Análise da orientação para o mercado e do composto de marketing em relção à performance de empresas no Estado do Ceará
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/82413 |
Resumo: | A preocupação com a Performance empresarial é uma constante na academia e na prática cotidiana dos administradores. Orientação para o Mercado surge como uma via estratégica para alcançar uma maior performance empresarial. Este trabalho procura estudar e analisar a relação Orientação para o Mercado e Performance empresarial. Para tanto, lança-se mão da técnica de Modelagem de Equações Estruturais para verificação da validade da escala de Orientação para o Mercado - MARKOR, proposta por Jaworski, Kohli e Kumar (1993). Os resultados obtidos permitem concluir que empresas orientadas para o mercado tendem a obter performance superior que seus concorrentes. |
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Análise da orientação para o mercado e do composto de marketing em relção à performance de empresas no Estado do CearáMarketing de serviçosAdministração de empresasA preocupação com a Performance empresarial é uma constante na academia e na prática cotidiana dos administradores. Orientação para o Mercado surge como uma via estratégica para alcançar uma maior performance empresarial. Este trabalho procura estudar e analisar a relação Orientação para o Mercado e Performance empresarial. Para tanto, lança-se mão da técnica de Modelagem de Equações Estruturais para verificação da validade da escala de Orientação para o Mercado - MARKOR, proposta por Jaworski, Kohli e Kumar (1993). Os resultados obtidos permitem concluir que empresas orientadas para o mercado tendem a obter performance superior que seus concorrentes.The concern on Organizational Performance is constant among scholars and on the daily tasks of managers. Market orientation emerges as a strategic way to reach superior performance. This work aims the study and analyses of the relationship between Market Orientation and Organizational Performance. So, it uses Structural Equation Modeling to validate Jaworski, Kohli e Kumar?s (1993) Market Orientation scale ? MARKOR. The results lead us to conclude that firms, which are market oriented, tend to reach superior performance.Veiga Neto, Alípio RamosVeiga Neto, Alípio RamosForte, Sérgio Henrique Arruda CavalcanteRomero, Claudia Buhamra AbreuUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasFurtado, Carlos Eugênio de Alencar Araripe2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/82413https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/4387Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 79029porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::82413Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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