Atividades lúdicas em portal responsivo voltado a crianças com transtorno do espectro autista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129838 |
Resumo: | Diversos estudos mostram aumento na prevalência do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), com variação em suas taxas, o que faz persistirem incertezas sobre os aspectos epidemiológicos a ele relacionados. O aumento da prevalência de autismo na população mundial atinge familiares, educadores e cuidadores, que precisam dispor de tempo e recursos que estimulem o desenvolvimento integral dessas pessoas, especialmente quando são crianças. Nesse âmbito, é importante oferecer alternativas com estimulação lúdica para o desenvolvimento integral desse público. O objetivo do estudo foi desenvolver e avaliar uma base de atividades lúdicas para o Portal Responsivo `Estimule¿ destinada ao suporte terapêutico de crianças com TEA. O estudo fundamentou-se na Semiótica e na Interação Humano-Computador (IHC). Realizou-se uma pesquisa de natureza aplicada, metodológica, com abordagem qualitativa. Na primeira etapa (março a dezembro de 2019), realizou-se revisão de literatura e definição das habilidades-alvo, que auxiliaram na classificação das brincadeiras. A segunda etapa (janeiro a dezembro de 2020) contemplou a seleção e a categorização das atividades lúdicas por habilidades-alvo; concepção e desenvolvimento do Portal Responsivo `Estimule¿; e inserção das atividades lúdicas no portal. A terceira etapa (janeiro de 2021 a julho de 2022) consistiu em duas fases: implementação de ajustes na tecnologia; e avaliação funcional e de conteúdo do banco de atividades lúdicas no Portal `Estimule¿ pelos profissionais de saúde. Participaram 32 profissionais de saúde, todos de Fortaleza, Ceará, entre fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. A amostra foi constituída por conveniência, a partir da técnica Bola de Neve, partindo-se da divulgação na rede de contatos profissionais da pesquisadora. Os participantes, ao aceitarem o convite para compor a amostra, foram apresentados ao Portal `Estimule¿, com suas atividades lúdicas, e tiveram acesso a utilização por até 30 dias, em seus smartphones ou notebooks. Após esse período, cada participante devolvia, por WhatsApp ou e-mail, o formulário de avaliação da base de atividades lúdicas do Portal respondido. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade de Fortaleza, sob o parecer nº 5.182.107. A partir do formulário de avaliação, obteve-se Índice de Validação do Conteúdo (IVC) geral de 0,80, mostrando a aprovação dos ¿objetivos¿, ¿estrutura e apresentação¿ e ¿relevância¿. As opiniões dos especialistas, captadas na sessão ¿comentários e sugestões¿, fizeram emergir duas temáticas de análise: ¿pontos positivos e relevantes¿, e ¿aspectos que requerem melhorias¿. As opiniões convergiram para a importância da nova ferramenta, com a base de atividades lúdicas, como elemento facilitador e mediador do processo de estimulação do desenvolvimento da criança com TEA. Foi unânime a opinião dos profissionais sobre a necessidade de alguns ajustes e aprimoramento da interface e do layout do Portal `Estimule¿, para que seja mais didática e clara a apresentação do conteúdo. Os especialistas acreditam que a base de atividades lúdicas do Portal `Estimule¿ poderá favorecer um brincar mais efetivo, subsidiando profissionais, familiares, cuidadores e educadores, havendo sempre a necessidade de direcionamento dos profissionais que acompanham a criança. Ademais os desdobramentos deste estudo poderão favorecer a continuidade e o fortalecimento de políticas públicas e ações em prol da assistência a crianças com TEA. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Brincadeiras; Desenvolvimento Infantil; Promoção da Saúde; Tecnologia Aplicada à Assistência à Saúde; Avaliação de Tecnologia. |
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Realizou-se uma pesquisa de natureza aplicada, metodológica, com abordagem qualitativa. Na primeira etapa (março a dezembro de 2019), realizou-se revisão de literatura e definição das habilidades-alvo, que auxiliaram na classificação das brincadeiras. A segunda etapa (janeiro a dezembro de 2020) contemplou a seleção e a categorização das atividades lúdicas por habilidades-alvo; concepção e desenvolvimento do Portal Responsivo `Estimule¿; e inserção das atividades lúdicas no portal. A terceira etapa (janeiro de 2021 a julho de 2022) consistiu em duas fases: implementação de ajustes na tecnologia; e avaliação funcional e de conteúdo do banco de atividades lúdicas no Portal `Estimule¿ pelos profissionais de saúde. Participaram 32 profissionais de saúde, todos de Fortaleza, Ceará, entre fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. A amostra foi constituída por conveniência, a partir da técnica Bola de Neve, partindo-se da divulgação na rede de contatos profissionais da pesquisadora. Os participantes, ao aceitarem o convite para compor a amostra, foram apresentados ao Portal `Estimule¿, com suas atividades lúdicas, e tiveram acesso a utilização por até 30 dias, em seus smartphones ou notebooks. Após esse período, cada participante devolvia, por WhatsApp ou e-mail, o formulário de avaliação da base de atividades lúdicas do Portal respondido. