Modelagem matemática e tecnologias da informação e comunicação como ambiente para abordagem do conceito de função segundo a educação matemática crítica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Neuber Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3513
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_b797db9b88919d4e7172974cb4780181
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/3513
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Modelagem matemática e tecnologias da informação e comunicação como ambiente para abordagem do conceito de função segundo a educação matemática crítica.Matemática - estudo e ensinoModelagem matemáticaFunções matemáticaTecnologia da informaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Este trabalho de pesquisa considera a Modelagem Matemática como ambiente de aprendizagem, ao abordar o tema função na perspectiva da Educação Matemática Crítica com o auxílio de tecnologias informáticas. Investigaram-se contribuições da Modelagem Matemática a partir de temas da Educação Matemática Crítica, contribuições da Modelagem Matemática para a abordagem de conceitos matemáticos, em especial para a abordagem do conceito de função, e contribuições da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos da primeira série do Ensino Técnico Integrado de um Instituto Federal. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: textos escritos feitos em sala e no Google Docs., notas de campo, questionários aplicados aos alunos, gravações de áudio e vídeo e observações de atividades realizadas em sala de aula. O apoio teórico foi a Modelagem Matemática, na perspectiva da Educação Matemática Crítica, e as TIC. As atividades foram realizadas em sala de aula, no auditório e no Laboratório de Informática e estão descritas em etapas. Os dados coletados mostraram contribuições da Modelagem Matemática a partir de temas para a Educação Matemática Crítica, contribuições para a abordagem de conteúdo matemático, em especial do conceito de função e contribuições das TIC para o desenvolvimento do ambiente de aprendizagem com Modelagem Matemática. Pela análise dos resultados, vê-se que a proposta preparou os alunos para entender o papel da Matemática, em especial o conceito de função, o que os habilita a participar no entendimento e na transformação de sua sociedade.This research considers the Mathematical Modeling as a learning environment, when discussing the content Function in the perspective of Critical Mathematics Education with the of computer technology. We investigate contributions of Mathematical Modeling topics from Critical Mathematics Education, Mathematical Modeling of contributions to the approach of mathematical concepts, in particular to approach the concept of function, and contributions of the use of Information Technology and Communication (ICT). The research methodology used was qualitative. The population was composed by students of the first grade of Technical Education of an Integrated Federal Institute. The data collection instruments of used were: students written texts in both the classroom and Google Docs., field notes, interviews with the students, audio and video recordings and observations of activities in classroom. The theoretical framework was Mathematical Modeling in the perspective of Critical Mathematics Education, and ICT. The activities were carried out in the classroom, the auditorium and the Computer Laboratory and are described in stages. The data collected showed contributions from Mathematical Modeling of themes for Critical Mathematics Education, contributions to the approach of mathematical content, in particular the concept of function and contribution of ICT to the development of the learning environment with Mathematical Modeling. By analyzing the results, we see that the proposal prepared students to understand the role of mathematics, in particular the concept of function, which enables them to participate in understanding and transforming their society.Franchi, Regina Helena de Oliveira LinoFerreira, Neuber Silva2014-07-07T13:04:00Z2014-07-07T13:04:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfFERREIRA, N. S. Modelagem matemática e tecnologias da informação e comunicação como ambiente para abordagem do conceito de função segundo a educação matemática crítica. 2013. 243 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3513Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 29/04/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-10-20T20:08:17Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/3513Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-10-20T20:08:17Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem matemática e tecnologias da informação e comunicação como ambiente para abordagem do conceito de função segundo a educação matemática crítica.
title Modelagem matemática e tecnologias da informação e comunicação como ambiente para abordagem do conceito de função segundo a educação matemática crítica.
spellingShingle Modelagem matemática e tecnologias da informação e comunicação como ambiente para abordagem do conceito de função segundo a educação matemática crítica.
Ferreira, Neuber Silva
Matemática - estudo e ensino
Modelagem matemática
Funções matemática
Tecnologia da informação
title_short Modelagem matemática e tecnologias da informação e comunicação como ambiente para abordagem do conceito de função segundo a educação matemática crítica.
title_full Modelagem matemática e tecnologias da informação e comunicação como ambiente para abordagem do conceito de função segundo a educação matemática crítica.
title_fullStr Modelagem matemática e tecnologias da informação e comunicação como ambiente para abordagem do conceito de função segundo a educação matemática crítica.
title_full_unstemmed Modelagem matemática e tecnologias da informação e comunicação como ambiente para abordagem do conceito de função segundo a educação matemática crítica.
title_sort Modelagem matemática e tecnologias da informação e comunicação como ambiente para abordagem do conceito de função segundo a educação matemática crítica.
author Ferreira, Neuber Silva
author_facet Ferreira, Neuber Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franchi, Regina Helena de Oliveira Lino
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Neuber Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - estudo e ensino
Modelagem matemática
Funções matemática
Tecnologia da informação
topic Matemática - estudo e ensino
Modelagem matemática
Funções matemática
Tecnologia da informação
description Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-07-07T13:04:00Z
2014-07-07T13:04:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, N. S. Modelagem matemática e tecnologias da informação e comunicação como ambiente para abordagem do conceito de função segundo a educação matemática crítica. 2013. 243 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3513
identifier_str_mv FERREIRA, N. S. Modelagem matemática e tecnologias da informação e comunicação como ambiente para abordagem do conceito de função segundo a educação matemática crítica. 2013. 243 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002805547368448