Tecnologias da informação no agenciamento de viagens: um estudo nas agências de viagens de Natal/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37703 |
Resumo: | O Turismo é uma atividade de grande importância econômica para diversos países e vem sofrendo significativa transformação em decorrência da utilização das Tecnologias de Informação, em especial a Internet, no processo de comercialização de produtos turísticos. O segmento turístico estará cada vez mais vinculado as Tecnologias de Informação. Sendo assim, é importante que as agências de viagens se adaptem a essa nova fase e passem a integrar a Tecnologia de Informação ao processo de comercialização e interação com o consumidor, a fim de se tornar uma vantagem competitiva em meio a este setor altamente mutável. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso das Tecnologias de Informação no processo de agenciamento de viagens em agências de viagens da cidade do Natal/RN. A metodologia adotada foi à pesquisa qualitativa através do método descritivo exploratório. Foram pesquisadas oito Agências de Viagens localizadas em Natal/RN (Aerotur, Ampliar Viagens e Turismo, Arituba, Clube Turismo Natal, Dandara Turismo, Foco Operadora, Natal Travel e Viver Tour). Utilizou-se uma entrevista estruturada com 12 questões com perguntas abertas direcionadas para contemplar o objetivo deste trabalho. Com resultado da análise de conteúdo das respostas obtidas pelos agentes de viagem, verificou-se que as agências de viagens estão em sintonia com as Tecnologias de Informação, e de uma forma abrangente, observa-se que estão trabalhando para se manterem atualizadas em relação às novas tecnologias disponíveis, onde todas estão conectadas à Internet e utilizam-se da mesma para facilitar o processo de agenciamento de viagens. Apesar das agências utilizarem as ferramentas da Tecnologia da Informação, ainda não o fazem em sua totalidade, que poderiam utilizar os recursos disponibilizados pela Tecnologia da Informação de forma mais intensiva, garantindo assim a maior eficiência de uso. |
id |
UFRN_91aa3ba73bb763a61bd2487027eee1a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37703 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, Ralyson Adyson Marques da CostaChagas, Márcio Marreiro dasBatista, Saulo GomesMendes Filho, Luiz Augusto Machado2017-12-08T14:39:55Z2021-09-22T13:59:29Z2017-12-08T14:39:55Z2021-09-22T13:59:29Z20132009012011SOARES, Ralyson Adyson Marques da Costa. Tecnologias da informação no agenciamento de viagens: um estudo nas agências de viagens de Natal/RN. 2013. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37703Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoAgências de viagensTecnologia da informaçãoInternetTecnologias da informação no agenciamento de viagens: um estudo nas agências de viagens de Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO Turismo é uma atividade de grande importância econômica para diversos países e vem sofrendo significativa transformação em decorrência da utilização das Tecnologias de Informação, em especial a Internet, no processo de comercialização de produtos turísticos. O segmento turístico estará cada vez mais vinculado as Tecnologias de Informação. Sendo assim, é importante que as agências de viagens se adaptem a essa nova fase e passem a integrar a Tecnologia de Informação ao processo de comercialização e interação com o consumidor, a fim de se tornar uma vantagem competitiva em meio a este setor altamente mutável. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso das Tecnologias de Informação no processo de agenciamento de viagens em agências de viagens da cidade do Natal/RN. A metodologia adotada foi à pesquisa qualitativa através do método descritivo exploratório. Foram pesquisadas oito Agências de Viagens localizadas em Natal/RN (Aerotur, Ampliar Viagens e Turismo, Arituba, Clube Turismo Natal, Dandara Turismo, Foco Operadora, Natal Travel e Viver Tour). Utilizou-se uma entrevista estruturada com 12 questões com perguntas abertas direcionadas para contemplar o objetivo deste trabalho. Com resultado da análise de conteúdo das respostas obtidas pelos agentes de viagem, verificou-se que as agências de viagens estão em sintonia com as Tecnologias de Informação, e de uma forma abrangente, observa-se que estão trabalhando para se manterem atualizadas em relação às novas tecnologias disponíveis, onde todas estão conectadas à Internet e utilizam-se da mesma para facilitar o processo de agenciamento de viagens. Apesar das agências utilizarem as ferramentas da Tecnologia da Informação, ainda não o fazem em sua totalidade, que poderiam utilizar os recursos disponibilizados pela Tecnologia da Informação de forma mais intensiva, garantindo assim a maior eficiência de uso.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTRalysonAMC_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain109127https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37703/1/RalysonAMC_Monografia.pdf.txt8406f7c07ea8a9fe02f82ca023fe87efMD51ORIGINALRalysonAMC_Monografia.pdfTurismoapplication/pdf3194882https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37703/2/RalysonAMC_Monografia.pdfe7be53d5fb566da19d7d51c32b4457c5MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37703/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/377032021-09-22 10:59:29.809oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:59:29Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pr_BR.fl_str_mv |
