A relação entre orientação para o mercado e as atividades de marketing de construtoras de condomínios residenciais de Londrina e Maringá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munhoz, Alexandre João
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8439
Resumo: Resumo: As escalas de Orientação para o Mercado propõem-se a mensurar a aplicação do conceito de Marketing nas empresas Em especial a escala Markor, procura a mensuração através do fluxo de informações de mercado dentro da empresa Entretanto, com isto existem várias Atividades de Marketing, consagradas por vários autores da área, que não são consideradas nesta avaliação Portanto, este estudo teve como objetivo principal revelar a relação das práticas das Atividades de Marketing com o nível de Orientação para o Mercado nas empresas Para tanto, foi realizada revisão dos conceitos de Atividades de Marketing e Orientação para o Mercado por vários autores da área Em seguida foram pesquisadas Construtoras de condomínios residenciais das cidades de Londrina e Maringá usando a escala MARKOR, para orientação para o mercado e uma escala de uso de Atividades de Marketing A natureza desta pesquisa foi quantitativa, procurando descrever as características da população e buscando as relações entre as variáveis através do teste Exato de Fisher, para verificar as relações, e o V de Crámer, para avaliar suas significâncias Os resultados não confirmaram uma relação significativa entre os dois constructos dentro da amostra pesquisada, abrindo muitas outras questões dentro do assunto
id UEL_9ce81fcf8767a16f2a9424521b35d358
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/8439
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling A relação entre orientação para o mercado e as atividades de marketing de construtoras de condomínios residenciais de Londrina e MaringáMarketingAdministraçãoMarketingServiços de informaçãoConstrução civilMarketing managementMarketing Information ServicesResumo: As escalas de Orientação para o Mercado propõem-se a mensurar a aplicação do conceito de Marketing nas empresas Em especial a escala Markor, procura a mensuração através do fluxo de informações de mercado dentro da empresa Entretanto, com isto existem várias Atividades de Marketing, consagradas por vários autores da área, que não são consideradas nesta avaliação Portanto, este estudo teve como objetivo principal revelar a relação das práticas das Atividades de Marketing com o nível de Orientação para o Mercado nas empresas Para tanto, foi realizada revisão dos conceitos de Atividades de Marketing e Orientação para o Mercado por vários autores da área Em seguida foram pesquisadas Construtoras de condomínios residenciais das cidades de Londrina e Maringá usando a escala MARKOR, para orientação para o mercado e uma escala de uso de Atividades de Marketing A natureza desta pesquisa foi quantitativa, procurando descrever as características da população e buscando as relações entre as variáveis através do teste Exato de Fisher, para verificar as relações, e o V de Crámer, para avaliar suas significâncias Os resultados não confirmaram uma relação significativa entre os dois constructos dentro da amostra pesquisada, abrindo muitas outras questões dentro do assuntoDissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoAbstract: The market orientation scales intend to evaluate the application of the “ “Marketing concept” within the company In particular the MARKOR scale, search for a measurement through the information flow inside companies However, there is many marketing activities, recognized by various authors in this area, wich are not considered in this evaluation Therefore, this research had as main objective revealing the relation between the practices of marketing activities with the market orientation level within companies For that, a research in the literature was made to provide an overview of the studies of Market Orientation in Brazil and the world, presenting too a review of the concepts of Marketing Activities by several authors in the area Then residential condominium constructers were surveyed in the cities of Londrina and Maringá using the MARKOR scale, to market orientation, a marketing activities scale and a business performance scale This research´s nature was quantitative, looking to describe the characteristics of the population and searching the variables relations through the Fisher´s exact test, to check this relation, and the Cramer´s V, to evaluate its significance The results didn’t confirm a significant relationship between the two constructs in the sample, and therefore opened up many other questions about the subject It was also not confirmed the relationship between the market orientation and organizational performance, however, a significant relationship was found between the latter and the level of Marketing ActivitiesPacagnan, Mário Nei [Orientador]Vieira, Francisco Giovanni DavidDutra, Ivan de SouzaMunhoz, Alexandre João2024-05-01T11:33:41Z2024-05-01T11:33:41Z2009.0005.10.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8439porMestradoAdministraçãoCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:27:07Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8439Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:27:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre orientação para o mercado e as atividades de marketing de construtoras de condomínios residenciais de Londrina e Maringá
title A relação entre orientação para o mercado e as atividades de marketing de construtoras de condomínios residenciais de Londrina e Maringá
spellingShingle A relação entre orientação para o mercado e as atividades de marketing de construtoras de condomínios residenciais de Londrina e Maringá
Munhoz, Alexandre João
Marketing
Administração
Marketing
Serviços de informação
Construção civil
Marketing management
Marketing Information Services
title_short A relação entre orientação para o mercado e as atividades de marketing de construtoras de condomínios residenciais de Londrina e Maringá
title_full A relação entre orientação para o mercado e as atividades de marketing de construtoras de condomínios residenciais de Londrina e Maringá
title_fullStr A relação entre orientação para o mercado e as atividades de marketing de construtoras de condomínios residenciais de Londrina e Maringá
title_full_unstemmed A relação entre orientação para o mercado e as atividades de marketing de construtoras de condomínios residenciais de Londrina e Maringá
title_sort A relação entre orientação para o mercado e as atividades de marketing de construtoras de condomínios residenciais de Londrina e Maringá
author Munhoz, Alexandre João
author_facet Munhoz, Alexandre João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacagnan, Mário Nei [Orientador]
Vieira, Francisco Giovanni David
Dutra, Ivan de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Munhoz, Alexandre João
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Administração
Marketing
Serviços de informação
Construção civil
Marketing management
Marketing Information Services
topic Marketing
Administração
Marketing
Serviços de informação
Construção civil
Marketing management
Marketing Information Services
description Resumo: As escalas de Orientação para o Mercado propõem-se a mensurar a aplicação do conceito de Marketing nas empresas Em especial a escala Markor, procura a mensuração através do fluxo de informações de mercado dentro da empresa Entretanto, com isto existem várias Atividades de Marketing, consagradas por vários autores da área, que não são consideradas nesta avaliação Portanto, este estudo teve como objetivo principal revelar a relação das práticas das Atividades de Marketing com o nível de Orientação para o Mercado nas empresas Para tanto, foi realizada revisão dos conceitos de Atividades de Marketing e Orientação para o Mercado por vários autores da área Em seguida foram pesquisadas Construtoras de condomínios residenciais das cidades de Londrina e Maringá usando a escala MARKOR, para orientação para o mercado e uma escala de uso de Atividades de Marketing A natureza desta pesquisa foi quantitativa, procurando descrever as características da população e buscando as relações entre as variáveis através do teste Exato de Fisher, para verificar as relações, e o V de Crámer, para avaliar suas significâncias Os resultados não confirmaram uma relação significativa entre os dois constructos dentro da amostra pesquisada, abrindo muitas outras questões dentro do assunto
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 05.10.2009
2009.00
2024-05-01T11:33:41Z
2024-05-01T11:33:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8439
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Administração
Centro de Estudos Sociais Aplicados
Programa de Pós-graduação em Administração
Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654543427239936