A formação do professor e a legislação pertinente à educação inclusiva / Teacher training and legislation relevant to inclusive education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Jairo José
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moraes, Eduardo Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23901
Resumo: Este artigo tem por proposta e objetivo a reflexão acerca da problemática da inclusão de alunos com necessidades específicas sob o ponto de vista dos professores, analisando ainda se tratados como normativas legais têm sido cumpridas em instituições públicas de ensino técnico profissionalizante, no contexto do Instituto Federal de Alagoas-IFAL. Este tema tem sido debatido por estudiosos da educação, psicologia e psicopedagogia, visto que a inclusão de alunos com necessidades específicas elas sejam físicas, mentais, auditivas ou visuais, tem sido uma realidade cada vez mais constante em salas de aula do ensino infantil, fundamental, médio ou superior.
id VERACRUZ-0_3cb1dc8b478a7128069d6366712dff01
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23901
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A formação do professor e a legislação pertinente à educação inclusiva / Teacher training and legislation relevant to inclusive educationAluno com necessidades específicas. Inclusão escolar. Legislação. Professor.Este artigo tem por proposta e objetivo a reflexão acerca da problemática da inclusão de alunos com necessidades específicas sob o ponto de vista dos professores, analisando ainda se tratados como normativas legais têm sido cumpridas em instituições públicas de ensino técnico profissionalizante, no contexto do Instituto Federal de Alagoas-IFAL. Este tema tem sido debatido por estudiosos da educação, psicologia e psicopedagogia, visto que a inclusão de alunos com necessidades específicas elas sejam físicas, mentais, auditivas ou visuais, tem sido uma realidade cada vez mais constante em salas de aula do ensino infantil, fundamental, médio ou superior.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2390110.34117/bjdv7n1-719Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 10530-10541Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 10530-10541Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 10530-105412525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23901/19174Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Jairo JoséMoraes, Eduardo Cardoso2021-09-21T10:44:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23901Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:11.342770Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor e a legislação pertinente à educação inclusiva / Teacher training and legislation relevant to inclusive education
title A formação do professor e a legislação pertinente à educação inclusiva / Teacher training and legislation relevant to inclusive education
spellingShingle A formação do professor e a legislação pertinente à educação inclusiva / Teacher training and legislation relevant to inclusive education
de Souza, Jairo José
Aluno com necessidades específicas. Inclusão escolar. Legislação. Professor.
title_short A formação do professor e a legislação pertinente à educação inclusiva / Teacher training and legislation relevant to inclusive education
title_full A formação do professor e a legislação pertinente à educação inclusiva / Teacher training and legislation relevant to inclusive education
title_fullStr A formação do professor e a legislação pertinente à educação inclusiva / Teacher training and legislation relevant to inclusive education
title_full_unstemmed A formação do professor e a legislação pertinente à educação inclusiva / Teacher training and legislation relevant to inclusive education
title_sort A formação do professor e a legislação pertinente à educação inclusiva / Teacher training and legislation relevant to inclusive education
author de Souza, Jairo José
author_facet de Souza, Jairo José
Moraes, Eduardo Cardoso
author_role author
author2 Moraes, Eduardo Cardoso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Jairo José
Moraes, Eduardo Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno com necessidades específicas. Inclusão escolar. Legislação. Professor.
topic Aluno com necessidades específicas. Inclusão escolar. Legislação. Professor.
description Este artigo tem por proposta e objetivo a reflexão acerca da problemática da inclusão de alunos com necessidades específicas sob o ponto de vista dos professores, analisando ainda se tratados como normativas legais têm sido cumpridas em instituições públicas de ensino técnico profissionalizante, no contexto do Instituto Federal de Alagoas-IFAL. Este tema tem sido debatido por estudiosos da educação, psicologia e psicopedagogia, visto que a inclusão de alunos com necessidades específicas elas sejam físicas, mentais, auditivas ou visuais, tem sido uma realidade cada vez mais constante em salas de aula do ensino infantil, fundamental, médio ou superior.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23901
10.34117/bjdv7n1-719
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23901
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23901/19174
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 10530-10541
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 10530-10541
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 10530-10541
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645508692934656