Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Rodrigo Carlos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rosa, Milton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
dARK ID: ark:/61566/0013000004nr0
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12569
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2019v7n2p45-59
Resumo: Apresentamos, neste artigo, alguns resultados obtidos em uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Matemática, que está relacionada com o desenvolvimento da Educação Financeira de jovens e adultos Surdos, que se comunicam em Libras, por meio da perspectiva etnomatemática. Especificamente, procuramos compreender a relação dos resultados desse estudo com um dos elementos do Currículo Trivium para a Matemática, denominado por Tecnoracia, que foi proposto D’Ambrosio, em 1999. Desse modo, essa reconceituação curricular é composta pela literacia (instrumentos comunicativos), materacia (instrumentos analíticos) e tecnoracia (instrumentos materiais e tecnológicos). A abordagem metodológica foi qualitativa, com a utilização dos pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Da fase analítica, foi possível inferir que o programa etnomatemática possibilitou o fornecimento dos instrumentos comunicativos, analíticos, materiais e tecnológicos, que são característicos da cultura Surda para que os alunos pudessem resolver as situações-problema propostas em sala de aula.
id UFOP_fc04edc7a6936737e09df9bd09fc07c1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/12569
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos.Contributions of technoracy and ethnomathematics to the promotion of financial education for deaf students.Apresentamos, neste artigo, alguns resultados obtidos em uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Matemática, que está relacionada com o desenvolvimento da Educação Financeira de jovens e adultos Surdos, que se comunicam em Libras, por meio da perspectiva etnomatemática. Especificamente, procuramos compreender a relação dos resultados desse estudo com um dos elementos do Currículo Trivium para a Matemática, denominado por Tecnoracia, que foi proposto D’Ambrosio, em 1999. Desse modo, essa reconceituação curricular é composta pela literacia (instrumentos comunicativos), materacia (instrumentos analíticos) e tecnoracia (instrumentos materiais e tecnológicos). A abordagem metodológica foi qualitativa, com a utilização dos pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Da fase analítica, foi possível inferir que o programa etnomatemática possibilitou o fornecimento dos instrumentos comunicativos, analíticos, materiais e tecnológicos, que são característicos da cultura Surda para que os alunos pudessem resolver as situações-problema propostas em sala de aula.We present, in this article, some results obtained in a Professional Masters in Mathematics Education research, which is related to the development of Financial Education through an ethnomathematical perspective of hearing-impaired youth and adult students, who communicate in Libras (Brazilian sign language). Specifically, we attempted to understand the relation of the results of this study to one of the elements of the Trivium Curriculum for Mathematics, called Technoracy, which was proposed by D’Ambrosio, in 1999. In this way, this curricular reconceptualization is composed of literacy (communicative instruments), matheracy (analytical instruments), and technoracy (material and technological instruments). The methodological approach was qualitative by using Grounded Theory assumptions. From the analytical phase, it was possible to infer that the ethnomathematics program enabled to supply students with communicative, analytical, and material and technological instruments that are characteristic of the Deaf culture so that they could solve problems and situations proposed in classrooms.2020-08-10T18:23:31Z2020-08-10T18:23:31Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINHEIRO, R. C.; ROSA, M. Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos. Abakos, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 45-59, maio 2019. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/abakos/article/view/18688>. Acesso em: 03 jul. 2020.2316-9451http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12569https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2019v7n2p45-59ark:/61566/0013000004nr0Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). CC BY. Fonte: o próprio artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Rodrigo CarlosRosa, Miltonporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T16:01:35Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12569Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T16:01:35Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos.
Contributions of technoracy and ethnomathematics to the promotion of financial education for deaf students.
title Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos.
spellingShingle Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos.
Pinheiro, Rodrigo Carlos
title_short Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos.
title_full Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos.
title_fullStr Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos.
title_full_unstemmed Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos.
title_sort Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos.
author Pinheiro, Rodrigo Carlos
author_facet Pinheiro, Rodrigo Carlos
Rosa, Milton
author_role author
author2 Rosa, Milton
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Rodrigo Carlos
Rosa, Milton
description Apresentamos, neste artigo, alguns resultados obtidos em uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Matemática, que está relacionada com o desenvolvimento da Educação Financeira de jovens e adultos Surdos, que se comunicam em Libras, por meio da perspectiva etnomatemática. Especificamente, procuramos compreender a relação dos resultados desse estudo com um dos elementos do Currículo Trivium para a Matemática, denominado por Tecnoracia, que foi proposto D’Ambrosio, em 1999. Desse modo, essa reconceituação curricular é composta pela literacia (instrumentos comunicativos), materacia (instrumentos analíticos) e tecnoracia (instrumentos materiais e tecnológicos). A abordagem metodológica foi qualitativa, com a utilização dos pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Da fase analítica, foi possível inferir que o programa etnomatemática possibilitou o fornecimento dos instrumentos comunicativos, analíticos, materiais e tecnológicos, que são característicos da cultura Surda para que os alunos pudessem resolver as situações-problema propostas em sala de aula.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-08-10T18:23:31Z
2020-08-10T18:23:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos. Abakos, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 45-59, maio 2019. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/abakos/article/view/18688>. Acesso em: 03 jul. 2020.
2316-9451
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12569
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2019v7n2p45-59
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/61566/0013000004nr0
identifier_str_mv PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos. Abakos, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 45-59, maio 2019. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/abakos/article/view/18688>. Acesso em: 03 jul. 2020.
2316-9451
ark:/61566/0013000004nr0
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12569
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2019v7n2p45-59
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1817705757687152640