A gestão de desempenho por competências no Banco do Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/14264 |
Resumo: | Este trabalho consiste em avaliar a percepção dos funcionários do Núcleo de Apoio aos Negócios de Crédito de Santa Catarina, acerca do modelo de Gestão de Desempenho por Competências adotado pelo Banco do Brasil. A pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, utilizou-se de questionário estruturado para a coleta de dados quantitativos e qualitativos. A amostra foi constituída por 99 funcionários, lotados no Núcleo de Apoio aos Negócios de Crédito de Santa Catarina, do Banco do Brasil. O estudo se inicia, com breves considerações acerca da noção de competências, gestão de desempenho e gestão de desempenho baseada nas competências, com reflexões sobre o desenvolvimento de suas definições, tendo por base a influência de diversos autores que labutam para a consolidação dos conceitos de competências. Nessa esteira será visto a interdependência das competências organizacionais e as competências individuais. Os resultados mostram, de forma geral, ser positiva a percepção dos respondentes da pesquisa, sobre o modelo de Gestão de Desempenho por Competências adotado pelo Banco, que consideraram um instrumento eficaz e participativo. Contudo o estudo indica que a maioria (74,74%) dos respondentes considera que o novo instrumento não colabora para que haja mais transparência na concorrência para cargos comissionados e ascensão profissional, e 67,68% dos 99 respondentes discordam que o instrumento possibilita que sejam percebidos o entusiasmo, a colaboração e dedicação ao trabalho. Concluindo, observou-se que a Gestão de Desempenho Profissional por Competências veio para ficar, pois se entende que o funcionário que possuir mais competências agrega mais valor para si e mais resultados à organização e, por outro lado, a empresa tem interesse de fomentar um aperfeiçoamento contínuo e permanente de seus profissionais. |
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