As dificuldades e estratégias do professor da educação básica no processo da inclusão escolar: uma experiência no município de Quixadá-Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Natália Parente de Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/109020
Resumo: A perspectiva inclusiva propõe um modelo de organização escolar que considere e seja estruturado a partir das necessidades dos alunos. Desta forma, tem como objetivo garantir o acesso de todos os alunos à escola, que por sua vez devem estar devidamente adequadas às especificidades deles, tenham eles deficiência ou não.Com as discussões sobre inclusão escolar intensificadas, houve um aumento significativo de matrículas de alunos com deficiência nas escolas públicas de educação básica da rede regular de ensino no Brasil. O acesso dos alunos às salas regulares de ensino evidencia o atendimento da primeira premissa inclusiva: o acesso. A segunda premissa diz respeito à permanência desse alunado. Para tanto, vários são os fatores que devem ser considerados: estrutura escolar, qualidade do acesso e formação do professor, dentre outros. Dois fatores são considerados fundamentais para uma reflexão significativa sobre o processo da inclusão escolar: aluno incluído e professor inclusivo. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar as dificuldades e as estratégias utilizadas pelo professor no processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência. Acreditamos que a realidade escolar interpelada sob o ponto de vista do professor acerca das dificuldades encontradas e das estratégias utilizadas, pode contribuir para a análise do processo inclusivo. Esta pesquisa foi realizada nas escolas públicas de ensino médio do município de Quixadá ¿ Ceará. Este município possui 7 escolas regulares de ensino médio na rede pública, dentre as quais 6 possuem alunos com deficiência, em um total de 88 alunos matriculados no ano letivo de 2016. Participam desta pesquisa 16 professores lotados nessas escolas que trabalharam ou ainda trabalham com alunos com deficiência. Na coleta de dados foram utilizados questionários e as respostas foram analisadas com o auxílio do software IRAMUTEQ. Os resultados dessa análise sugerem que os professores concebem a deficiência como uma limitação ou impedimento. Entretanto, acreditam na capacidade de aprendizagem dos alunos com deficiência, desde que haja condições adequadas e professores qualificados. Acreditam na importância da perspectiva da inclusão escolar, mas reconhecem a falta de capacitação e as estruturas precárias das escolas como as principais dificuldades do processo e, embora não se sintam preparados para atuar junto aos alunos com deficiência, utilizam como estratégias para a inclusão desse alunado atividades diferenciadas no que diz respeito aos objetivos e tecnologias escolares. Palavras-chave: inclusão; professor; dificuldades; estratégias de inclusão.
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spelling As dificuldades e estratégias do professor da educação básica no processo da inclusão escolar: uma experiência no município de Quixadá-CearáThe difficulties and strategies of the teacher ob basic education in the process of school inclusion : an experience in the municipality of Quixadá-CearáPsicologia educacionalEducação inclusivaProfessores - FormaçãoA perspectiva inclusiva propõe um modelo de organização escolar que considere e seja estruturado a partir das necessidades dos alunos. Desta forma, tem como objetivo garantir o acesso de todos os alunos à escola, que por sua vez devem estar devidamente adequadas às especificidades deles, tenham eles deficiência ou não.Com as discussões sobre inclusão escolar intensificadas, houve um aumento significativo de matrículas de alunos com deficiência nas escolas públicas de educação básica da rede regular de ensino no Brasil. O acesso dos alunos às salas regulares de ensino evidencia o atendimento da primeira premissa inclusiva: o acesso. A segunda premissa diz respeito à permanência desse alunado. Para tanto, vários são os fatores que devem ser considerados: estrutura escolar, qualidade do acesso e formação do professor, dentre outros. Dois fatores são considerados fundamentais para uma reflexão significativa sobre o processo da inclusão escolar: aluno incluído e professor inclusivo. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar as dificuldades e as estratégias utilizadas pelo professor no processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência. Acreditamos que a realidade escolar interpelada sob o ponto de vista do professor acerca das dificuldades encontradas e das estratégias utilizadas, pode contribuir para a análise do processo inclusivo. Esta pesquisa foi realizada nas escolas públicas de ensino médio do município de Quixadá ¿ Ceará. Este município possui 7 escolas regulares de ensino médio na rede pública, dentre as quais 6 possuem alunos com deficiência, em um total de 88 alunos matriculados no ano letivo de 2016. Participam desta pesquisa 16 professores lotados nessas escolas que trabalharam ou ainda trabalham com alunos com deficiência. Na coleta de dados foram utilizados questionários e as respostas foram analisadas com o auxílio do software IRAMUTEQ. Os resultados dessa análise sugerem que os professores concebem a deficiência como uma limitação ou impedimento. Entretanto, acreditam na capacidade de aprendizagem dos alunos com deficiência, desde que haja condições adequadas e professores qualificados. Acreditam na importância da perspectiva da inclusão escolar, mas reconhecem a falta de capacitação e as estruturas precárias das escolas como as principais dificuldades do processo e, embora não se sintam preparados para atuar junto aos alunos com deficiência, utilizam como estratégias para a inclusão desse alunado atividades diferenciadas no que diz respeito aos objetivos e tecnologias escolares. Palavras-chave: inclusão; professor; dificuldades; estratégias de inclusão.The inclusive perspective proposes a model of school organization that considers and is structured from the students needs. In this way, it aims to guarantee the access of all the students to the school, which in turn must be adequately adapted to their specificities, whether or not they have a disability. With the intensification of discussions about school inclusion, there was a significant increase in student enrollments with deficiency in public high schools of the regular education network in Brazil. The access of the students to the regular teaching rooms shows the attendance of the first inclusive premise: the access. The second premise concerns the permanence of this student. For this, several factors must be considered: school structure, quality of access and teacher training, among others. Two factors are considered fundamental for a meaningful reflection on the process of school inclusion: inclusive student and inclusive teacher. Thus, the objective of this research is to investigate the difficulties and strategies used by the teacher in the process of inclusion of students with disabilities. We believe that the school reality questioned from the teacher's point of view about the difficulties encountered and the strategies used can contribute to the analysis of the inclusive process. This research was carried out in public high schools in the municipality of Quixadá - Ceará. This municipality has 7 regular high schools in the public network, among which 6 have students with disabilities, in a total of 88 students enrolled in 2016. Participate in this research 16 teachers in those schools who have worked or still work with students with disabilities. In the data collection, questionnaires were used and the responses were analyzed with the aid of IRAMUTEQ software. The results of this analysis suggest that teachers view disability as a limitation or impediment. However, they believe in the learning capacity of students with disabilities, as long as there are adequate conditions and qualified teachers. They believe in the importance of the perspective of school inclusion, but recognize the lack of training and the precarious structures of schools as the main difficulties of the process and, although they do not feel prepared to work with students with disabilities, use as strategies for the inclusion of this student special activities with regard to school objectives and technologies. Keywords: inclusion; teacher; difficulties; inclusion strategies.Pinheiro, Clara Virgínia de QueirozPinheiro, Clara Virgínia de QueirozMaia Filho, Osterne NonatoJoca, Terezinha TeixeiraUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaValente, Natália Parente de Lima2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/109020https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/16239Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 99945porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T21:57:55Zoai::109020Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T21:57:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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