Temas transversais na formação de professores de matemática : uma ação formativa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17272 http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i49.9576 |
Resumo: | O presente texto tem como objetivo apresentar uma ação formativa realizada com estudantes do curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública brasileira, como parte de uma componente curricular voltada a discussões de temas transversais. Além disso, o estudo investigou impressões dos (as) licenciandos (as) acerca dos impactos de suas participações na ação formativa, para as suas futuras atuações como docentes. Os resultados revelaram que os (as) licenciandos (as) percebem e reconhecem a relevância das discussões acerca dos temas transversais, ressaltando sua importância como oportunidade para se conhecer o contexto do aluno; para se reconhecer e respeitar as diferenças e a elas responder, para evitar processos de exclusão. |
id |
UFOP_f6160e0a455fe23e06cf3f1a921ff9c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/17272 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Temas transversais na formação de professores de matemática : uma ação formativa.Educação cidadãO presente texto tem como objetivo apresentar uma ação formativa realizada com estudantes do curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública brasileira, como parte de uma componente curricular voltada a discussões de temas transversais. Além disso, o estudo investigou impressões dos (as) licenciandos (as) acerca dos impactos de suas participações na ação formativa, para as suas futuras atuações como docentes. Os resultados revelaram que os (as) licenciandos (as) percebem e reconhecem a relevância das discussões acerca dos temas transversais, ressaltando sua importância como oportunidade para se conhecer o contexto do aluno; para se reconhecer e respeitar as diferenças e a elas responder, para evitar processos de exclusão. e present text aims to present a training action carried out with students of the Mathematics degree course at a Brazilian public university, as part of a curricular component aimed at discussions of transversal themes. In addition, the study investigated impressions of undergraduates and graduates about the impacts of their participation in the training action, for their future performances as teachers. e results revealed that the undergraduates perceive and recognize the relevance of discussions about transversal themes, emphasizing their importance as an opportunity to get to know the student’s context; to recognize and respect diff erences and respond to them, to avoid deletion processes.2023-08-18T20:56:41Z2023-08-18T20:56:41Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTORISU, E. M.; FERREIRA, W. M. Temas transversais na formação de professores de matemática: uma ação formativa. Diálogo, Canoas, n. 49, maio 2022. Disponível em: <https://revistas3.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/9576>. Acesso em: 06 jul. 2023.2238-9024http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17272http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i49.9576O periódico Diálogo permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/670>. Acesso em: 17 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessTorisu, Edmilson MinoruFerreira, Wenderson Marquesporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-08-18T20:56:50Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17272Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-08-18T20:56:50Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Temas transversais na formação de professores de matemática : uma ação formativa. |
title |
Temas transversais na formação de professores de matemática : uma ação formativa. |
spellingShingle |
Temas transversais na formação de professores de matemática : uma ação formativa. Torisu, Edmilson Minoru Educação cidadã |
title_short |
Temas transversais na formação de professores de matemática : uma ação formativa. |
title_full |
Temas transversais na formação de professores de matemática : uma ação formativa. |
title_fullStr |
Temas transversais na formação de professores de matemática : uma ação formativa. |
title_full_unstemmed |
Temas transversais na formação de professores de matemática : uma ação formativa. |
title_sort |
Temas transversais na formação de professores de matemática : uma ação formativa. |
author |
Torisu, Edmilson Minoru |
author_facet |
Torisu, Edmilson Minoru Ferreira, Wenderson Marques |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Wenderson Marques |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torisu, Edmilson Minoru Ferreira, Wenderson Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação cidadã |
topic |
Educação cidadã |
description |
O presente texto tem como objetivo apresentar uma ação formativa realizada com estudantes do curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública brasileira, como parte de uma componente curricular voltada a discussões de temas transversais. Além disso, o estudo investigou impressões dos (as) licenciandos (as) acerca dos impactos de suas participações na ação formativa, para as suas futuras atuações como docentes. Os resultados revelaram que os (as) licenciandos (as) percebem e reconhecem a relevância das discussões acerca dos temas transversais, ressaltando sua importância como oportunidade para se conhecer o contexto do aluno; para se reconhecer e respeitar as diferenças e a elas responder, para evitar processos de exclusão. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-08-18T20:56:41Z 2023-08-18T20:56:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TORISU, E. M.; FERREIRA, W. M. Temas transversais na formação de professores de matemática: uma ação formativa. Diálogo, Canoas, n. 49, maio 2022. Disponível em: <https://revistas3.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/9576>. Acesso em: 06 jul. 2023. 2238-9024 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17272 http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i49.9576 |
identifier_str_mv |
TORISU, E. M.; FERREIRA, W. M. Temas transversais na formação de professores de matemática: uma ação formativa. Diálogo, Canoas, n. 49, maio 2022. Disponível em: <https://revistas3.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/9576>. Acesso em: 06 jul. 2023. 2238-9024 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17272 http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i49.9576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002827990040576 |