Estratégia para a construção de vídeos interativos: conceitos da sequência fedathi e da microlearning aplicados para ambientes virtuais de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125702 |
Resumo: | Com o desenvolvimento acelerado das tecnologias nos últimos anos, em especial da internet, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) sofreram avanços tecnológicos bem significantes, principalmente, no que condiz aos Ambiente Virtuais de Aprendizagem. Concomitantemente a esse cenário, a busca pelo autodesenvolvimento também cresceu e em meio a essa necessidade, outras técnicas e metodologias de ensino foram sendo desenvolvidas ao longo dos anos. Criar ou desenvolver Ambientes Virtuais de Aprendizagem mais interativos pode ser um grande diferencial na busca por um ensino a distância mais proveitoso. A partir da análise de dados coletados pelo Censo da Educação Superior de 2018 pelo Censo da Associação Brasileira de Ensino a Distância 2017, indicadores reforçaram a necessidade de uma abordagem pedagógica mais motivadora, de forma que mais alunos consigam não só ingressar nos cursos de graduação e sim chegar a conclusão deles. A presente dissertação apresenta uma estratégia para a construção de roteiros de vídeos interativos de aprendizagem, fundamentados na aprendizagem por problemas, de forma simples e segmentada, implantados em AVA. Os vídeos interativos contam com a utilização da metodologia pedagógica baseada na Sequência Fedathi e na Microlearning. Avaliou-se a utilização dos vídeos interativos com alunos da disciplina de Banco de dados, do curso de Licenciatura em Computação na modalidade EAD, na Universidade Estadual do Ceará. Os resultados alcançados trouxeram uma importante contribuição para o aprimoramento de estratégias de aprendizagem voltadas para a metacognição, interação e interatividade. Palavras-chave: Sequência Fedathi. Microlearning. H5P. Vídeo Interativo. |
id |
UFOR_b8c9c9dc0c9eb81db190e79a273d2f4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::125702 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégia para a construção de vídeos interativos: conceitos da sequência fedathi e da microlearning aplicados para ambientes virtuais de aprendizagemAmbientes virtuais de aprendizagemVídeos interativosEnsino remotoCom o desenvolvimento acelerado das tecnologias nos últimos anos, em especial da internet, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) sofreram avanços tecnológicos bem significantes, principalmente, no que condiz aos Ambiente Virtuais de Aprendizagem. Concomitantemente a esse cenário, a busca pelo autodesenvolvimento também cresceu e em meio a essa necessidade, outras técnicas e metodologias de ensino foram sendo desenvolvidas ao longo dos anos. Criar ou desenvolver Ambientes Virtuais de Aprendizagem mais interativos pode ser um grande diferencial na busca por um ensino a distância mais proveitoso. A partir da análise de dados coletados pelo Censo da Educação Superior de 2018 pelo Censo da Associação Brasileira de Ensino a Distância 2017, indicadores reforçaram a necessidade de uma abordagem pedagógica mais motivadora, de forma que mais alunos consigam não só ingressar nos cursos de graduação e sim chegar a conclusão deles. A presente dissertação apresenta uma estratégia para a construção de roteiros de vídeos interativos de aprendizagem, fundamentados na aprendizagem por problemas, de forma simples e segmentada, implantados em AVA. Os vídeos interativos contam com a utilização da metodologia pedagógica baseada na Sequência Fedathi e na Microlearning. Avaliou-se a utilização dos vídeos interativos com alunos da disciplina de Banco de dados, do curso de Licenciatura em Computação na modalidade EAD, na Universidade Estadual do Ceará. Os resultados alcançados trouxeram uma importante contribuição para o aprimoramento de estratégias de aprendizagem voltadas para a metacognição, interação e interatividade. Palavras-chave: Sequência Fedathi. Microlearning. H5P. Vídeo Interativo.With the accelerated development of technologies in recent years, especially the Internet, Information and Communication Technologies (ICT) have undergone significant technological advances, especially regarding Virtual Learning Environments. Concomitantly with this scenario, the search for self-development has also grown and amidst this need, other teaching techniques and methodologies have been developed over the years. Creating or developing more interactive Virtual Learning Environments can be a major differentiator in the pursuit of more fruitful distance learning. From the analysis of data collected by the 2018 Higher Education Census by the 2017 Brazilian Association of Distance Learning Census, indicators reinforced the need for a more motivating pedagogical approach, so that more students can not only enter undergraduate and graduate courses. yes come to their conclusion. This dissertation presents a strategy for the construction of interactive learning video scripts, based on problem learning, in a simple and segmented way, implemented