Análise da orientação para o mercado e do composto de marketing em relção à performance de empresas no Estado do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Carlos Eugênio de Alencar Araripe
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/82413
Resumo: A preocupação com a Performance empresarial é uma constante na academia e na prática cotidiana dos administradores. Orientação para o Mercado surge como uma via estratégica para alcançar uma maior performance empresarial. Este trabalho procura estudar e analisar a relação Orientação para o Mercado e Performance empresarial. Para tanto, lança-se mão da técnica de Modelagem de Equações Estruturais para verificação da validade da escala de Orientação para o Mercado - MARKOR, proposta por Jaworski, Kohli e Kumar (1993). Os resultados obtidos permitem concluir que empresas orientadas para o mercado tendem a obter performance superior que seus concorrentes.
id UFOR_31d8810287515919e884cad1a7499cfe
oai_identifier_str oai::82413
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Análise da orientação para o mercado e do composto de marketing em relção à performance de empresas no Estado do CearáMarketing de serviçosAdministração de empresasA preocupação com a Performance empresarial é uma constante na academia e na prática cotidiana dos administradores. Orientação para o Mercado surge como uma via estratégica para alcançar uma maior performance empresarial. Este trabalho procura estudar e analisar a relação Orientação para o Mercado e Performance empresarial. Para tanto, lança-se mão da técnica de Modelagem de Equações Estruturais para verificação da validade da escala de Orientação para o Mercado - MARKOR, proposta por Jaworski, Kohli e Kumar (1993). Os resultados obtidos permitem concluir que empresas orientadas para o mercado tendem a obter performance superior que seus concorrentes.The concern on Organizational Performance is constant among scholars and on the daily tasks of managers. Market orientation emerges as a strategic way to reach superior performance. This work aims the study and analyses of the relationship between Market Orientation and Organizational Performance. So, it uses Structural Equation Modeling to validate Jaworski, Kohli e Kumar?s (1993) Market Orientation scale ? MARKOR. The results lead us to conclude that firms, which are market oriented, tend to reach superior performance.Veiga Neto, Alípio RamosVeiga Neto, Alípio RamosForte, Sérgio Henrique Arruda CavalcanteRomero, Claudia Buhamra AbreuUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasFurtado, Carlos Eugênio de Alencar Araripe2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/82413https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/4387Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 79029porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::82413Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da orientação para o mercado e do composto de marketing em relção à performance de empresas no Estado do Ceará
title Análise da orientação para o mercado e do composto de marketing em relção à performance de empresas no Estado do Ceará
spellingShingle Análise da orientação para o mercado e do composto de marketing em relção à performance de empresas no Estado do Ceará
Furtado, Carlos Eugênio de Alencar Araripe
Marketing de serviços
Administração de empresas
title_short Análise da orientação para o mercado e do composto de marketing em relção à performance de empresas no Estado do Ceará
title_full Análise da orientação para o mercado e do composto de marketing em relção à performance de empresas no Estado do Ceará
title_fullStr Análise da orientação para o mercado e do composto de marketing em relção à performance de empresas no Estado do Ceará
title_full_unstemmed Análise da orientação para o mercado e do composto de marketing em relção à performance de empresas no Estado do Ceará
title_sort Análise da orientação para o mercado e do composto de marketing em relção à performance de empresas no Estado do Ceará
author Furtado, Carlos Eugênio de Alencar Araripe
author_facet Furtado, Carlos Eugênio de Alencar Araripe
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veiga Neto, Alípio Ramos
Veiga Neto, Alípio Ramos
Forte, Sérgio Henrique Arruda Cavalcante
Romero, Claudia Buhamra Abreu
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Carlos Eugênio de Alencar Araripe
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de serviços
Administração de empresas
topic Marketing de serviços
Administração de empresas
description A preocupação com a Performance empresarial é uma constante na academia e na prática cotidiana dos administradores. Orientação para o Mercado surge como uma via estratégica para alcançar uma maior performance empresarial. Este trabalho procura estudar e analisar a relação Orientação para o Mercado e Performance empresarial. Para tanto, lança-se mão da técnica de Modelagem de Equações Estruturais para verificação da validade da escala de Orientação para o Mercado - MARKOR, proposta por Jaworski, Kohli e Kumar (1993). Os resultados obtidos permitem concluir que empresas orientadas para o mercado tendem a obter performance superior que seus concorrentes.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/82413
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/82413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/4387
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 79029
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408695480254464