Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
dARK ID: | ark:/61566/0013000004nr0 |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12569 https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2019v7n2p45-59 |
Resumo: | Apresentamos, neste artigo, alguns resultados obtidos em uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Matemática, que está relacionada com o desenvolvimento da Educação Financeira de jovens e adultos Surdos, que se comunicam em Libras, por meio da perspectiva etnomatemática. Especificamente, procuramos compreender a relação dos resultados desse estudo com um dos elementos do Currículo Trivium para a Matemática, denominado por Tecnoracia, que foi proposto D’Ambrosio, em 1999. Desse modo, essa reconceituação curricular é composta pela literacia (instrumentos comunicativos), materacia (instrumentos analíticos) e tecnoracia (instrumentos materiais e tecnológicos). A abordagem metodológica foi qualitativa, com a utilização dos pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Da fase analítica, foi possível inferir que o programa etnomatemática possibilitou o fornecimento dos instrumentos comunicativos, analíticos, materiais e tecnológicos, que são característicos da cultura Surda para que os alunos pudessem resolver as situações-problema propostas em sala de aula. |
id |
UFOP_fc04edc7a6936737e09df9bd09fc07c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/12569 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos.Contributions of technoracy and ethnomathematics to the promotion of financial education for deaf students.Apresentamos, neste artigo, alguns resultados obtidos em uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Matemática, que está relacionada com o desenvolvimento da Educação Financeira de jovens e adultos Surdos, que se comunicam em Libras, por meio da perspectiva etnomatemática. Especificamente, procuramos compreender a relação dos resultados desse estudo com um dos elementos do Currículo Trivium para a Matemática, denominado por Tecnoracia, que foi proposto D’Ambrosio, em 1999. Desse modo, essa reconceituação curricular é composta pela literacia (instrumentos comunicativos), materacia (instrumentos analíticos) e tecnoracia (instrumentos materiais e tecnológicos). A abordagem metodológica foi qualitativa, com a utilização dos pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Da fase analítica, foi possível inferir que o programa etnomatemática possibilitou o fornecimento dos instrumentos comunicativos, analíticos, materiais e tecnológicos, que são característicos da cultura Surda para que os alunos pudessem resolver as situações-problema propostas em sala de aula.We present, in this article, some results obtained in a Professional Masters in Mathematics Education research, which is related to the development of Financial Education through an ethnomathematical perspective of hearing-impaired youth and adult students, who communicate in Libras (Brazilian sign language). Specifically, we attempted to understand the relation of the results of this study to one of the elements of the Trivium Curriculum for Mathematics, called Technoracy, which was proposed by D’Ambrosio, in 1999. In this way, this curricular reconceptualization is composed of literacy (communicative instruments), matheracy (analytical instruments), and technoracy (material and technological instruments). The methodological approach was qualitative by using Grounded Theory assumptions. From the analytical phase, it was possible to infer that the ethnomathematics program enabled to supply students with communicative, analytical, and material and technological instruments that are characteristic of the Deaf culture so that they could solve problems and situations proposed in classrooms.2020-08-10T18:23:31Z2020-08-10T18:23:31Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINHEIRO, R. C.; ROSA, M. Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos. Abakos, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 45-59, maio 2019. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/abakos/article/view/18688>. Acesso em: 03 jul. 2020.2316-9451http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12569https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2019v7n2p45-59ark:/61566/0013000004nr0Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). CC BY. Fonte: o próprio artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Rodrigo CarlosRosa, Miltonporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T16:01:35Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12569Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T16:01:35Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos. Contributions of technoracy and ethnomathematics to the promotion of financial education for deaf students. |
title |
Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos. |
spellingShingle |
Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos. Pinheiro, Rodrigo Carlos |
title_short |
Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos. |
title_full |
Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos. |
title_fullStr |
Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos. |
title_full_unstemmed |
Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos. |
title_sort |
Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos. |
author |
Pinheiro, Rodrigo Carlos |
author_facet |
Pinheiro, Rodrigo Carlos Rosa, Milton |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Milton |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Rodrigo Carlos Rosa, Milton |
description |
Apresentamos, neste artigo, alguns resultados obtidos em uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Matemática, que está relacionada com o desenvolvimento da Educação Financeira de jovens e adultos Surdos, que se comunicam em Libras, por meio da perspectiva etnomatemática. Especificamente, procuramos compreender a relação dos resultados desse estudo com um dos elementos do Currículo Trivium para a Matemática, denominado por Tecnoracia, que foi proposto D’Ambrosio, em 1999. Desse modo, essa reconceituação curricular é composta pela literacia (instrumentos comunicativos), materacia (instrumentos analíticos) e tecnoracia (instrumentos materiais e tecnológicos). A abordagem metodológica foi qualitativa, com a utilização dos pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Da fase analítica, foi possível inferir que o programa etnomatemática possibilitou o fornecimento dos instrumentos comunicativos, analíticos, materiais e tecnológicos, que são característicos da cultura Surda para que os alunos pudessem resolver as situações-problema propostas em sala de aula. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-08-10T18:23:31Z 2020-08-10T18:23:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos. Abakos, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 45-59, maio 2019. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/abakos/article/view/18688>. Acesso em: 03 jul. 2020. 2316-9451 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12569 https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2019v7n2p45-59 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/61566/0013000004nr0 |
identifier_str_mv |
PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos. Abakos, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 45-59, maio 2019. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/abakos/article/view/18688>. Acesso em: 03 jul. 2020. 2316-9451 ark:/61566/0013000004nr0 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12569 https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2019v7n2p45-59 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1817705757687152640 |