Estratégias e institucionalização no enfrentamento da evasão escolar no ensino a distância à luz da adaptação estratégica em uma instituição de ensino superior do estado do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bizarria, Fabiana Pinto de Almeida
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/100070
Resumo: O estudo objetiva analisar as formulações estratégias para enfrentamento da evasão escolar em cursos do Programa Nacional de Formação em Administração Pública ofertados a distância em uma instituição de ensino superior do Ceará e as interdependências dessas estratégias com os processos de institucionalização da educação a distância, e de adaptação estratégica organizacional. O suporte conceitual do estudo foi apresentado, considerando uma síntese histórica da Educação a Distância (EaD), com foco no surgimento da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a inserção da EaD no ambiente universitário. Também foram discutidos o contexto de institucionalização e a evolução da ideia de Estratégia Organizacional com foco na Adaptação Estratégica. Para o estudo de campo, a abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso, com suporte em dados obtidos por meio de oito entrevistas semiestruturadas, uma entrevista para validação do instrumento de pesquisa e consultas a documentos organizacionais e legislações. A interpretação dos dados foi efetuada com foco no contexto, no processo e no conteúdo das formulações estratégicas, com a perspectiva de uma análise qualitativa, histórica, exploratória e descritiva de eventos críticos de mudança organizacional no percurso de quatro anos, de 2010 a 2013. A análise de conteúdo tratados com o software ATLAS Ti, conduziu à elaboração das seguintes categorias: resistências a EaD; contexto institucional, com apoio na universidade e da UAB/CAPES; implantação dos cursos; suporte tecnológico; legitimidade institucional e ações de institucionalização, vinculadas à categoria central, institucionalização, e a categorias relacionadas ao código central, estratégia: aspectos da evasão que ressaltou, principalmente, a distinção entre evadido e desistente; a organização do tempo, com a perspectiva de flexibilização de prazos; o modelo de curso, que condiciona a existência de distância física; a atividade de resgate do aluno, por meio de múltiplos contatos; o atendimento individualizado, com apoio em ações artesanais; o perfil do tutor; os papéis dos agentes envolvidos com EaD; o planejamento; a formação continuada; a realização de reuniões e o calendário acadêmico. Foi possível identificar a habitualização, fase inicial da institucionalização, por meio da estrutura, procedimentos e políticas. A síntese dos períodos traduz a percepção de que o levantamento histórico dos eventos críticos de mudança aponta que o enfrentamento da evasão se alinha à perspectiva de aumento da credibilidade no funcionamento da EaD e tornase uma meta institucional, quando a universidade enfatiza que a EaD representa o principal veículo para a internacionalização. As principais considerações finais, contribuições e recomendações evidenciam que o estudo pode trazer elementos de apoio a processos decisórios relativos a EaD, considerando a perspectiva organizacional de análise do fenômeno, e, além disso, que o estudo sobre adaptação estratégica com a perspectiva institucional com foco na EaD pode apresentar novos elementos que favoreçam a resolução da problemática da evasão escolar. Sugere-se que estudos sobre o tema
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Também foram discutidos o contexto de institucionalização e a evolução da ideia de Estratégia Organizacional com foco na Adaptação Estratégica. Para o estudo de campo, a abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso, com suporte em dados obtidos por meio de oito entrevistas semiestruturadas, uma entrevista para validação do instrumento de pesquisa e consultas a documentos organizacionais e legislações. A interpretação dos dados foi efetuada com foco no contexto, no processo e no conteúdo das formulações estratégicas, com a perspectiva de uma análise qualitativa, histórica, exploratória e descritiva de eventos críticos de mudança organizacional no percurso de quatro anos, de 2010 a 2013. A análise de conteúdo tratados com o software ATLAS Ti, conduziu à elaboração das seguintes categorias: resistências a EaD; contexto institucional, com apoio na universidade e da UAB/CAPES; implantação dos cursos; suporte tecnológico; legitimidade institucional e ações de institucionalização, vinculadas à categoria central, institucionalização, e a categorias relacionadas ao código central, estratégia: aspectos da evasão que ressaltou, principalmente, a distinção entre evadido e desistente; a organização do tempo, com a perspectiva de flexibilização de prazos; o modelo de curso, que condiciona a existência de