Tecnologias da informação no agenciamento de viagens: um estudo nas agências de viagens de Natal/RN |
title |
Tecnologias da informação no agenciamento de viagens: um estudo nas agências de viagens de Natal/RN |
spellingShingle |
Tecnologias da informação no agenciamento de viagens: um estudo nas agências de viagens de Natal/RN Soares, Ralyson Adyson Marques da Costa Agências de viagens Tecnologia da informação Internet |
title_short |
Tecnologias da informação no agenciamento de viagens: um estudo nas agências de viagens de Natal/RN |
title_full |
Tecnologias da informação no agenciamento de viagens: um estudo nas agências de viagens de Natal/RN |
title_fullStr |
Tecnologias da informação no agenciamento de viagens: um estudo nas agências de viagens de Natal/RN |
title_full_unstemmed |
Tecnologias da informação no agenciamento de viagens: um estudo nas agências de viagens de Natal/RN |
title_sort |
Tecnologias da informação no agenciamento de viagens: um estudo nas agências de viagens de Natal/RN |
author |
Soares, Ralyson Adyson Marques da Costa |
author_facet |
Soares, Ralyson Adyson Marques da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Chagas, Márcio Marreiro das |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Batista, Saulo Gomes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Ralyson Adyson Marques da Costa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mendes Filho, Luiz Augusto Machado |
contributor_str_mv |
Mendes Filho, Luiz Augusto Machado |
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv |
Agências de viagens Tecnologia da informação Internet |
topic |
Agências de viagens Tecnologia da informação Internet |
description |
O Turismo é uma atividade de grande importância econômica para diversos países e vem sofrendo significativa transformação em decorrência da utilização das Tecnologias de Informação, em especial a Internet, no processo de comercialização de produtos turísticos. O segmento turístico estará cada vez mais vinculado as Tecnologias de Informação. Sendo assim, é importante que as agências de viagens se adaptem a essa nova fase e passem a integrar a Tecnologia de Informação ao processo de comercialização e interação com o consumidor, a fim de se tornar uma vantagem competitiva em meio a este setor altamente mutável. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso das Tecnologias de Informação no processo de agenciamento de viagens em agências de viagens da cidade do Natal/RN. A metodologia adotada foi à pesquisa qualitativa através do método descritivo exploratório. Foram pesquisadas oito Agências de Viagens localizadas em Natal/RN (Aerotur, Ampliar Viagens e Turismo, Arituba, Clube Turismo Natal, Dandara Turismo, Foco Operadora, Natal Travel e Viver Tour). Utilizou-se uma entrevista estruturada com 12 questões com perguntas abertas direcionadas para contemplar o objetivo deste trabalho. Com resultado da análise de conteúdo das respostas obtidas pelos agentes de viagem, verificou-se que as agências de viagens estão em sintonia com as Tecnologias de Informação, e de uma forma abrangente, observa-se que estão trabalhando para se manterem atualizadas em relação às novas tecnologias disponíveis, onde todas estão conectadas à Internet e utilizam-se da mesma para facilitar o processo de agenciamento de viagens. Apesar das agências utilizarem as ferramentas da Tecnologia da Informação, ainda não o fazem em sua totalidade, que poderiam utilizar os recursos disponibilizados pela Tecnologia da Informação de forma mais intensiva, garantindo assim a maior eficiência de uso. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-12-08T14:39:55Z 2021-09-22T13:59:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-12-08T14:39:55Z 2021-09-22T13:59:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv |
2009012011 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOARES, Ralyson Adyson Marques da Costa. Tecnologias da informação no agenciamento de viagens: um estudo nas agências de viagens de Natal/RN. 2013. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37703 |
identifier_str_mv |
2009012011 SOARES, Ralyson Adyson Marques da Costa. Tecnologias da informação no agenciamento de viagens: um estudo nas agências de viagens de Natal/RN. 2013. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Turismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37703/1/RalysonAMC_Monografia.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37703/2/RalysonAMC_Monografia.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37703/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8406f7c07ea8a9fe02f82ca023fe87ef e7be53d5fb566da19d7d51c32b4457c5 a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832867075686400 |