A gestão de desempenho por competências no Banco do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uhlig, Vilmar
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14264
Resumo: Este trabalho consiste em avaliar a percepção dos funcionários do Núcleo de Apoio aos Negócios de Crédito de Santa Catarina, acerca do modelo de Gestão de Desempenho por Competências adotado pelo Banco do Brasil. A pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, utilizou-se de questionário estruturado para a coleta de dados quantitativos e qualitativos. A amostra foi constituída por 99 funcionários, lotados no Núcleo de Apoio aos Negócios de Crédito de Santa Catarina, do Banco do Brasil. O estudo se inicia, com breves considerações acerca da noção de competências, gestão de desempenho e gestão de desempenho baseada nas competências, com reflexões sobre o desenvolvimento de suas definições, tendo por base a influência de diversos autores que labutam para a consolidação dos conceitos de competências. Nessa esteira será visto a interdependência das competências organizacionais e as competências individuais. Os resultados mostram, de forma geral, ser positiva a percepção dos respondentes da pesquisa, sobre o modelo de Gestão de Desempenho por Competências adotado pelo Banco, que consideraram um instrumento eficaz e participativo. Contudo o estudo indica que a maioria (74,74%) dos respondentes considera que o novo instrumento não colabora para que haja mais transparência na concorrência para cargos comissionados e ascensão profissional, e 67,68% dos 99 respondentes discordam que o instrumento possibilita que sejam percebidos o entusiasmo, a colaboração e dedicação ao trabalho. Concluindo, observou-se que a Gestão de Desempenho Profissional por Competências veio para ficar, pois se entende que o funcionário que possuir mais competências agrega mais valor para si e mais resultados à organização e, por outro lado, a empresa tem interesse de fomentar um aperfeiçoamento contínuo e permanente de seus profissionais.
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