Significado(s) e sentido(s) do ambiente escolar para estudantes do ensino médio de escola pública de Fortaleza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/123987 |
Resumo: | Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo investigar quais significados e sentidos o ambiente escolar tem para jovens estudantes de uma escola pública de Fortaleza/CE. Sig-nificados e sentidos são apresentados, neste trabalho, sob a perspectiva da Psicologia His-tórico-Cultural, e os estudos para a compreensão do ambiente escolar são fundamentados a partir de conceitos da Psicologia Ambiental. Participaram desta pesquisa 42 jovens es-tudantes do 2º ano do Ensino Médio. Para a coleta de dados foram utilizados o Instru-mento Gerador dos Mapas Afetivos (IGMA) e a Escala de Estima de Lugar (EEL), para tratamento e interpretação foi utilizada análise de conteúdo. Através do IGMA e da EEL verificou-se que a imagem de Contrastes está mais presente na perspectiva dos estudantes, isso quer dizer que os sentimentos em relação ao ambiente escolar são ambíguos, como: muito bom e um pouco ruim, encorajamento e desânimo. Na sequência vem a imagem de Pertencimento, depois Agradabilidade, Destruição e Insegurança. Oe resultados indicam que os estudantes internalizam os significados a respeito do ambiente escolar como se fossem seus próprios sentidos; que os afetos desvelados sobre este lugar são ambíguos; e que a escola é lugar de construção de vida, inter-relações, sonhos e futuro. Palavras-chave: Ambiente Escolar. Juventude. Significado. Sentido. Psicologia Ambiental. |
id |
UFOR_59490ffeb77165e575df03c53fc836a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::123987 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Significado(s) e sentido(s) do ambiente escolar para estudantes do ensino médio de escola pública de FortalezaPerceptions and meanings about the school environment for young students of a public school in FortalezaPsicologia ambientalPsicologia educacionalEscolasEsta pesquisa qualitativa teve como objetivo investigar quais significados e sentidos o ambiente escolar tem para jovens estudantes de uma escola pública de Fortaleza/CE. Sig-nificados e sentidos são apresentados, neste trabalho, sob a perspectiva da Psicologia His-tórico-Cultural, e os estudos para a compreensão do ambiente escolar são fundamentados a partir de conceitos da Psicologia Ambiental. Participaram desta pesquisa 42 jovens es-tudantes do 2º ano do Ensino Médio. Para a coleta de dados foram utilizados o Instru-mento Gerador dos Mapas Afetivos (IGMA) e a Escala de Estima de Lugar (EEL), para tratamento e interpretação foi utilizada análise de conteúdo. Através do IGMA e da EEL verificou-se que a imagem de Contrastes está mais presente na perspectiva dos estudantes, isso quer dizer que os sentimentos em relação ao ambiente escolar são ambíguos, como: muito bom e um pouco ruim, encorajamento e desânimo. Na sequência vem a imagem de Pertencimento, depois Agradabilidade, Destruição e Insegurança. Oe resultados indicam que os estudantes internalizam os significados a respeito do ambiente escolar como se fossem seus próprios sentidos; que os afetos desvelados sobre este lugar são ambíguos; e que a escola é lugar de construção de vida, inter-relações, sonhos e futuro. Palavras-chave: Ambiente Escolar. Juventude. Significado. Sentido. Psicologia Ambiental.This qualitative research aimed to investigate perceptions and meanings about the school environment for young students of a public school in Fortaleza / CE. Perceptions and meanings are presented in this document from the perspective of Historical-Cultural Psy-chology, and the studies for the understanding the school environment are based on con-cepts of Environmental Psychology. Forty-two sophomore students from High School participated in this research. The Affective Maps Generator Questionnaire (IGMA), the Esteem for the Place Scale (EPS). Besides, for treating and interpreting them, it was used categorical content analysis. Through the IGMA and the EEL, it was verified that the image of Contrasts is more present in the perspective of the students, this means that the feelings about the school environment are ambiguous, such as: very good versus a little bad, discouragement versus encouragement. Following is the