Aspectos ideológicos e relações de poder na sala de aula : a percepção de alunos do Ensino Médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Daniel Abud Seabra
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Kaitel, Alexandre Frank Silva, Cirino, Sérgio Dias, Nascimento, Silvania Sousa do, Munford, Danusa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5742
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do discurso realizada a partir de entrevistas com alunos de instituições de ensino de Belo Horizonte, enfocando aspectos ideológicos e relações de poder presentes na sala de aula. Seu referencial teórico consiste nas contribuições de Fairclough oriundas do campo da Análise Crítica do Discurso. Dez alunos da primeira série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas foram entrevistados (quatro meninos e seis meninas). Após a transcrição, foram selecionados excertos que abordavam relações de poder na sala de aula. Identificamos tendências predominantes no discurso dos alunos, elaborando as seguintes categorias: (a) papel do professor, (b) avaliação, (c) padrões de interação discursiva, (d) individualismo. Ficou evidenciada uma ambivalência no discurso dos alunos sobre as relações de poder na sala de aula. A constituição intertextual do discurso dos alunos aponta tanto para um discurso de democratização do ensino e relações de poder igualitárias, quanto para um discurso de relações de poder assimétricas.
id UFOP_b49a16a4e54ed20a4173d177a41aa78d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/5742
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Aspectos ideológicos e relações de poder na sala de aula : a percepção de alunos do Ensino Médio.Ideological aspects and power relations in the classroom : perceptions of secondary school students.Relações de poderSala de aulaAnálise crítica do discursoO objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do discurso realizada a partir de entrevistas com alunos de instituições de ensino de Belo Horizonte, enfocando aspectos ideológicos e relações de poder presentes na sala de aula. Seu referencial teórico consiste nas contribuições de Fairclough oriundas do campo da Análise Crítica do Discurso. Dez alunos da primeira série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas foram entrevistados (quatro meninos e seis meninas). Após a transcrição, foram selecionados excertos que abordavam relações de poder na sala de aula. Identificamos tendências predominantes no discurso dos alunos, elaborando as seguintes categorias: (a) papel do professor, (b) avaliação, (c) padrões de interação discursiva, (d) individualismo. Ficou evidenciada uma ambivalência no discurso dos alunos sobre as relações de poder na sala de aula. A constituição intertextual do discurso dos alunos aponta tanto para um discurso de democratização do ensino e relações de poder igualitárias, quanto para um discurso de relações de poder assimétricas.The goal of this study is to present a discourse analysis of interviews with students of secondary schools in Belo Horizonte (Southeast Brazil). Its focus is the ideological aspects and power relations present in the classroom. The theoretical framework is the contribution of Fairclough to the field of Critical Discourse Analysis. Ten students (four boys and six girls) of public and private secondary institutions have been interviewed. After transcribing the interviews, we selected quotations that address power relations in the classroom. Based on trends that we identifi ed in the students’ discourse, we propose the following categories: (a) role of the teacher; (b) assessment; (c) patterns of discursive interaction, (d) individualism. There is evidence of ambivalence in the students’ discourse about power relations in the classroom. The intertextuality of the students’ discourse points to a discourse of democratization at school and more egalitarian relations between teacher and students, as well as to a discourse of asymmetric power relations.2015-11-12T13:21:15Z2015-11-12T13:21:15Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMATOS, D. A. S. et al. Aspectos ideológicos e relações de poder na sala de aula: a percepção de alunos do Ensino Médio. Educação Unisinos, v. 16, n. 2, p. 179-188, maio/ago. 2012. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2012.162.10/973>. Acesso em: 29 out. 2015.2177-6210http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5742Os trabalhos publicados na Educação Unisinos estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Educação Unisinos <http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 02 fev. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Daniel Abud SeabraKaitel, Alexandre Frank SilvaCirino, Sérgio DiasNascimento, Silvania Sousa doMunford, Danusaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-08-08T16:13:09Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/5742Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-08-08T16:13:09Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos ideológicos e relações de poder na sala de aula : a percepção de alunos do Ensino Médio.
Ideological aspects and power relations in the classroom : perceptions of secondary school students.
title Aspectos ideológicos e relações de poder na sala de aula : a percepção de alunos do Ensino Médio.
spellingShingle Aspectos ideológicos e relações de poder na sala de aula : a percepção de alunos do Ensino Médio.
Matos, Daniel Abud Seabra
Relações de poder
Sala de aula
Análise crítica do discurso
title_short Aspectos ideológicos e relações de poder na sala de aula : a percepção de alunos do Ensino Médio.
title_full Aspectos ideológicos e relações de poder na sala de aula : a percepção de alunos do Ensino Médio.
title_fullStr Aspectos ideológicos e relações de poder na sala de aula : a percepção de alunos do Ensino Médio.
title_full_unstemmed Aspectos ideológicos e relações de poder na sala de aula : a percepção de alunos do Ensino Médio.
title_sort Aspectos ideológicos e relações de poder na sala de aula : a percepção de alunos do Ensino Médio.
author Matos, Daniel Abud Seabra
author_facet Matos, Daniel Abud Seabra
Kaitel, Alexandre Frank Silva
Cirino, Sérgio Dias
Nascimento, Silvania Sousa do
Munford, Danusa
author_role author
author2 Kaitel, Alexandre Frank Silva
Cirino, Sérgio Dias
Nascimento, Silvania Sousa do
Munford, Danusa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Daniel Abud Seabra
Kaitel, Alexandre Frank Silva
Cirino, Sérgio Dias
Nascimento, Silvania Sousa do
Munford, Danusa
dc.subject.por.fl_str_mv Relações de poder
Sala de aula
Análise crítica do discurso
topic Relações de poder
Sala de aula
Análise crítica do discurso
description O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do discurso realizada a partir de entrevistas com alunos de instituições de ensino de Belo Horizonte, enfocando aspectos ideológicos e relações de poder presentes na sala de aula. Seu referencial teórico consiste nas contribuições de Fairclough oriundas do campo da Análise Crítica do Discurso. Dez alunos da primeira série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas foram entrevistados (quatro meninos e seis meninas). Após a transcrição, foram selecionados excertos que abordavam relações de poder na sala de aula. Identificamos tendências predominantes no discurso dos alunos, elaborando as seguintes categorias: (a) papel do professor, (b) avaliação, (c) padrões de interação discursiva, (d) individualismo. Ficou evidenciada uma ambivalência no discurso dos alunos sobre as relações de poder na sala de aula. A constituição intertextual do discurso dos alunos aponta tanto para um discurso de democratização do ensino e relações de poder igualitárias, quanto para um discurso de relações de poder assimétricas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-11-12T13:21:15Z
2015-11-12T13:21:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATOS, D. A. S. et al. Aspectos ideológicos e relações de poder na sala de aula: a percepção de alunos do Ensino Médio. Educação Unisinos, v. 16, n. 2, p. 179-188, maio/ago. 2012. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2012.162.10/973>. Acesso em: 29 out. 2015.
2177-6210
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5742
identifier_str_mv MATOS, D. A. S. et al. Aspectos ideológicos e relações de poder na sala de aula: a percepção de alunos do Ensino Médio. Educação Unisinos, v. 16, n. 2, p. 179-188, maio/ago. 2012. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2012.162.10/973>. Acesso em: 29 out. 2015.
2177-6210
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002861409206272