva / Teacher training and legislation relevant to inclusive education |
title_full |
A formação do professor e a legislação pertinente à educação inclusiva / Teacher training and legislation relevant to inclusive education |
title_fullStr |
A formação do professor e a legislação pertinente à educação inclusiva / Teacher training and legislation relevant to inclusive education |
title_full_unstemmed |
A formação do professor e a legislação pertinente à educação inclusiva / Teacher training and legislation relevant to inclusive education |
title_sort |
A formação do professor e a legislação pertinente à educação inclusiva / Teacher training and legislation relevant to inclusive education |
author |
de Souza, Jairo José |
author_facet |
de Souza, Jairo José Moraes, Eduardo Cardoso |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Eduardo Cardoso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Jairo José Moraes, Eduardo Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aluno com necessidades específicas. Inclusão escolar. Legislação. Professor. |
topic |
Aluno com necessidades específicas. Inclusão escolar. Legislação. Professor. |
description |
Este artigo tem por proposta e objetivo a reflexão acerca da problemática da inclusão de alunos com necessidades específicas sob o ponto de vista dos professores, analisando ainda se tratados como normativas legais têm sido cumpridas em instituições públicas de ensino técnico profissionalizante, no contexto do Instituto Federal de Alagoas-IFAL. Este tema tem sido debatido por estudiosos da educação, psicologia e psicopedagogia, visto que a inclusão de alunos com necessidades específicas elas sejam físicas, mentais, auditivas ou visuais, tem sido uma realidade cada vez mais constante em salas de aula do ensino infantil, fundamental, médio ou superior. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23901 10.34117/bjdv7n1-719 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23901 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23901/19174 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 10530-10541 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 10530-10541 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 10530-10541 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645508692934656 |