in VLE. Interactive videos rely on the pedagogical methodology based on the Fedathi Sequence and Microlearning. It was evaluated the use of interactive videos with students of the Database discipline of the Degree in Computer course in the EAD modality at the State University of Ceará. The results achieved have made an important contribution to the improvement of learning strategies focused on metacognition, interaction and interactivity. Keywords: Fedathi Sequence. Microlearning. H5P. Interactive Video.Dissertação enviada com autorização e certificação via C.I 18878/21 14/04/2021Furtado, Maria Elizabeth SucupiraFurtado, Maria Elizabeth SucupiraDuarte, João Batista FurlanVasconcelos, Patrícia Freitas Campos deUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática AplicadaGuimaraes, Marisangela Maria Ribeiro2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125702https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/25596porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T19:07:08Zoai::125702Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T19:07:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia para a construção de vídeos interativos: conceitos da sequência fedathi e da microlearning aplicados para ambientes virtuais de aprendizagem |
title |
Estratégia para a construção de vídeos interativos: conceitos da sequência fedathi e da microlearning aplicados para ambientes virtuais de aprendizagem |
spellingShingle |
Estratégia para a construção de vídeos interativos: conceitos da sequência fedathi e da microlearning aplicados para ambientes virtuais de aprendizagem Guimaraes, Marisangela Maria Ribeiro Ambientes virtuais de aprendizagem Vídeos interativos Ensino remoto |
title_short |
Estratégia para a construção de vídeos interativos: conceitos da sequência fedathi e da microlearning aplicados para ambientes virtuais de aprendizagem |
title_full |
Estratégia para a construção de vídeos interativos: conceitos da sequência fedathi e da microlearning aplicados para ambientes virtuais de aprendizagem |
title_fullStr |
Estratégia para a construção de vídeos interativos: conceitos da sequência fedathi e da microlearning aplicados para ambientes virtuais de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Estratégia para a construção de vídeos interativos: conceitos da sequência fedathi e da microlearning aplicados para ambientes virtuais de aprendizagem |
title_sort |
Estratégia para a construção de vídeos interativos: conceitos da sequência fedathi e da microlearning aplicados para ambientes virtuais de aprendizagem |
author |
Guimaraes, Marisangela Maria Ribeiro |
author_facet |
Guimaraes, Marisangela Maria Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Furtado, Maria Elizabeth Sucupira Furtado, Maria Elizabeth Sucupira Duarte, João Batista Furlan Vasconcelos, Patrícia Freitas Campos de Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimaraes, Marisangela Maria Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes virtuais de aprendizagem Vídeos interativos Ensino remoto |
topic |
Ambientes virtuais de aprendizagem Vídeos interativos Ensino remoto |
description |
Com o desenvolvimento acelerado das tecnologias nos últimos anos, em especial da internet, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) sofreram avanços tecnológicos bem significantes, principalmente, no que condiz aos Ambiente Virtuais de Aprendizagem. Concomitantemente a esse cenário, a busca pelo autodesenvolvimento também cresceu e em meio a essa necessidade, outras técnicas e metodologias de ensino foram sendo desenvolvidas ao longo dos anos. Criar ou desenvolver Ambientes Virtuais de Aprendizagem mais interativos pode ser um grande diferencial na busca por um ensino a distância mais proveitoso. A partir da análise de dados coletados pelo Censo da Educação Superior de 2018 pelo Censo da Associação Brasileira de Ensino a Distância 2017, indicadores reforçaram a necessidade de uma abordagem pedagógica mais motivadora, de forma que mais alunos consigam não só ingressar nos cursos de graduação e sim chegar a conclusão deles. A presente dissertação apresenta uma estratégia para a construção de roteiros de vídeos interativos de aprendizagem, fundamentados na aprendizagem por problemas, de forma simples e segmentada, implantados em AVA. Os vídeos interativos contam com a utilização da metodologia pedagógica baseada na Sequência Fedathi e na Microlearning. Avaliou-se a utilização dos vídeos interativos com alunos da disciplina de Banco de dados, do curso de Licenciatura em Computação na modalidade EAD, na Universidade Estadual do Ceará. Os resultados alcançados trouxeram uma importante contribuição para o aprimoramento de estratégias de aprendizagem voltadas para a metacognição, interação e interatividade. Palavras-chave: Sequência Fedathi. Microlearning. H5P. Vídeo Interativo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125702 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/25596 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1800408708915658752 |