Resolução MEC 05/2018 : uma solução eficaz para as históricas dores do ensino jurídico brasileiro?
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15565 https://doi.org.br/10.25110/akropolis.v29i1.8351 |
Resumo: | O presente artigo quer investigar se a Resolução MEC 05/2018 foi instrumento hábil para modificar a estrutura curricular do curso de Direito de forma a entregar ao mercado jurídico o egresso com habilidades necessárias face a inserção de novas tecnologias e a necessidade desenvolvimento de habilidades comportamentais. Para tanto, fará uso de uma pesquisa histórica e exploratória que utilizará como técnica a revisão bibliográfica e documental. Ao final, considera-se que para o presente momento a normativa em questão nutre os envolvidos no ensino jurídico de discricionariedade para que implementem mudanças essenciais para a formação de juristas em um novo contexto. |
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Resolução MEC 05/2018 : uma solução eficaz para as históricas dores do ensino jurídico brasileiro?MEC resolution 05/2018 : is it an effective solution to the historical gaps in the brazilian legal education?Habilidades em DireitoO presente artigo quer investigar se a Resolução MEC 05/2018 foi instrumento hábil para modificar a estrutura curricular do curso de Direito de forma a entregar ao mercado jurídico o egresso com habilidades necessárias face a inserção de novas tecnologias e a necessidade desenvolvimento de habilidades comportamentais. Para tanto, fará uso de uma pesquisa histórica e exploratória que utilizará como técnica a revisão bibliográfica e documental. Ao final, considera-se que para o presente momento a normativa em questão nutre os envolvidos no ensino jurídico de discricionariedade para que implementem mudanças essenciais para a formação de juristas em um novo contexto.This article aims at investigating if MEC Resolution No. 05/2018 is a skillful instrument to modify the curricular structure of Law courses in order to deliver the necessary skills to the legal market in face of the insertion of new technologies and the need to develop behavioral skills. For this purpose, it will employ a historical and exploratory approach that will use the bibliographic and documental review as its main technique. It will then consider if the legislation in question equips those involved in legal education with discretion to implement essential changes for the training of lawyers in a new context.2022-10-03T17:29:21Z2022-10-03T17:29:21Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVILELA, R. G.; ALMEIDA, J. E. de. Resolução MEC 05/2018: uma solução eficaz para as históricas dores do ensino jurídico brasileiro?. Akrópolis, Umuarama, v. 29, n. 1, p. 103-113, jan./jun. 2021. Disponível em: <https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/viewFile/8351/4121>. Acesso em: 06 jul. 2022.1982-1093http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15565https://doi.org.br/10.25110/akropolis.v29i1.8351O periódico Akrópolis está sob uma Licença Creative Commons CC BY 4.0. Fonte: Revista Akrópolis <https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/index>. Acesso em: 08 jul. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessVilela, Raul GouveiaAlmeida, Juliana Evangelista deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-10-03T17:29:29Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/15565Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-10-03T17:29:29Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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