Temas transversais na formação de professores de matemática : uma ação formativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torisu, Edmilson Minoru
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferreira, Wenderson Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17272
http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i49.9576
Resumo: O presente texto tem como objetivo apresentar uma ação formativa realizada com estudantes do curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública brasileira, como parte de uma componente curricular voltada a discussões de temas transversais. Além disso, o estudo investigou impressões dos (as) licenciandos (as) acerca dos impactos de suas participações na ação formativa, para as suas futuras atuações como docentes. Os resultados revelaram que os (as) licenciandos (as) percebem e reconhecem a relevância das discussões acerca dos temas transversais, ressaltando sua importância como oportunidade para se conhecer o contexto do aluno; para se reconhecer e respeitar as diferenças e a elas responder, para evitar processos de exclusão.
id UFOP_f6160e0a455fe23e06cf3f1a921ff9c8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/17272
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Temas transversais na formação de professores de matemática : uma ação formativa.Educação cidadãO presente texto tem como objetivo apresentar uma ação formativa realizada com estudantes do curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública brasileira, como parte de uma componente curricular voltada a discussões de temas transversais. Além disso, o estudo investigou impressões dos (as) licenciandos (as) acerca dos impactos de suas participações na ação formativa, para as suas futuras atuações como docentes. Os resultados revelaram que os (as) licenciandos (as) percebem e reconhecem a relevância das discussões acerca dos temas transversais, ressaltando sua importância como oportunidade para se conhecer o contexto do aluno; para se reconhecer e respeitar as diferenças e a elas responder, para evitar processos de exclusão. e present text aims to present a training action carried out with students of the Mathematics degree course at a Brazilian public university, as part of a curricular component aimed at discussions of transversal themes. In addition, the study investigated impressions of undergraduates and graduates about the impacts of their participation in the training action, for their future performances as teachers.  e results revealed that the undergraduates perceive and recognize the relevance of discussions about transversal themes, emphasizing their importance as an opportunity to get to know the student’s context; to recognize and respect diff erences and respond to them, to avoid deletion processes.2023-08-18T20:56:41Z2023-08-18T20:56:41Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTORISU, E. M.; FERREIRA, W. M. Temas transversais na formação de professores de matemática: uma ação formativa. Diálogo, Canoas, n. 49, maio 2022. Disponível em: <https://revistas3.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/9576>. Acesso em: 06 jul. 2023.2238-9024http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17272http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i49.9576O periódico Diálogo permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/670>. Acesso em: 17 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessTorisu, Edmilson MinoruFerreira, Wenderson Marquesporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-08-18T20:56:50Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17272Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-08-18T20:56:50Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Temas transversais na formação de professores de matemática : uma ação formativa.
title Temas transversais na formação de professores de matemática : uma ação formativa.
spellingShingle Temas transversais na formação de professores de matemática : uma ação formativa.
Torisu, Edmilson Minoru
Educação cidadã
title_short Temas transversais na formação de professores de matemática : uma ação formativa.
title_full Temas transversais na formação de professores de matemática : uma ação formativa.
title_fullStr Temas transversais na formação de professores de matemática : uma ação formativa.
title_full_unstemmed Temas transversais na formação de professores de matemática : uma ação formativa.
title_sort Temas transversais na formação de professores de matemática : uma ação formativa.
author Torisu, Edmilson Minoru
author_facet Torisu, Edmilson Minoru
Ferreira, Wenderson Marques
author_role author
author2 Ferreira, Wenderson Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torisu, Edmilson Minoru
Ferreira, Wenderson Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Educação cidadã
topic Educação cidadã
description O presente texto tem como objetivo apresentar uma ação formativa realizada com estudantes do curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública brasileira, como parte de uma componente curricular voltada a discussões de temas transversais. Além disso, o estudo investigou impressões dos (as) licenciandos (as) acerca dos impactos de suas participações na ação formativa, para as suas futuras atuações como docentes. Os resultados revelaram que os (as) licenciandos (as) percebem e reconhecem a relevância das discussões acerca dos temas transversais, ressaltando sua importância como oportunidade para se conhecer o contexto do aluno; para se reconhecer e respeitar as diferenças e a elas responder, para evitar processos de exclusão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-08-18T20:56:41Z
2023-08-18T20:56:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TORISU, E. M.; FERREIRA, W. M. Temas transversais na formação de professores de matemática: uma ação formativa. Diálogo, Canoas, n. 49, maio 2022. Disponível em: <https://revistas3.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/9576>. Acesso em: 06 jul. 2023.
2238-9024
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17272
http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i49.9576
identifier_str_mv TORISU, E. M.; FERREIRA, W. M. Temas transversais na formação de professores de matemática: uma ação formativa. Diálogo, Canoas, n. 49, maio 2022. Disponível em: <https://revistas3.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/9576>. Acesso em: 06 jul. 2023.
2238-9024
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17272
http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i49.9576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002827990040576