image of Belonging, then Pleasure, Destruction and, finally, Insecurity. The conclusions for this research are that the students internalize the meanings about the school environment like the own percep-cions, that too the affects showed about this place are (ambíguos) and finaly the school is the place of build of live, relacionships, dreams and future. Key-words: School Environment. Young Students. Meanings. Percepcions. Environmental Psychology.Ferreira, Karla Patricia MartinsFerreira, Karla Patricia MartinsBomfim, Zulmira Áurea CruzBarguil, Paulo MeirelesUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaVieira, Juliana de Souza Ferreira2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/123987https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/24302porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-15T11:22:35Zoai::123987Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-09-15T11:22:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Significado(s) e sentido(s) do ambiente escolar para estudantes do ensino médio de escola pública de Fortaleza Perceptions and meanings about the school environment for young students of a public school in Fortaleza |
title |
Significado(s) e sentido(s) do ambiente escolar para estudantes do ensino médio de escola pública de Fortaleza |
spellingShingle |
Significado(s) e sentido(s) do ambiente escolar para estudantes do ensino médio de escola pública de Fortaleza Vieira, Juliana de Souza Ferreira Psicologia ambiental Psicologia educacional Escolas |
title_short |
Significado(s) e sentido(s) do ambiente escolar para estudantes do ensino médio de escola pública de Fortaleza |
title_full |
Significado(s) e sentido(s) do ambiente escolar para estudantes do ensino médio de escola pública de Fortaleza |
title_fullStr |
Significado(s) e sentido(s) do ambiente escolar para estudantes do ensino médio de escola pública de Fortaleza |
title_full_unstemmed |
Significado(s) e sentido(s) do ambiente escolar para estudantes do ensino médio de escola pública de Fortaleza |
title_sort |
Significado(s) e sentido(s) do ambiente escolar para estudantes do ensino médio de escola pública de Fortaleza |
author |
Vieira, Juliana de Souza Ferreira |
author_facet |
Vieira, Juliana de Souza Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Karla Patricia Martins Ferreira, Karla Patricia Martins Bomfim, Zulmira Áurea Cruz Barguil, Paulo Meireles Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Juliana de Souza Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia ambiental Psicologia educacional Escolas |
topic |
Psicologia ambiental Psicologia educacional Escolas |
description |
Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo investigar quais significados e sentidos o ambiente escolar tem para jovens estudantes de uma escola pública de Fortaleza/CE. Sig-nificados e sentidos são apresentados, neste trabalho, sob a perspectiva da Psicologia His-tórico-Cultural, e os estudos para a compreensão do ambiente escolar são fundamentados a partir de conceitos da Psicologia Ambiental. Participaram desta pesquisa 42 jovens es-tudantes do 2º ano do Ensino Médio. Para a coleta de dados foram utilizados o Instru-mento Gerador dos Mapas Afetivos (IGMA) e a Escala de Estima de Lugar (EEL), para tratamento e interpretação foi utilizada análise de conteúdo. Através do IGMA e da EEL verificou-se que a imagem de Contrastes está mais presente na perspectiva dos estudantes, isso quer dizer que os sentimentos em relação ao ambiente escolar são ambíguos, como: muito bom e um pouco ruim, encorajamento e desânimo. Na sequência vem a imagem de Pertencimento, depois Agradabilidade, Destruição e Insegurança. Oe resultados indicam que os estudantes internalizam os significados a respeito do ambiente escolar como se fossem seus próprios sentidos; que os afetos desvelados sobre este lugar são ambíguos; e que a escola é lugar de construção de vida, inter-relações, sonhos e futuro. Palavras-chave: Ambiente Escolar. Juventude. Significado. Sentido. Psicologia Ambiental. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/123987 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/123987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/24302 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1815437308684402688 |