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade de Fortaleza, sob o parecer nº 5.182.107. A partir do formulário de avaliação, obteve-se Índice de Validação do Conteúdo (IVC) geral de 0,80, mostrando a aprovação dos ¿objetivos¿, ¿estrutura e apresentação¿ e ¿relevância¿. As opiniões dos especialistas, captadas na sessão ¿comentários e sugestões¿, fizeram emergir duas temáticas de análise: ¿pontos positivos e relevantes¿, e ¿aspectos que requerem melhorias¿. As opiniões convergiram para a importância da nova ferramenta, com a base de atividades lúdicas, como elemento facilitador e mediador do processo de estimulação do desenvolvimento da criança com TEA. Foi unânime a opinião dos profissionais sobre a necessidade de alguns ajustes e aprimoramento da interface e do layout do Portal `Estimule¿, para que seja mais didática e clara a apresentação do conteúdo. Os especialistas acreditam que a base de atividades lúdicas do Portal `Estimule¿ poderá favorecer um brincar mais efetivo, subsidiando profissionais, familiares, cuidadores e educadores, havendo sempre a necessidade de direcionamento dos profissionais que acompanham a criança. Ademais os desdobramentos deste estudo poderão favorecer a continuidade e o fortalecimento de políticas públicas e ações em prol da assistência a crianças com TEA. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Brincadeiras; Desenvolvimento Infantil; Promoção da Saúde; Tecnologia Aplicada à Assistência à Saúde; Avaliação de Tecnologia.Several studies show an increased prevalence of Autism Spectrum Disorder (ASD), with varying rates, leading to epidemiological uncertainty. The higher prevalence of autism worldwide affects relatives, educators, and caregivers, who need time and resources to stimulate the full development of these people, especially when they are children. This context calls for recreational stimulation alternatives for the comprehensive development of this public. This study aimed to develop and evaluate a base of recreational activities for the 'Estimule' Responsive Portal geared to the therapeutic support of children with ASD. Semiotics and Human-Computer Interaction (HCI) support this study. An applied, methodological research with a qualitative approach was carried out. In the first stage (March to December 2019), a literature review defined the target skills, which classified the recreational activities. The second stage (January to December 2020) included selecting and categorizing recreational activities by target skills; conceiving and developing the 'Estimule' Responsive Portal; and including recreational activities in the portal. The third stage (January 2021 to July 2022) consisted of two phases: implementation of technology adjustments; and functional and content assessment of the recreational activities bank on the 'Estimule' Portal by health professionals. Thirty-two health professionals from Fortaleza, Ceará, including physiotherapists, speech therapists, psychologists, and occupational therapists, participated in the study. The sample was established by convenience based on the Snowball technique from the disclosure in the researcher’s professional contact network. Participants were introduced to the 'Estimule' Portal, with its recreational activities, and had access to it for up to 30 days on their smartphones or notebooks. After this period, each participant returned the evaluation form to the researcher. The Ethics Committee of the University of Fortaleza approved the study under Opinion nº 5.182.107. An overall Content Validation Index (CVI) of 0.80 was obtained, showing the approval of the "objectives", "structure and presentation", and "relevance". The experts’ opinions captured in the "comments and suggestions" gave rise to two analysis themes: "positive and relevant points", and "aspects that require improvements". Opinions converged on the importance of the new tool, based on recreational activities, as a facilitating and mediating element in stimulating the development of children with ASD. All the professionals agreed on the need for some adjustments and improvement of the interface and layout of the 'Estimule' Portal to make the content presentation more didactic and clearer. The experts believe that the basis of recreational activities of the 'Estimule' Portal favors a more effective recreational interaction, subsidizing relatives, caregivers, and educators, requiring the guidance of professionals accompanying the child. Furthermore, this study may favor the continuity and strengthening of public policies and actions toward assisting children with ASD. Keywords: Autism Spectrum Disorder; Games; Child Development; Health Promotion; Health Technology; Technology Assessment.A tese foi enviada com autorização e certificação via CI 31580/23 em 04/05/2023Brasil, Christina Cesar PracaFrota, Mirna AlbuquerqueElias, Nassim ChamelLourinho, Lídia AndradeMoreira, Thereza Maria MagalhãesUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaQueiroz, Francisca Francisete de Sousa Nunes2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129838https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/28010porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-29T12:02:06Zoai::129838Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-29T12:02:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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