Ordenação de estratégias assertivas para agências de viagens corporativas: um modelo em multicritério
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/113867 |
Resumo: | A internet trouxe mudanças revolucionárias para o turismo, sobretudo para os canais de distribuição dos produtos e serviços turísticos, possibilitando que o consumidor final adquira o que precisa diretamente com os fornecedores de forma a excluir o papel do intermediário. No mercado de viagens corporativas, as agências de viagens denominadas Travel Management Companies (TMC`s) estão sob forte pressão na busca de maneiras de se reinventarem diante à ameaça iminente do fenômeno da desintermediação. Com a finalidade de conhecer as estratégias assertivas que as Travel Management Companies (TMC¿s) poderiam adotar, sob a ótica de seus clientes contratantes, foi aplicado um modelo Multicritério estruturado na Análise Verbal de Decisão por meio do método ZAPROS III-i. O método propõe elencar, por ordem de relevância, as estratégias que poderiam interferir na análise de decisão do gestor de viagem ao contratar os serviços de uma TMC. Foram definidas, em entrevistas com especialistas do setor e em um mapa cognitivo, sete estratégias sobre as quais foi elaborado e aplicado um questionário a gestores de viagem do mercado de Fortaleza. Ao final do estudo, obteve-se um ranqueamento destas estratégias sob o ponto de vista do tomador de decisão, e a indicação da melhor alternativa entre as sete. |
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Ordenação de estratégias assertivas para agências de viagens corporativas: um modelo em multicritérioPlanejamento estratégicoAgências de viagensAnálise multicritérioA internet trouxe mudanças revolucionárias para o turismo, sobretudo para os canais de distribuição dos produtos e serviços turísticos, possibilitando que o consumidor final adquira o que precisa diretamente com os fornecedores de forma a excluir o papel do intermediário. No mercado de viagens corporativas, as agências de viagens denominadas Travel Management Companies (TMC`s) estão sob forte pressão na busca de maneiras de se reinventarem diante à ameaça iminente do fenômeno da desintermediação. Com a finalidade de conhecer as estratégias assertivas que as Travel Management Companies (TMC¿s) poderiam adotar, sob a ótica de seus clientes contratantes, foi aplicado um modelo Multicritério estruturado na Análise Verbal de Decisão por meio do método ZAPROS III-i. O método propõe elencar, por ordem de relevância, as estratégias que poderiam interferir na análise de decisão do gestor de viagem ao contratar os serviços de uma TMC. Foram definidas, em entrevistas com especialistas do setor e em um mapa cognitivo, sete estratégias sobre as quais foi elaborado e aplicado um questionário a gestores de viagem do mercado de Fortaleza. Ao final do estudo, obteve-se um ranqueamento destas estratégias sob o ponto de vista do tomador de decisão, e a indicação da melhor alternativa entre as sete.The internet has brought revolutionary changes to tourism, especially to the distribution channels of tourism products and services, enabling the final consumer to get what they need directly from suppliers in order to exclude the role of the intermediary. In the corporate travel market, travel agencies called Travel Management Companies (TMCs) are under strong pressure to find ways to reinvent themselves in the face of the imminent threat of disintermediation. In order to know the assertive strategies that the Travel Management Companies (TMC's) could adopt, from the point of view of their contracting clients, a Multicriteria model was applied in the Verbal Decision Analysis using the ZAPROS III-i method. The method proposes to list, in order of relevance, the strategies that could interfere in the decision analysis of the travel manager when hiring the services of a TMC. Seven strategies were defined in interviews with industry experts and in a cognitive map, on which a questionnaire was elaborated and applied to travel managers in the Fortaleza market. At the end of the study, a ranking of these strategies was obtained from the point of view of the decision-maker, and the indication of the best alternative among the seven.Dissertacao enviada com autorizacao e certificacao via CI 46154/18Pinheiro, Plácido RogérioPinheiro, Plácido RogérioSimão Filho, MarumAraújo, Maria Lianeide SoutoUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em AdministraçãoLeite, Maria Luciana Santiago2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/113867https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/19101porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T13:00:34Zoai::113867Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T13:00:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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