distância física; a atividade de resgate do aluno, por meio de múltiplos contatos; o atendimento individualizado, com apoio em ações artesanais; o perfil do tutor; os papéis dos agentes envolvidos com EaD; o planejamento; a formação continuada; a realização de reuniões e o calendário acadêmico. Foi possível identificar a habitualização, fase inicial da institucionalização, por meio da estrutura, procedimentos e políticas. A síntese dos períodos traduz a percepção de que o levantamento histórico dos eventos críticos de mudança aponta que o enfrentamento da evasão se alinha à perspectiva de aumento da credibilidade no funcionamento da EaD e tornase uma meta institucional, quando a universidade enfatiza que a EaD representa o principal veículo para a internacionalização. As principais considerações finais, contribuições e recomendações evidenciam que o estudo pode trazer elementos de apoio a processos decisórios relativos a EaD, considerando a perspectiva organizacional de análise do fenômeno, e, além disso, que o estudo sobre adaptação estratégica com a perspectiva institucional com foco na EaD pode apresentar novos elementos que favoreçam a resolução da problemática da evasão escolar. Sugere-se que estudos sobre o temaThe study aims to analyze the formulations strategies for comfronting schoolar evasion in the Programa Nacional de Administração Pública offered at distance by a University from Ceará and interdependencies of these strategies with the processes of institutionalization of distance education, and strategic adaptation. The conceptual support of the study was presented, considering a historical overview of Distance Learning (DL), focusing on the emergence of the Universidade Aberta do Brasil (UAB) and the insertion of distance education in the university environment. We also discuss the institutionalization context and the evolution of Organizational Strategy focused on Strategic Adaptation. For the field study, the methodological approach used was the case study, supported on data obtained from eight semi-structured interviews, one interview to validate the survey instrument and consultations in organizational documents and laws. The data interpretation was performed with a focus on context, process and content of strategic formulations, with the prospect of a qualitative analysis, historical, descriptive and exploratory critical events of organizational change in the course of four years, from 2010 to 2013. The content was analysed by ATLAS Ti software, leding to the formulation of the following categories: resistance to DL; institutional context, with support at the university and the UAB/CAPES, implementation of courses; technological support, institutional legitimacy and institutionalization actions, linked the central category, institutionalization, and related core code categories strategy: aspects of avoidance which emphasized mainly the distinction between dropouts and evaded, the organization of time, with the prospect of flexible deadlines, the course model, which determines the existence of physical distance, the redemption activity of the student, through multiple contacts, individualized care with support craft actions; profile tutor; roles of agents involved in distance education, planning, continuing education, the meetings and academic schedule. It was possible to identify the habitualization as the initial phase of institutionalization, through the structure, procedures, and policies. The synthesis of the periods reflects the perception that the historical survey of the critical points of change events that facing evasion aligns the prospect of increased credibility in the operation of distance education and becomes an institutional goal, when the university emphasizes that DL is the primary vehicle for internationalization. The main concluding remarks, contributions and recommendations show that the study can bring elements to support decision-making processes related to distance education, considering the organizational perspective analysis of the phenomenon, and, moreover, that the study of strategic fit with the institutional perspective focusing in distance education can submit new evidence favoring the resolution of the problem of truancy. It is suggested that studies on this topic can register elements inherent in the operation of the poleface support.Tassigny, Mônica MotaTassigny, Mônica MotaFontenele, Raimundo Eduardo SilveiraUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasBizarria, Fabiana Pinto de Almeida2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/100070https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/10549Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 92058porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::100070Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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