Estágio remoto de Matemática : o que se mostra além da tela plana?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marli Regina dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Deodato, André Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15851
https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12398
Resumo: O objetivo deste artigo é relatar e ponderar sobre a vivência de dois educadores matemáticos na implementação do primeiro oferecimento da disciplina de Estágio remoto em um curso de Licenciatura em Matemática de uma Instituição Federal. O relato destaca os caminhos trilhados, ressaltando os percursos e percalços surgidos, as reflexões possibilitadas, as (res)significações que se deram em meio às vivências de ensino remoto emergencial. São tematizadas não só questões que emergiram diante das incertezas e inseguranças frente ao cenário que se impôs, mas também são propostas reflexões acerca da importância da construção de uma Educação comprometida com o ser com o outro e com o cuidado na superação de desafios, dificuldades e desigualdades. Como considerações indicativas, de um lado, valendo-se da noção de uma esperança que mobiliza, defende-se o risco da ação em detrimento da queixa não propositiva. De outro lado, defende-se que haja reflexão sobre as limitações dessas ações tendo como norte o contexto de omissão e má gestão da pandemia por parte do poder público.
id UFOP_a40e02f1defc117ad6b2e6299a33005e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/15851
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Estágio remoto de Matemática : o que se mostra além da tela plana?Remote Mathematics internship : what does it show beyond the flat screen?Ensino remoto emergencialEstágio supervisionadoPandemia de COVID-19O objetivo deste artigo é relatar e ponderar sobre a vivência de dois educadores matemáticos na implementação do primeiro oferecimento da disciplina de Estágio remoto em um curso de Licenciatura em Matemática de uma Instituição Federal. O relato destaca os caminhos trilhados, ressaltando os percursos e percalços surgidos, as reflexões possibilitadas, as (res)significações que se deram em meio às vivências de ensino remoto emergencial. São tematizadas não só questões que emergiram diante das incertezas e inseguranças frente ao cenário que se impôs, mas também são propostas reflexões acerca da importância da construção de uma Educação comprometida com o ser com o outro e com o cuidado na superação de desafios, dificuldades e desigualdades. Como considerações indicativas, de um lado, valendo-se da noção de uma esperança que mobiliza, defende-se o risco da ação em detrimento da queixa não propositiva. De outro lado, defende-se que haja reflexão sobre as limitações dessas ações tendo como norte o contexto de omissão e má gestão da pandemia por parte do poder público.The aim of this article is to report and reflect on the experience of two mathematics educators in implementing the first offer of the remote Internship discipline in a Mathematics degree at a Federal Institution. The experience report the paths taken, emphizing the paths and mishaps that emerged, as possible reflections, as (re)signification that occur in the midst of remote emergencies. It did not thematize only issues arising from uncertainties and insecurities in the face of the situation that arises, but also proposals for reflections on the importance of building an education committed to being equal and taking care to overcome challenges, difficulties and inequalities. As indicative considerations, on the one hand, it is worth emphizing a hope that mobilizes, defends or risks an action to the detriment of what is not proposed. On the other hand, it defends that there is a reflection on the limitations of these actions as the north or context of omission and more management of the pandemic by the government.2022-12-06T21:29:01Z2022-12-06T21:29:01Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, M. R. dos; DEODATO, A. A. Estágio Remoto de Matemática: o que se mostra além da tela plana? Revista Baiana de Educação Matemática, v. 2, n. 1, artigo e202129, 2021. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/12398>. Acesso em: 06 jul. 2022.2675-5246http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15851https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12398Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Marli Regina dosDeodato, André Augustoporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-12-06T21:29:08Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/15851Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-12-06T21:29:08Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio remoto de Matemática : o que se mostra além da tela plana?
Remote Mathematics internship : what does it show beyond the flat screen?
title Estágio remoto de Matemática : o que se mostra além da tela plana?
spellingShingle Estágio remoto de Matemática : o que se mostra além da tela plana?
Santos, Marli Regina dos
Ensino remoto emergencial
Estágio supervisionado
Pandemia de COVID-19
title_short Estágio remoto de Matemática : o que se mostra além da tela plana?
title_full Estágio remoto de Matemática : o que se mostra além da tela plana?
title_fullStr Estágio remoto de Matemática : o que se mostra além da tela plana?
title_full_unstemmed Estágio remoto de Matemática : o que se mostra além da tela plana?
title_sort Estágio remoto de Matemática : o que se mostra além da tela plana?
author Santos, Marli Regina dos
author_facet Santos, Marli Regina dos
Deodato, André Augusto
author_role author
author2 Deodato, André Augusto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marli Regina dos
Deodato, André Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto emergencial
Estágio supervisionado
Pandemia de COVID-19
topic Ensino remoto emergencial
Estágio supervisionado
Pandemia de COVID-19
description O objetivo deste artigo é relatar e ponderar sobre a vivência de dois educadores matemáticos na implementação do primeiro oferecimento da disciplina de Estágio remoto em um curso de Licenciatura em Matemática de uma Instituição Federal. O relato destaca os caminhos trilhados, ressaltando os percursos e percalços surgidos, as reflexões possibilitadas, as (res)significações que se deram em meio às vivências de ensino remoto emergencial. São tematizadas não só questões que emergiram diante das incertezas e inseguranças frente ao cenário que se impôs, mas também são propostas reflexões acerca da importância da construção de uma Educação comprometida com o ser com o outro e com o cuidado na superação de desafios, dificuldades e desigualdades. Como considerações indicativas, de um lado, valendo-se da noção de uma esperança que mobiliza, defende-se o risco da ação em detrimento da queixa não propositiva. De outro lado, defende-se que haja reflexão sobre as limitações dessas ações tendo como norte o contexto de omissão e má gestão da pandemia por parte do poder público.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-12-06T21:29:01Z
2022-12-06T21:29:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, M. R. dos; DEODATO, A. A. Estágio Remoto de Matemática: o que se mostra além da tela plana? Revista Baiana de Educação Matemática, v. 2, n. 1, artigo e202129, 2021. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/12398>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2675-5246
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15851
https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12398
identifier_str_mv SANTOS, M. R. dos; DEODATO, A. A. Estágio Remoto de Matemática: o que se mostra além da tela plana? Revista Baiana de Educação Matemática, v. 2, n. 1, artigo e202129, 2021. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/12398>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2675-5246
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15851
https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002826837655552