Ordenação de estratégias assertivas para agências de viagens corporativas: um modelo em multicritério

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Maria Luciana Santiago
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/113867
Resumo: A internet trouxe mudanças revolucionárias para o turismo, sobretudo para os canais de distribuição dos produtos e serviços turísticos, possibilitando que o consumidor final adquira o que precisa diretamente com os fornecedores de forma a excluir o papel do intermediário. No mercado de viagens corporativas, as agências de viagens denominadas Travel Management Companies (TMC`s) estão sob forte pressão na busca de maneiras de se reinventarem diante à ameaça iminente do fenômeno da desintermediação. Com a finalidade de conhecer as estratégias assertivas que as Travel Management Companies (TMC¿s) poderiam adotar, sob a ótica de seus clientes contratantes, foi aplicado um modelo Multicritério estruturado na Análise Verbal de Decisão por meio do método ZAPROS III-i. O método propõe elencar, por ordem de relevância, as estratégias que poderiam interferir na análise de decisão do gestor de viagem ao contratar os serviços de uma TMC. Foram definidas, em entrevistas com especialistas do setor e em um mapa cognitivo, sete estratégias sobre as quais foi elaborado e aplicado um questionário a gestores de viagem do mercado de Fortaleza. Ao final do estudo, obteve-se um ranqueamento destas estratégias sob o ponto de vista do tomador de decisão, e a indicação da melhor alternativa entre as sete.
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