Avaliação de desempenho por competências: um estudo realizado em uma empresa do setor de telecomunicação e geração de energia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Adriana Pachêco de Araújo Dias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124205
Resumo: Em decorrência das transformações contemporâneas ocorridas no ambiente, cada vez mais, as empresas buscam uma reestruturação em seus métodos de trabalho e de gestão, visando melhorar o desempenho. Nesse contexto, as empresas desenvolvem a necessidade de implantação de uma gestão estratégica, focada em resultados. Assim, a valorização das competências humanas passa a ganhar expressividade. Nesse sentido, a avaliação das competências comportamentais e técnicas apresenta-se como uma ferramenta de gestão de pessoas imprescindível ao monitoramento dos resultados. Porém, resta definir se esse sistema de avaliação de desempenho por competências é capaz de subsidiar as decisões de gestão de pessoas, com foco no desenvolvimento. Assim, este trabalho se propõe a constatar de que forma a implantação de um modelo de avaliação de desempenho por competências contribui para a eficácia do desenvolvimento e da gestão de pessoas, em uma empresa. Para este estudo, foi utilizada a metodologia qualitativa de estudo de caso, com um caráter exploratório, em uma empresa do setor de telecomunicação e geração de energia, sediada em Teresina (PI). Foram analisados os resultados das avaliações aplicadas pela empresa, entre 60 (sessenta) colaboradores, ocupantes de funções administrativas, técnicas e operacionais. Além disso, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas, entre os diretores e gerentes, para verificar, de modo geral, as suas impressões sobre a relação do sistema de avaliação implantado com o desenvolvimento e gestão de pessoas. A partir da identificação das lacunas entre os níveis de competências, foram realizadas análises e relacionadas com indicadores de desempenho organizacional e de gestão de pessoas, no sentido, de verificar as contribuições do sistema implantado. Constatou-se que a análise destes dados permite tomar decisões focadas na melhoria das vulnerabilidades; traçar planos de desenvolvimento individual e promover treinamentos profissionais específicos. Quanto à gestão de pessoas, conclui-se que a avaliação de desempenho impacta positivamente na retenção de talentos; na melhoria do clima organizacional e na definição de uma política clara de remuneração variável. Além disso, influencia diretamente na redução no índice de turnover. Ao final, como contribuição foi proposto modelo de apontamento para gestão dos resultados da avaliação das competências, no sentido de aumenta a eficácia do sistema.
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Assim, este trabalho se propõe a constatar de que forma a implantação de um modelo de avaliação de desempenho por competências contribui para a eficácia do desenvolvimento e da gestão de pessoas, em uma empresa. Para este estudo, foi utilizada a metodologia qualitativa de estudo de caso, com um caráter exploratório, em uma empresa do setor de telecomunicação e geração de energia, sediada em Teresina (PI). Foram analisados os resultados das avaliações aplicadas pela empresa, entre 60 (sessenta) colaboradores, ocupantes de funções administrativas, técnicas e operacionais. Além disso, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas, entre os diretores e gerentes, para verificar, de modo geral, as suas impressões sobre a relação do sistema de avaliação implantado com o desenvolvimento e gestão de pessoas. A partir da identificação das lacunas entre os níveis de competências, foram realizadas análises e relacionadas com indicadores de desempenho organizacional e de gestão de pessoas, no sentido, de verificar as contribuições do sistema implantado. Constatou-se que a análise destes dados permite tomar decisões focadas na melhoria das vulnerabilidades; traçar planos de desenvolvimento individual e promover treinamentos profissionais específicos. Quanto à gestão de pessoas, conclui-se que a avaliação de desempenho impacta positivamente na retenção de talentos; na melhoria do clima organizacional e na definição de uma política clara de remuneração variável. Além disso, influencia diretamente na redução no índice de turnover. Ao final, como contribuição foi proposto modelo de apontamento para gestão dos resultados da avaliação das competências, no sentido de aumenta a eficácia do sistema.Como resultado de las transformaciones contemporáneas en el entorno, cada vez más empresas buscan una reestructuración en sus métodos de trabajo y gestión, con el objetivo de mejorar el rendimiento. En este contexto, las empresas desarrollan la necesidad de implementar una gestión estratégica, centrada en los resultados. Así, la valorización de las competencias humanas comienza a ganar expresividad. En este sentido, la evaluación de las habilidades conductuales y técnicas se presenta como una herramienta esencial para la administración de personas y los resultados. Sin embargo, queda por determinar si este sistema de evaluación del desempeño basado en competencias es capaz de apoyar las decisiones de gestión de personas, con un enfoque en el desarrollo. Así, este trabajo tiene como objetivo verificar cómo la implementación de un modelo de evaluación del desempeño por competencias contribuye a la efectividad del desarrollo y la gestión de personas, en una empresa. Para este estudio, la metodología cualitativa de estudio de caso, con carácter exploratorio, se utilizó en una empresa del sector de telecomunicaciones y generación de energía, con sede en Teresina (PI). Se analizaron los resultados de las evaluaciones aplicadas por la empresa, entre 60 (sesenta) empleados, ocupando funciones administrativas, técnicas y operativas. Además, se aplicaron entrevistas semiestructuradas, entre directores y gerentes, para verificar, en general, sus impresiones sobre la relación del sistema de evaluación implementado con el desarrollo y la gestión de las personas. Con base en la identificación de brechas entre los niveles de competencias, se realizaron análisis relacionados con indicadores de desempeño organizacional y gestión de personas, con el fin de verificar las contribuciones del sistema implementado. Se encontró que el análisis de estos datos permite tomar decisiones enfocadas en mejorar las vulnerabilidades; elaborar planes de desarrollo individual y promover la formación profesional específica. En cuanto a la gestión de personas, se concluye que la evaluación del desempeño tiene un impacto positivo en la retención del talento; mejorando el clima organizacional y definiendo una clara política de remuneración variable. Además, influye directamente en la reducción del índice de rotación. Al final, como contribución, se propuso un modelo de nombramiento para gestionar los resultados de la evaluación de competencias, con el fin de aumentar la eficacia del sistema.Barreto, José Renato FerreiraBarreto, José Renato FerreiraSousa Filho, Jose Milton deMiranda, Laura Melo Barros BonaUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em AdministraçãoAguiar, Adriana Pachêco de Araújo Dias2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124205https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/24415porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T20:14:38Zoai::124205Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T20:14:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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